VERDADES INCONVENIENTES

A Natureza Fraudulenta da Indústria Farmacêutica - Parte 2

infart10aEle é um medicamento vendido livremente no Brasil e bastante prescrito pelos médicos, o que pode revelar números alarmantes de problemas hepáticos no país se uma pesquisa como esta fosse realizada por aqui.A dose máxima de paracetamol recomendada nos países da Europa é de 4 gramas por dia. A partir de 6 gramas ingeridas o paciente pode sofrer graves lesões no fígado, embora já tenha sido encontrados pacientes com lesões hepáticas importantes consumindo a dose máxima recomendada.Na França, o paracetamol é atualmente o medicamento mais vendido.

Cientistas do hospital feminino de Boston (Massachusetts) que realizaram uma pesquisa entre 1.700 mulheres durante onze anos, determinaram que 30 por cento delas experimentaram uma queda nas funções renais por causa do prolongado consumo de paracetamol, o componente do analgésico Tylenol.

Eles explicaram que o Tylenol foi o único remédio entre os de uso comum contra dor e febre que mostrou um vínculo com problemas nos rins.O estudo, publicado no último número da revista “The Archives of Internal Medicine”, assinala que os riscos de problemas renais aumentam em 64 por cento entre as mulheres que tomam entre 1.500 e 9.000 comprimidos durante grande parte de sua vida.Esse risco é duplicado entre os que consomem mais de 9.000 comprimidos com paracetamol. Os analgésicos são usados de forma comum especialmente pelas mulheres, e que um crescente número de pacientes tomam esses medicamentos para aliviar dores crônicas ou para prevenir doenças de coração e derrames cerebrais.

infart11

Os médicos alertam que não existe necessidade de bani-lo do mercado mundial. Todo medicamento tem efeitos colaterais e trata-se de uma droga segura. O que deve existir é uma melhor vigilância, procurando orientar de forma mais incisiva os pacientes para respeitarem as doses recomendadas(mais mentiras e manipulações, pois a queda de lucratividade da indústria farmacêutica com o banimento do paracetamol, seria gigantesca).Esses são os vários negócios de uma indústria poderosa e lucrativa que se alimenta na reprodução de uma sociedade hipermedicada.

Nome comercial do remédio;TYLENOL-Laboratório Johnsons&Johnsons(o mais vendido)-além de outras marcas de comprimidos para gripe, como TRIFEN,MULTIGRIP,SONRIDOR,TYLALGIN CAF,REFESNOL THERMUS-

infart12

ALTERNATIVAS PARA TRATAR A DOR DE CABEÇA E OUTRAS DORES COMUNS, SUBSTITUINDO O PARACETAMOL

Há muitos medicamentos naturais, tratamentos alternativos e medidas preventivas que você pode experimentar para aliviar as dores de cabeça , enxaquecas e dores no corpo em geral, que podem vir a ser efeito de má postura,cansaço, má alimentação,estresse,problemas emocionais comuns e coisas cotidianas do dia á dia, totalmente normais e tratáveis sem remédios.

infart13

1 - Beba bastante água. A desidratação pode causar muitas vezes a dor de cabeça. Isso é porque a falta de água leva a uma redução no fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro. Assim que você sentir que a dor de cabeça se aproxima, tente tomar um copo de água fria. Se a dor de cabeça for causada por desidratação, beber água pode aliviar ou curar os sintomas dentro de minutos.

infart14

2 - Use óleo de lavanda. As propriedades relaxantes dos produtos de lavanda são bem conhecidas, mas você sabia que o óleo de lavanda também pode ser muito eficaz no tratamento de dores de cabeça? Basta pegar uma tigela de água quente e adicionar algumas gotas de óleo de lavanda. Abaixe a cabeça na direção da superfície da água e ponha uma toalha por cima da cabeça. Respire profundamente, inalando os vapores da infusão de lavanda.

3 - Use alecrim. Alecrim pode ser muito útil no tratamento de dores de cabeça. Tente massagear a cabeça com um pouco de óleo de alecrim (que possui propriedades anti-inflamatórias) para aliviar instantâneamente a dor. Como alternativa, você pode tomar um chá de ervas feito da combinação de alecrim e sálvia para aliviar as dores de cabeça.

infart15

4 - Use cravos e canela; Os cravos podem ser usados de diversas maneiras par a aliviar a dor de dores de cabeça por tensão. A canela pode ajudar a aliviar as dores de cabeça, particularmente aquelas que vêm em combinação com o resfriado. Uma forma fácil de usar a canela para aliviar-se das dores de cabeça é fazer uma pasta de canela ralada e um pouco de água. Aplique esta pasta na testa e deixe agir de 10 a 15 minutos. A dor de cabeça deve logo diminuir.

5 - Use óleo de manjericão. O manjericão é uma erva de cheiro forte que pode ser usada de forma eficaz no tratamento de dores de cabeça. O manjericão age como um relaxante muscular, portanto, pode ser útil no tratamento de dores de cabeça causadas por tensão e músculos tesos. Beber chá de manjericão duas vezes por dia é um excelente remédio caseiro.

infart16

6 - Use gengibre. O gengibre ajuda a reduzir a inflamação nos vasos sanguíneos e, como resultado, é geralmente usado no tratamento de dores de cabeça. Tente adicionar 2cm de raíz de gengibre cortada ou ralada a uma xícara de chá de folha solta e deixe em infusão por vários minutos antes de beber. Você pode adicionar leite ou açúcar para dar sabor. Este chá caseiro reduz a inflamação no mesmo tempo que levaria para uma aspirina fazer efeito.

infart17

7 - Use hortelã-pimenta. As propriedades calmantes e aliviantes da hortelã-pimenta são bem conhecidas e ela pode ser muito eficaz no tratamento de dores de cabeça. Use o óleo de hortelã-pimenta para massagear sua testa, têmporas e até mesmo sua mandíbula. Como alternativa, aplique em sua testa folhas frescas de hortelã-pimenta esmagadas e deixe agir de 10 a 15 minutos enquanto respira profundamente.

8 - Coma maçã. Maçãs ajudam a aliviar as dores de cabeça. As maçãs possuem atributos que podem equilibrar os níveis alcalinos e ácidos do corpo, fornecendo assim um alívio das dores de cabeça. Tente comer uma maçã (com casca) assim que você começar a sentir dor de cabeça.

infart18

9 - Tente acupuntura. Na acupuntura, agulhas finas são inseridas debaixo da pele para realinhar a energia, ou Ki, no corpo. Estudos mostraram que a acupuntura pode ajudar a prevenir enxaquecas agudas da forma como tratamentos medicamentosos fazem e com menos efeitos colaterais. A evidência também sugere que a acupuntura pode ajudar pessoas com dores de cabeça em episódios frequentes ou do tipo de tensão crônica.

10 - Caminhe. Caminhar e tomar ar puro pode fazer maravilhas na melhora da dor de cabeça, particularmente se for causada por estresse ou por passar muito tempo em frente a uma tela. Vá para um lugar quieto, respire profundamente e deixe sua mente vagar. Sua dor de cabeça será esquecida logo.

infart19

11 - Tome magnésio. Quando tomado diáriamente, o magnésio pode ajudar a reduzir a frequência das dores de cabeça ou enxaqueca. O mineral ajuda a acalmar os nervos, que tendem a ficar “muito animados” durante a dor de cabeça. Você provávelmente precisará de mais do que apenas o multi-vitamínico, ou cerca de 400 a 600 miligramas por dia;pode mandar fazer em uma farmácia de manipulação de sua confiança;Procure por magnésio aminoácido quelato (muitas marcas contém óxido de magnésio, que também não é absorvido);Você também pode aumentar a sua ingestão de magnésio comendo vegetais verdes, nozes e sementes.

infart20

12 - Evite substâncias que induzam a dor de cabeça. Algumas substâncias têm maior probabilidade de causar dores de cabeça do que outras. Você pode prevenir as dores de cabeça limitando a ingestão destas substâncias:Nitratos e nitritos; os nitratos e nitritos são encontrados em carnes processadas e no glutamato monossódico (MSG), que é usado em alimentos como realçador de sabor. Alguns medicamentos para o coração também contém nitrato;Feniletilamina, que é encontrada em alguns chocolates e queijos;Tiramina, que é às vezes encontrada em noses e carnes fermentadas, queijos e soja;Aspartame, que é encontrado em muitos alimentos adoçados artificialmente;Cafeína e Álcool também desencadeiam a dor de cabeça em algumas pessoas.

Lembrando que uma alimentação natural, sem carnes de animais nem aditivos químicos e comidas processadas, diminue muito o índice de dor de cabeça, já que são as substâncias nocivas presente nelas que provocam estas reações orgânicas , e a dor de cabeça é uma delas.

infart21

AS AFETAMINAS E OS REMÉDIOS PARA EMAGRECER QUE VICIAM

Anfetaminas são drogas sintéticas que estimulam a atividade do sistema nervoso central. Foi utilizada em larga escala durante a Segunda Guerra Mundial para manter os soldados acordados e mais ativos no esforço de guerra. Ficou evidente também que as anfetaminas, que se mostraram eficazes para deixá-los mais atentos e confiantes, diminuíam a sensação de fome e fadiga.Passado algum tempo, porém, as autoridades médicas da Inglaterra verificaram que, sob o efeito dessas drogas, o desempenho dos pilotos da RAF ficava sériamente comprometido e proibiram seu uso.Mais tarde, quando a ação das anfetaminas como inibidoras do apetite foi comprovada, elas passaram a ser usadas nas dietas alimentares pelas pessoas que queriam perder peso. Embora esse tenha sido o uso que as tornou extremamente populares mundo afora, não é o único.São anfetaminas o “rebite” que o caminhoneiro toma para não dormir ao volante, a “bolinha” que deixa o estudante aceso nas vésperas das provas e os comprimidos de ecstasy de que se serve o jovem para varar a noite nas baladas.O Brasil é o maior consumidor mundial de anfetaminas, dado que preocupa as autoridades de saúde pública. Para cada mil habitantes, são consumidos nove comprimidos de anfetamina por dia, uma droga que produz tolerância e traz prejuízos indiscutíveis à saúde.

infart22

Como as afetaminas agem no cérebro

As anfetaminas e seus derivados exercem determinadas ações químicas sobre o cérebro que provocam excitação, insônia e falta de apetite. As alterações que promovem nos neurotransmissores chamados DOPAMINA E SEROTONINA tornam os indivíduos mais alertas, mais atentos e também conferem grande sensação de bem-estar. Sob o efeito dessas drogas, efeito que se mantém por algum tempo, eles acham que conseguem tudo, podem tudo, tornam-se mais falantes e apresentam aparente melhora do desempenho intelectual.Dependendo da droga, sua ação pode durar oito, dez ou até doze horas. Passado o efeito, porém, o indivíduo se sente deprimido, angustiado, como se estivesse descarregado, o que provoca a necessidade de consumir de novo um ou mais comprimidos.

As anfetaminas agem também sobre outros órgãos e provocam aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, arritmias, diarréias, gastrite, tremor fino de mãos, boca seca, irritabilidade intensa. Podem, ainda, ser responsáveis por episódios de intestino preso que, muitas vezes, se alternam com crises de diarréia.Recentemente, um trabalho com mulheres mostrou que certos tipos de anfetaminas provocam mais acidentes vasculares cerebrais, ou seja, mais derrames, em virtude do grande aumento da pressão arterial que provocam;essas drogas são usadas de maneira infeliz e exagerada no controle do peso e do apetite. Elas entram na composição de fórmulas magistrais, que a pessoa toma dois ou três comprimidos por dia e incluem, além da anfetamina, um tranquilizante, um hormônio da tireóide, um diurético, um antidepressivo e outro moderador de apetite.Nem precisamos pensar muito porque foram recentemente liberados o uso dessas substâncias nos remédios citados abaixo, já que o lucro é gigantesco, dada á propaganda na mídia em revistas,programas de TV, que anunciam um estereótipo de beleza impossível de alcançar para a maioria das pessoas(homens e mulheres), o que as leva, com problemas de auto estima e auto imagem, a consumirem desesperadamente em busca dessa “forma física e de beleza perfeita tão anunciada”.

infart23

Principais Remédios Anorexígenos (à base de anfetamina) do Mercado

A anfepramona inibe o apetite, tendo como consequência o emagrecimento. Porém, existem alguns efeitos colaterais maléficos para a saúde.O cloridrato de anfepramona, também conhecido como dietilpropiona, possui atividade similar com menor potência que um anorexígeno, estimulando o sistema nervoso central, o que causa a inibição do apetite. Entretanto, possui inúmeros efeitos colaterais que superam em muito os seus benefícios;Anfepramona (Dietilpropiona)

Com a composição do remédio estão as drogas Dietilpropiona ou Anfepramona, a Fenproporex, Manzidol, Metanfatemina e o Metilfenidato. Os produtos que podem ser encontrados na farmácia com essas substâncias são, Dualid S, Hipofagin, Lipomax, Desobesi-M, Dasten, Dianzinil,Fagolipo, Pervitin, Ritalina.

infart24

Fonte;Táki Cordas ,médico psiquiatra, coordenador do Ambulim – Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares – do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP

A ALTERNATIVA SAUDÁVEL DO CHÁ VERDE PARA A PERDA DE PESO

infart25

O chá verde, como é conhecido popularmente, é elaborado a partir da infusão das folhas da planta Camellia Sinensis que também deu origem aos chás preto e branco. A diferença está na preparação das folhas que são submetidas ao vapor e depois secas. Este processo de preparação contribui para que a planta contenha propriedades diferentes. O nome se deu devido as folhas possuírem pouca oxidação durante o processo de elaboração dando uma cor esverdeada quando preparado o chá.De acordo com a mitologia chinesa, o imperador Shen Nung tomava água fervida para se tornar mais saudável e ter longevidade. Um dia, as folhas caíram na água e o imperador batizou o chá de “bebida dos céus”.

infart26

Conhecido pelos seus diversos benefícios à saúde, a planta é rica em substâncias antioxidantes capazes de evitar a destruição das moléculas de radicais livres que são responsáveis pela degeneração das células, auxiliando no combate ao câncer de pele, e ainda no envelhecimento precoce.Rico em flavonóides e fitoquímicos, o chá também é rico em cafeína (10-86 mg por folha).Atualmente, o chá verde é muito utilizado com a finalidade do emagrecimento e perda de peso.O chá verde contribui no combate ao excesso de peso por possui ação lipolítica, além de acelerar o metabolismo, desintoxicando o organismo e contribuindo para uma boa absorção. Os resultados só poderão ser observados após a ingestão de cinco xícaras diárias (no máximo 600ml por dia). Estudos comprovam que pacientes que utilizaram o tratamento com o chá queimaram 4% a mais de gordura do que um paciente que não fez uso da substância.

infart27

Os principais benefícios encontrados no chá verde são:
1-Quebra das células de gordura;2-Saciedade prolongada
3-É antioxidante (antienvelhecimento da pele e prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer);4-Diminui o colesterol
6-Melhora o humor (a L-teanina quando liberada em nosso organismo aumenta a produção de dopamina e serotonina, além disso, os flavonóides regulam a produção de noradrenalina, hormônio responsável pela ansiedade – todas estas características geralmente estão presentes em remédios industrializados para emagrecer
7-Ajuda na digestão;8-Melhora a imunidade
9-Protege a cognição (pesquisas mostraram que o chá verde pode proteger nosso cérebro contra algumas demências como o Alzheimer)

A INTOXICAÇÃO POR ANTIMÔNIO E A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

A intoxicação pelo antimônio, que se concentra no fígado e nos glóbulos vermelhos, causa alterações cardíacas, renais e hepáticas. Este elemento provoca a formação de calosidades na sola dos pés, como os cravos plantares, rachaduras no canto da boca e deformação das unhas, ao lado de intensa fotofobia e grande insatisfação com todas as coisas. As crianças com excesso de antimônio têm tendência a engordar muito e não querem que ninguém as olhe nem as toque. O antimônio provoca efeito desastroso sobre os órgãos genitais, com a perda do desejo sexual e atrofia do pênis e dos testículos. Pode haver uma uretrite com micção difícil e urina sanguinolenta. As mulheres expostas ao antimônio apresentam abortos espontâneos e partos prematuros.Compostos de antimônio já eram usados na antiguidade como cosméticos e fármacos. Atualmente, os medicamentos antimoniais continuam sendo empregados, essencialmente na terapêutica das doenças parasitárias leishmaniose e esquistossomose, mas apresentam sérios efeitos colaterais. Os grandes laboratórios farmacêuticos investem pouco no desenvolvimento de alternativas terapêuticas para essas doenças, principalmente porque são classificadas como doenças negligenciadas, que dão pouco lucro.

infart28

Nome do medicamento;O Glucantime® -Antimoniato de meglumina- é comercializado no Brasil pela Aventi.

REAÇÕES ADVERSAS DE ALGUNS MEDICAMENTOS COMERCIALIZDOS NO BRASIL

infart29

infart30

Os medicamentos devem ser receitados em casos específicos de absoluta necessidade, com cuidado,e que os médicos quando os prescreverem estejam fundamentados em pesquisas e informações verdadeiras que sejam de acesso a todos estes profissionais;sabemos que as indústrias farmacêuticas quase sempre não passam todas as informações aos médicos, omitindo propositadamente informações essenciais para que estes realizem seus procedimentos médicos com segurança e qualidade para seus pacientes.A máquina de fazer dinheiro dos laboratórios farmacêuticos esta baseada nas informações falsas, em subornos e propinas que se alastram em todos os setores médicos.Muitas vezes apenas com dietas alimentares ,exercícios e terapias alternativas naturais se obtém melhores resultados que os medicamentos.Outro fato abominável é que a indústria farmacêutica utiliza, para manter seus enormes lucros, as patentes. Ou seja, patentear um medicamento mesmo que maquiado, apenas modificando a dosagem e mudando a cor das pílulas é garantia para que esses tenham a patente prorrogada e mesmo aumentada em vários anos a mais.Os medicamentos maquiados, ou melhor, medicamentos de imitação, vem sendo uma grande “jogada” no intuito de manter as patentes e seus elevados lucros.

Outra frente de luta pelos lucros mantida pelos grandes laboratórios é a produção dos genéricos. Esses são mais um potencial e efetivo problema para eles, pois são mais baratos e tem o mesmo efeito dos medicamentos de marca.Os grandes centros de Pesquisa e Desenvolvimento de novos medicamentos estão nas Universidades nos grandes centros médicos acadêmicos sendo realizada por seus cientistas que tem contribuído para o aparecimento da grande maioria dos novos medicamentos. Estas instituições recebem recursos financeiros do Estado, o que significa dizer que são financiados pela população de seus países. A indústria farmacêutica tem procurado, sistemáticamente, se relacionar e se associar com estas instituições patrocinando com generosos recursos financeiros as pesquisas realizadas por estes cientistas. Os medicamentos comercializados quase sempre provêm de pesquisas financiadas com recursos públicos e executadas por Universidades, como disse, e pelas pequenas empresas de biotecnologia. Estes grandes laboratórios agem a nível global, ou seja, sem nenhum constrangimento eles procuram adquirir de terceiros, incluindo os pequenos laboratórios espalhados pelo mundo, qualquer pesquisa que exista e que segundo suas avaliações, tem indícios de serem promissores.

infart31

CONCLUSÃO

Nos dias de hoje pode-se patentear bem dizer qualquer coisa e as indústrias farmacêuticas aproveitam e incluem novos usos, formas de dosagem e combinações de medicamentos antigos chegando ao cúmulo de mudar, como já foi dito, até a cor das pílulas.A indústria farmacêutica não tem interesse em desenvolver medicamentos para tratar doenças tropicais, tais como: malária, a doença do sono ou a esquistossomose, doenças comuns nos países em desenvolvimento e do terceiro mundo, pois nesses países a população é muito pobre e não poderiam comprar seus medicamentos. Por outro lado ela investe, com abundância, em medicamentos para reduzir o colesterol, tratar transtornos emocionais ou azia.Precisamos, com urgência, tomar providências contra estas gigantes da indústria farmacêutica que insistem em distorcer pesquisas, em aumentar seus lucros custe o que custar, em manter através das patentes o monopólio de produção e comercialização dos seus medicamentos e de aumentar seus preços a níveis estratosféricos.Uma, dentre várias, necessidades da indústria farmacêutica é desenvolver medicamentos para clientes que podem pagar os preços estabelecidos por eles. Os laboratórios estavam, há tempos, voltados para pesquisar, para desenvolver medicamentos para tratar doenças; hoje estes anunciam “doenças” que se encaixam nos medicamentos que produzem. Isto pode parecer paradoxal e mesmo perverso, mas é até onde tem chegado essa indústria.Quem já se deu ao “trabalho” de ler uma bula de remédio, já notou que na sua grande maioria determinado medicamento é indicado para vários tipos de doenças; isto também é uma forma dos grandes laboratórios burlarem a lei de patentes e ao mesmo tempo aumentar seus lucros, pois o tal remédio serve para inúmeros males, isso tudo com o olhar complacente das autoridades e órgãos públicos.Quando um grande laboratório anuncia a criação de um novo medicamento, com grande potencial de consumo, logo suas ações na bolsa de valores sobem vertiginosamente, pois os lucros presumidos nesse novo medicamento são muito grandes e é lucro garantido não só para os laboratórios como para seus investidores/acionistas.A indústria farmacêutica manipula resultados de pesquisas científicas, não realiza todos os procedimentos necessários para colocá-lo no mercado com segurança para a população, ou seja, a necessidade de auferir lucros, o mais rápido possível, é o que importa.

infart32

infart33

Sem que as autoridades conscientes e a população mundial não tomem medidas duras contra a ganância dos laboratórios farmacêuticos,mudando os hábitos, voltando-se para a medicina natural e seus comportamentos, o que nos espera, além do que já estamos vivendo, é o mundo da saúde se transformar num imenso inferno dantesco.

 

Bibliografia para consulta

1-Light the medicine of future Jacob Liberman
2-Saúde e Industria farmacêutica em debate Ciro Mortella
3-O grande segredo das indústrias farmacêuticas Phillipe Pignarre
4-Farmacologia Clínica Flávio Danni Fuchs
5-Nutrição e Farmacologia Ana Cláudia Carelle
6-Farmacologia-como agem os medicamentos Vera Lúcia Pivella
7-A cura que vem do coração Dr Oz
8-Bad Pharma Ben Goldacre
9-Pesquisas do departamento de Farmacologia da Universidade de São Paulo-USP Teses de Mestrados/ Doutorados

 

Fonte: https://portal2013br.wordpress.com