VERDADES INCONVENIENTES

A Química dos Alimentos

quimi12009 - Há mais de 3 anos que freqüento um certo restaurante aqui em S.Paulo, sempre encontrando uma moldura, muito bem feita, sobre cada mesa anunciando um suco de uva, afirmando ser 100% natural, mas nunca me interessei, até que um dia resolvi levar um para casa, perguntando antes para o garçom, se era mesmo 100% natural e ouvi a confirmação. Nunca levo nada sem ler o rótulo e para minha surpresa tinha cerca de 4 substâncias químicas diferentes para a conservação do produto, ...

potencialização do sabor, antimofo e ainda antibiótico para combater alguma bactéria que ousasse proliferação. Então chamei o garçom e disse-lhe que o suco não era natrual e o mesmo ficou assustado com as químicas contidas nos ingredientes. Ele disse que vende bastante suco e todos compram pensando ser natural, como ele também pensava. Trabalha neste restaurante há mais de 10 anos e ninguém nunca desconfiou. E vim para casa a pensar por que pessoas tão esclarecidas que são os freqüentadores do tal restaurante não têm a curiosidade nem o discernimento para olhar o que realmente estão comprando e, como milhares de pessoas, fazem o mesmo, vão sem nenhum critério ao comprar um produto no supermercado.

Também fiquei pensando o que estava por detrás, para que os órgãos fiscalizadores permitissem um rótulo falso, pois se tratando de alimentos o cuidado deveria ser grande. Se você não costuma olhar os ingredientes quando compra um produto, aconselho que passe a fazer, pois quando se vê nos ingredientes letras, números em algarismo romano e qualquer outra palavra estranha são químicas sintéticas que não fazem parte do seu organismo e que podem provocar alergias, infecções renais, etc.
Já pensou como isso é sério?

Muitas vezes a pessoa anda por aí dizendo que não toma remédio, mas indiretamente está ingerindo sem necessidade. Pior é se a pessoa toma outros remédios e esses forem incompatíveis. Além de tudo, estas químicas maléficas vão virar toxinas, isto é, fazer sujeira a qual o corpo vai se esforçar para eliminar e se não consegue deixará resíduos, pode virar uma doença, não só pela sujeira que vai ficar no corpo, mas por danificar um órgão por excesso de trabalho. Quanta doença pode-se evitar!

Dizem que as indústrias alimentícias fazem parceria com as indústrias farmacêuticas, nunca pude ter prova se isto é verdade, mas tem lógica, até porque é provado que os hospitais e remédios matam mais que as guerras. Muita gente sabe disso, mas pensa que não tem saída. Cuide-se e das pessoas que você gosta indicando este site, pois nosso propósito é fazer com que as pessoas aprendam a tratar sua saúde naturalmente e sem ajuda de profissionais. Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos


A química dos alimentos industrializados

quimi2


Compreenda melhor o procedimento de produção dos alimentos industrializados e quais tipos de aditivos químicos são utilizados. De acordo com o tempo e com as novas descobertas, alguns hábitos e costumes podem ser modificados, principalmente quando a população torna-se adepta a determinado processo por verificar seus benefícios e somente passa a consumi-lo ou usufruir do mesmo para seu próprio bem e agrado pessoal. A alimentação de um indivíduo é o aspecto mais afetado pela indústria, com o surgimento de diferentes procedimentos que se apresentam como ideais para a população, é possível comprovar que os alimentos industrializados se tornam cada vez mais consumidos.

Hoje em dia é possível perceber poucas casas sem no mínimo uma porção de alimentos industrializados em sua geladeira ou armário, além de nos mercados a grande parte das mercadorias apresentadas passa por processos industriais, sofrendo a adição de algum tipo de componente que proporciona benefícios, porém também pode causar riscos à saúde.

Corantes químicos de alimentos industrializados

Os corantes são os aditivos constantemente vistos em produtos mais atrativos, principalmente para as crianças, eles permitem distribuir uma cor incomum para seus consumidores, fazendo com que estes se surpreendam com o efeito visual causado e acabem por comprar por sua “tonalidade bonita”. O intuito dos corantes é exatamente atrair o público colorindo os alimentos, permitindo que os mesmos fiquem mais atrativos mesmo após perderem sua cor na industrialização.

Os principais alimentos e até mesmo bebidas que podemos encontrar, sofrem a implementação de corantes em sua composição durante o processo de industrialização, são bolos, massas, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros. Uma gelatina de morango, por exemplo, possuiria uma tonalidade transparente caso não fosse o corante, ele também foi utilizado como um artifício para a identificação do sabor. Uma gelatina de morango, por exemplo, possuiria uma tonalidade transparente caso não fosse o corante, ele também foi utilizado como um artifício para a identificação do sabor.

Conservantes químicos de alimentos industrializados

Os conservantes são os mais comuns utilizados no processo industrial, os alimentos que levam a adição dos conservantes conseguem maior durabilidade, fazendo com que os mesmos não estraguem tão rapidamente, evitando ainda a ação dos microrganismos, assim estes não podem degenerar o alimento, além de dar um sabor adicional para determinado produto, fazendo com que ele agrade diferentes tipos de gostos. Os riscos do consumo de conservantes em excesso são dados em longo prazo, estipulando que os mesmos possam causar hiperatividade, alergias e aumentar o risco de câncer, porém sem nenhum problema certamente identificado.

Aromatizantes químicos de alimentos industrializados

Os aromatizantes, como o próprio nome acusa, são os responsáveis por distribuir o aroma de muitos alimentos, geralmente são encontrados principalmente em produtos como: sopas, carnes enlatadas, caldos e temperos, biscoitos, bolos, sorvetes e salgadinhos. Além do próprio cheiro, os aromatizantes possuem a função de dar o gosto aos alimentos industrializados, permitindo que os mesmos fiquem mais atrativos aos futuros compradores, fazendo com que seja possível criar diferentes mercadorias, assim como os salgadinhos, onde a base é o milho, porém há vários com gosto de churrasco, presunto, queijo, etc. Também sem riscos comprovados, estima-se que os riscos dos aromatizantes sejam os mesmos que os alimentos que possuem conservantes, tal como alergias e câncer, além do retardamento do crescimento.


Perigos químicos nos alimentos

quimi3


Hoje em dia, é crescente o aumento de produtos alimentícios industrializados, enlatados, congelados… Em nossas geladeiras a etiqueta “Contém Conservantes” tornou-se comum e já passa despercebida. Nenhum tipo de produto escapa ao furor das indústrias, no sentido de apresentar ao mercado, algo que se vai consumir sem a necessidade de muito trabalho. As prateleiras põem à disposição do cliente algo que ele vai poder saborear apenas colocando num forno micro-ondas, por alguns minutos.

Classificação dos perigos alimentares

Perigo alimentar é quando o alimento sofre uma ação nociva, prejudicando o consumidor. Os perigos podem ser biológicos, químicos ou físicos. Os perigos biológicos são representados pelas bactérias, vírus, parasitas patogênicos e toxinas microbianas Os perigos químicos são os pesticidas, herbicidas, contaminantes tóxicos orgânicos, antibióticos, promotores de crescimento, aditivos alimentares tóxicos, lubrificantes, tintas, desinfetantes, metais pesados, alergênicos e toxinas naturais. Os perigos físicos são representados por materiais como fragmento de vidro, metal e madeira e outros que podem causar dano físico ao consumidor como eridas na boca m ou dentes quebrados.

Perigos químicos

Os produtos químicos que estão nos alimentos podem ser consequência de causas naturais ou não, quando são colocados durante o momento da produção e do processamento dos alimentos. A contaminação pode ocorrer em baixa incidência com riscos minimizados, mas em taxas elevadas, estes contaminantes podem ocasionar casos agudos de doenças de origem alimentar, chegando mesmo a se tornarem crônicas.

Os compostos químicos também podem desacelerar a absorção dos alimentos ou destruir os seus nutrientes. Eles podem ser carcinogênicos, mutagênicos, teratogênicos ou tóxicos, causar doenças sérias e até mesmo a morte, pelo seu efeito biológico no corpo humano. Aumenta-se o perigo quando os químicos não têm controle ou as proporções recomendadas são excedidas. Uma doença atinge em maior proporção aquela pessoa que está com seu organismo debilitado por algum mal que a acomete. Por este motivo, necessário se faz que ela previna doenças tendo uma alimentação adequada e equilibrada, o que lhe permitirá qualidade e maior expectativa de vida.

Fonte: http://www.saudeintegral.com/
http://www.meuportal.net/
http://www.zun.com.br/