VERDADES INCONVENIENTES

O Discurso do Deputado Clodovil Hernandes (04/11/2008)

clodis1"Senhor presidente, nobres deputadas e deputados, é uma grande honra falar para vocês através desta mágica televisão na câmara federal. Televisão, claro, não me mete medo, porque eu estou habituado a ela a muito tempo e é uma pena que eu tenha que fazer isto com o plenário quase vazio. Não sei se por horário, não sei se por normas, eu não sei porque, mas em todo o caso eu falo para vocês ....

mesmos que são meu povo. O meu partido, embora eu esteja no PR e eu o respeite muito e goste muito deles porque eles me acolheram com muito afeto, o meu partido é o BR, eu sou Brasil em todos os sentidos. Tanto que agora na minha cidade, eu sendo do PR e tendo muitas ressalvas com o PT, que eu ja tive vários problemas, eu amparei o candidato do PT porque me parecia o mais honesto. É isso que conta, o que a pessoa é e não ao partido ao qual ela pertence. Eu gostaria de não ser polêmico e que nao usasem esse adjetivo, mas eu não consigo deixar de ser porque me incomoda muito essa coisa de ter sido eleito com tantos votos por tantas pessoas que acreditaram em mim a dispeito de todos os meus trabalhos paralelos, a moda, o teatro, a música e a televisão, e esse povo acreditou em mim como um deputado e é o que eu tenho tendado ser embora eu naõ seja um deputado, eu estou deputado. Mas estou com a dignidade que eu aprendi na minha casa, com a família que me adotou e me criou e com as coisas eu aprendi na vida durante estes percausos todos, os erros, os acertos, os amigos, os inimigos, isso e aquilo. Não tenho nenhuma dificuldade, nenhum problema em falar de improviso, embora o meu gabinete tenha feito um discurso para mim, escrito um discurso.

Porque? Eu presto atenção nas coisas, eu presto atenção nas pessoas. Tem algumas pessoas aqui que eu tenho verdadeira adoração por elas porque isso me foi dito por outro político antes de eu entrar aqui. Ele me disse: você verá, lá tem muita gente que não gosta nem de si mesma, quanto mais dos outros. Mas no meio desta gente você encontrará pessoas da melhor qualidae, verdadeiros brilhantes, diamantes que estão nesta vida pública e que pouco podem fazer, porque é muito grande este número de deputados que nós temos aqui e é muito difícil porque quando um diz sim, outro diz não, outro diz talvez e assim vamos nós. Eu sei que há 10 anos aconteceu, exatamente depois do senso, que acontece no nono ano, e será o ano que vem, nós seremos uma população aumentada. O Brasil cresceu muito e crescerá sempre, espero e assim o desejo.

Mas eu gostaria que esse Brasil crescesse em todos os sentidos e que ele tivesse palavra, atitude, que ele se fizesse presente aqui dentro de qualquer maneira. Porque supostamente, eu sei que a câmara dos deputados é a casa do povo. Mas o povo nem sabe onde é a câmara dos deputados e a maioria nunca entrou nem entrará aqui. Mais que isso a maioria não sabe o que nós fazemos aqui, o que se faz aqui. Eu não posso dizer isso porque pelos corredores eu fotografo centenas de vezes por dia dou muitos autógrafos, o meu gabinete é o mais visitado, mas por quê? Porque eu sou Clodovil da televisão, o estilista, se eu for a deputado eu teria que andar com boton para ser reconhecido porque tem muita gente que não é reconhecida nesse pais inteiro. Eu tenho a chance de ter feito a minha vida pública antes de estar aqui, portanto, eu estou, quero estar aqui com honra e é o que eu vou fazer de qualquer maneira. Porque eu não faço questão alguma de ficar em lugar nenhum, eu faço questão de retribuir as pessoas que me colocam nos lugares.

Toda vez que eu fui mandado embora da televisão, eu fui mandado embora porque eu era contra os empregados que vilipendiavam a emissora. Acabou que eu tive que sair da televisão também porque a televisão que eu fazia era para a sala de visita das famílias para os pais , os filhos e hoje em dia a televisão que se faz é uma televisão que vai direto para o banheiro, onde está a privada. Mulheres melão, mulheres melancia e sabe Deus que tipo de mulheres, uma avacalhação com a mulher, uma avacalhação com a família, uma coisa absurda. Eu acho que isso nós deveríamos fazer terminar, uma vez que nós convivéssemos bem e que todos escutassem e todos tivessem aqui. Eu sei que daqui a dois anos nós teremos uma nova plêiade de deputados, porque parece que existe na lei nacional a proposta de aumento cada vez que o povo aumenta sua população.

Imaginem vocês, eu espero que um dos senhores apresente este pedido de aumento de deputados porque eu ja estou apresentando o meu pedido de diminuiçao do numero de deputados, é muito cacique pra muito pouco índio. Nós temos que pensar que o páis é nosso, nós somos o povo que quano poem os pés para fora daqui somos iguais ao seu Mané que tem uma lijinha nao sei em que bairro e em que lugar. E essa coisa toda da empáfia, do poder, do cargo, essa coisa boba que algumas pessoas tem e fazem questão de exibir termina ali na porta porque ele terá os mesmos problemas que todos os brasleiros terão com um mau comando. Se naõ mudarmos esse comando, com certeza todos nós pagaremos um preço por isso e muto caro nós vamos pagar. É preciso diminuir, não para prejudicar ninguém, é como se nós tivésse mos uma fábrica, nós tivessemos muitos funionários e nós tivessmos com um problema economico, o que faria esta fábrica? Diminuiria a mão de obra para que a mão de obra que ficasse, categorizada trabalhasse muito mais.

Eu não tenho medo de trabalho, ao contrário, eu gosto muito de trabalhar que é para não enlouquecer. Eu sei que o Universo meu deu o trabalho como uma fonte de vida, porque se nós não trabalhássemos o mundo seria um horror, nós encheriamos a cabeça de coisas inúteis e de porcarias. Porque o cérebro desocupado é a residência do demônio. Eu tanto penso nisso que me mudei para cá, me mudei para esses apartamentos que são do governo e o que é que eu fiz? Os senhores não sabem mas saberão em breve. Eu derrumei o apartamento inteiro, por dentro e por fora, poque eu não gosto de coisa feia, não gosto de coisa ordinária. Eu jamais moraria num apartamento que estivesso fora daqui que eu estou acostumado a viver, a duras penas, com o meu dinheiro e sacrifício. Claro que eu fui ajudado, mas a reforma que eu fiz eu pageui assim com o meu gabinete. Alguns criticaram, não é? Porque é mais facil criticar que faz alguma coisa direita.

Toda mulher bonita nesse pais é vagabunda, porque? Porque nós não sabemos ver a beleza, não sabemos que a beleza é Deus. Neste apartamento que logo logo será de um outro deputado, assim espero que seja, eu tenho a honra de deixa-lo da mesma maneira que eu deixei todos os lugares por onde eu passei, mesmo as casas alugadas. Todo reformado, com banheiros perfeitos, chão perfeita, paredes perfeitas, divisão perfeita, mesa de cristal de 20mm e assim por diante. Por que?? POrque eu vou viver lá, eu não posso viver num lugar ruim, ahhh mas voce sabe que depois você vai entregar para outro deputado....Graças a Deus que eu vou deixar o apartamento bonito para outro deputado. Se todos fizessem a mesma coisa nós não teríamos esses prédios brasileiros, caido aos pedaços todos pixados, essa coisa desrespeitosa que também existe aqui em Brasilia. Era preciso que o povo realmente vestisse a camisa brasileira porque tem muita gente que finge, coloca uma camisete verde e amarela mas na verdade é só uma casca, como uma laranja podre, tem a casca mas por dentro esta apodrecida. Isso não resolve nada.

O que aconteceu nessa eleição passada? Na minha cidade que é o que eu posso dizer, onde eu apoiei o candidato do pt, ele perdeu porque? Porque o atual que administra a cidade, uma cidade sofredora, porque ela é oprimida por muitas igrejas pequenas, as igrejas novas, e este homem que administra a cidade, ele é de uma igreja nova. Ele deveria continuar na igreja e ser o comandante de pessoas dentro da igreja, que daria a ele dinheiro e a possibilidade dos poderes que eles se dão, das autoridades que eles se dão....porque eles vendem Deus apreço de banana, todos todos fazem isso. Lá seria um bom lugar para ele. Comandar uma cidade não e isso. Ele é o dono de todos os jornais, o dono de todas as emissoras e em quatro anos ele enriqueceu, é normal...e ai pegou um candidato que estava impugnado e o promovou muito para que ele fosse o candidato concorrente... resultado: os votos deste canditato foram zero e ele atrapalhou a oposição. O canditado ao qual eu estava apoiando que teve todos os meus votos e um pouco mais, não consegui vencer esta tramoia, porque isso não é uma coisa verdadeira. Um candidato impugnado não pode ser candidato e o atual comandante fez com que o povo acreditasse que ele seria também um candidato a prefeitura. Aonde nós vamos parar?

Se a gente aqui de cima não olhar para baixo, não puser o dedo em riste e dar as ordens que essas pessoas precisam ouvir e respeitar, nós esteremos daqui a pouco baixando a cabeça para todos eles, porque eles estarão muito ricos, nos comprarão e seremos escravos de um comando de quinta categoria.

Não consigo ser diferente. Eu gostaria de ser diferente, de ser cambalacheiro, de fazer por interesse...não....o meu apartamento pertence ao PR, que é o meu partido e eu o arrumei para isso. Tanto que amanhã eu terei o primeiro jantar em casa. Tudo que eu tinha de melhor na minha casa eu trouxe para o apartamento. A minha casa esta lotada, porque graças a Deus eu trabalhei 40 anos para amealhar coisas, eu nunca roubei nada de ningém. O meu apartamento recebeu hoje toalhas de renda do nordeste porque eu acredito no Brasil, e os convidados de amanhã jantarao numa mesa com coisas brasileiras e com uma comida feita por mim. Porque graças a Deus eu aprendi a cozinhar com o meu pai. Eu faço de tudo um pouco, mas eu faço de tudo um pouco direito. Porque eu tenho os meus recalques, os meus complesxos e se eu não fizer direito eu realmente fico muito infeliz.

Mudando de assunto rapidinho, outro dia eu estava passando uma emenda a respeito do câncer de próstata, que é uma coisa dolorosa, e eu pretendo convidar o Dr Miguel que me operou que é um dos 10 melhores médicos do mundo, para que ele venha aqui. Poque eu me dabato todos os dias que esta proposta seja feita para os pobres, porque o cancer de próstata é realmente muito mal. Mas o problema não é o câncer, mas a sequela que este cancer deixa, eu sei porque eu tive. Pegue um sujeito pobre e humilde, sem instrução e deem a ele o caner de próstata. que ele se opere e acabe impotente. A casa dele via um transtorno, poque com certeza amulher agirá muito mal a esta impotência.

Vejam quanto coisa existe atrás de uma bobagem, e outro dia eu me encontrei com um deputado famisíssimo aqui, que eu conheço a muito tempo, e eu disse a ele da minha proposta e ele me disse: "ahhh eu não preciso eu tenho plano de saúde...". Isso é um absurdo, que um deputado diga isso, não vou da um nome dele porque eu jamais daria glória a uma pessoa dessa laia. De todos os meus defeitos que são citados, são defeitos impostos pelo universo. Nunca aprendi ou adquir uma coisa aqui para fazer o mal para as pessoas, não é essa a minha proposta. E eu pergunto: quantos brasileiros podem ter plano de saúde? Quase ninguém! Entao deixamos o povo a deriva, todos muito felizes, todos estamos lindos, com ternos lindos, tudo bom, tudo lindo, brasilia linda....porque eu só vou sossegar o dia que eu mudar brasilia mesmo. Porque brasilia tem que brilhar, se a capital não brilha o brasil nao brilha...podem se matar!

Voces vejam, cada vez que a gente vai a Paris, paris esta sempre em "travo", o que isso? É a obra pública que sempre, todos os anos, sempre que eu vou a P a 40 anos, a ciade esta sempre consertada, porque? Porque casa, cidade é com boca, se agente não conserta os dentes caem. Brasilia esta abandonada por uma falsa politica de comando. Os prédios públicos estão todos caindo aos pedaços. Me desmintam!!! Me ponham daqui pra fora! Deigam que eu sou mentiroso, que eu sou ordihário, que eu sou desonesto e que eu odeio o meu povo. Principalmente para a mulheres mães de familia, que sabem que eu sempre batalhei por elas e que são o meu público. Digam para elas para ver o que vai acontecer.

Eu vou batalhar muito pela diminuição do numero de deputados, muito! Com todas as forças que eu tenho no meu coração eu vou batalhar, porque? Porque eu nao estou vendo ninguém sentado aqui, as pessoas aparecem quando querem e dia em que eu estive aqui e o presidente que estava não era o Inocêncio, esta pessoa que eu adoro, era uma outra pessoa, me mandou calar a boca quando eu disse que parecia um mercado do peixe, e parecia mesmo. Hoje parece a entrada de um convento, porque esta um silêncio, não temos nada, tudo esta assim. Então isso tudo tem que mudar. Eu acredito nessas mudanças, acredito que a gente possa fazer isso.

Talvez o meu texto, não seja o texto de um político de escola...e eu agora estou contratando um porfessor de política, da USP de Sao paulo, para me dar aulas de política porque eu quero fazer o melhor que eu possa, eu não quero fazer por fazer, eu quero passar por aqui para deixar o apartemento com as minhas coisas, o melhor que eu puder deixar.

Tem tanta cois que eu gostaria de dizer, mas infelizmente eu me inflamo e pode ser que eu me prejudique e eu não quero me prejudicar. Todas as vezes que eu fui mandado embora da televisão, eu fui mandado embora porque eu trabalhei em favor dela. E aqui eu quero trabalha em favor desta casa e nao pensem que eu quero diminiuir o número para prejudicar pessoas, não, poque pode ser que eu seja um deles, não tem importancia, eu quero que a casa tenha dignidade, isso é obrigatório, porque todo mundo pode dizer o que quiser de mim, mas nãopode dizer que eu não tenho dignidade e nem a cabeça em cima do pescoço, nem o meu pai pode, nem o diretor do meu colégio, nem nignuem que convive comigo. Eu faço questão, eu não fim para sujar a vida de ninguém, então este número precisa ser reduzido,porque imaginem daqui a 10 anos, um numero maior, seissento e tantos deputados para um pais com problemas economicos, onde nós vamos parar gente, pensem um pouco, tenham piedade do povo, sejam abnegados, não queiram para vocês, a gente não tem nada, tudo que nós temos a gente larga aqui. Eu nao tenho nehum problema em ter coisas, comprar coisas porque eu sei que eu vou deixar mesmo, tanto que eu brinco com os meus amigos, se eu cair morto aqui pegue este brilante que é bom, voce vai vender, não é de ninguém. Tudo que eu tenho não é meu, nós não temos nada nesta vida. Tudo que nós temos é passar para a mão dos outros aquilo que nos daria mais alegrias de ver um mundo melhor.

Muito obrigado por terem me ouvido, muito obrigado pela paciênciatenham uma boa tarde e que o universo os abençoe para que isso aqui fique uma casa verde amarelo mesmo, com um BR bem grande, eu gostaria muito, porque o brasil é um pais lindo, nunca me senti um caipira em lugar nenhum do mundo porque eu tenho a honra de ter um bom brasileiro, gostaria que isso fosse em todos os sentidos, fiquem com Deua se é que voces chamam o universo de Deus, porque eu chamo. Porque as igrejas novas tem deus de tantos nomes e Deus não é fargmentado, é unico e absoluto. Até a próxima chance que me deem falar com vocês. Até logo.


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=VppY9DcXxxw