RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Pastor experiente em tecnologia usa VR para realizar batismos virtuais

batisvir topo27/03/2018 - Para muitos cristãos, ser batizado é o ritual de declarar sua fé através de um ato simbólico de purificação e rejuvenescimento. A cerimônia, que geralmente é realizada em uma igreja ou em um corpo d'água, é realizada por um líder da igreja e pode ser um momento bastante poderoso em sua vida, mesmo que alguns sejam jovens demais para se lembrar.

A Igreja VR, que existe apenas (por enquanto) na plataforma AltspaceVR, realizou recentemente o que eles afirmam ser o primeiro batismo em VR depois de realizar a cerimônia especial para dois de seus participantes da igreja na frente de uma congregação de mais de 100 pessoas de todo o mundo. Normalmente, um batismo no mundo real leva cerca de 10 segundos, mas, na RV, os indivíduos permanecem nas águas virtuais por mais de um minuto, permitindo que eles realmente aproveitem o momento para uma experiência ainda mais impactante.

No entanto, o uso da tecnologia para realizar um batismo suscita algumas preocupações de outros líderes da igreja sobre a validade dos sacramentos da Igreja VR. Na opinião de Alfonso Mendoza Jr. Pastor, Especialista em Instrução e Entusiasta da ARVR, “A Bíblia fala sobre o batismo por imersão em água, no qual um crente faz uma confissão pública de sua fé”, durante uma troca de mensagens no Twitter com o VRScout, acrescentando: “tecnologia, embora útil para alcançar as massas, não deve ser usado para substituir eventos importantes na vida de um crente.

 Leia também - A Santa Morte

O pastor DJ Soto, da VR Church, vê de maneira diferente. Durante uma entrevista ao VRScout, ele disse: “Levantamos o tópico do batismo em RV e demoramos algum tempo para realmente pensar sobre isso e discuti-lo, e chegamos à conclusão de que sim, podemos fazer o batismo em realidade virtual. Soto continua: "Porque para nós é simbólico, trata-se do simbolismo de deixar a vida antiga e entrar na nova vida".

batisvir1

A ideia de igrejas virtuais não é nova. Quando a plataforma Second Life se tornou popular, os usuários procuraram por ela para encontrar maneiras de adorar. Até o site de streaming de jogos Twitch tem pessoas usando sua plataforma para congregações semanais. Mas, com a evolução da tecnologia VR e a tecnologia VR, tornando-se mais acessível, os frequentadores da igreja têm acesso a uma experiência mais imersiva do que o Second Life e o Twitch não podem oferecer.

Soto viu o potencial de como a RV poderia reunir pessoas com a mesma crença religiosa depois de descobrir a plataforma social de RV, a AltspaceVR, e ficou impressionado com a facilidade de navegar na plataforma, criar eventos e convidar pessoas para as salas. Foi nesse momento que ele teve a ideia de construir sua Igreja VR. Dois dias depois, ele se viu liderando seu primeiro culto na igreja com cinco humildes presentes.

Hoje, a VR Church recebe em média 30 pessoas todos os domingos para se reunir, discutir sua fé e sentir um sentimento de pertencimento. “Sou naturalmente uma pessoa tímida - mesmo na igreja - e estar na realidade virtual me ajuda a diminuir minha timidez”, disse um usuário do AltspaceVR que queria permanecer anônimo, acrescentando que “estar em uma sala com outras pessoas da mesma fé como eu, que sou de outras partes do mundo, me faz perceber que não estou sozinha. ”

batisvir2

Como o AltspaceVR não possui seu próprio ambiente eclesiástico, Soto trabalhou com um desenvolvedor do Japão para criar seu próprio ambiente e o enviou para a plataforma social imersiva.

Um sermão da igreja em VR é muito parecido com o sermão da igreja no mundo real. Realmente, não há outra diferença senão o fato de você não precisar viajar. Em vez disso, você está usando um fone de ouvido como Oculus Rift, HTC Vive, Samsung GearVR, Oculus Go ou várias outras opções via WebVR. Isso abre a possibilidade de indivíduos com deficiência que os impedem de deixar sua casa para fazer parte da igreja regularmente ou até mesmo serem batizados. Uma coisa que Soto notou foi um grande salto quando o Oculus Go foi lançado.

Leia também - A Lenda da Feiticeira que aterrorizou o Rio Antigo

Quanto ao futuro da realidade virtual e da religião, Soto, que também usa o Facebook Spaces para se conectar com as pessoas, acredita que será uma boa renovação da fé na igreja e espera que outras igrejas explorem a realidade virtual na esperança de ver suas oportunidades em potencial. . Se você estiver curioso ou quiser participar da Igreja VR de Soto, basta criar um perfil AltspaceVR e fazer login todos os domingos.

É claro que também há uma variedade de outras experiências valiosas de RV centradas em outras religiões que podem interessar outras. Nearpod é uma excelente experiência educacional em RV que leva os usuários a um passeio informativo às mesquitas históricas ao redor do mundo, enquanto o Experience Mecca oferece uma excursão em 3D totalmente animada ao centro da fé muçulmana. Será interessante ver se outras religiões seguem o exemplo e começam a manter suas próprias congregações virtuais em outras plataformas sociais de RV.

Fonte: https://vrscout.com