CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Jornada nas Estrelas e sua relação com os celulares modernos

celutrek125/03/2013 - Consagrada coom um dos maiores sucessos de ficção científica, a série norte americana Star Trek abriu as portas para um mundo até então inimiaginável de recursos e tecnologias. Criada por Gene Roddenberry, no ano de 1966, o fenômeno contava com um roteiro inovador, com episódios marcados pelo uso de aparelhos "de última geração". Um desses aparelhos, no entanto, pode ter servido como fonte de inspiração para o desenvolvimento de uma das teconologias mais importantes do mundo moderno. O chamado "cominicador" utilizado pelos personagens da série, nada mais é do que um projeto do indispensável celular atual.

Utilizado com frequência pelos tripulantes da nave estelar USS Enterprise, o comunicador era baseado em uma estrutura com flip, permitindo a comunicação direta entre personagens, quando eram teleportados para os planetas que visitavam. Capitão Kirk, Spock, Mccoy, Scotty, etc utilizavam o comunicador para contato entre eles e com a nave em órbita.

celutrek2

Indo mais além, o comunicador utilizado nos episódios de Jornada nas Estrelas, se parece, em muito, com os celulares com telefonia celular e rádio. popularizado graças a operadora Nextel, o aparelho faz uso da tecnologia push-to-talk, possibilitando um modo prático de dar início as conversas.

celutrek6 

celutrek5

O push-to-talk possibilita ao usuário a comunicação de voz em tempo real com apenas o clique de um botão. A comparação entre os comunicadores da série com os celulares modernos é inevitável, ainda mais devido so fato de uma empresa real de telefonia móvel ter criado um de seus aparelhos inspirados nos aparelhos fictícios.

celutrek4

celutrek3

A criação, lançada em 1996 pela motorola, levou o nome de sTAR TAC, e assim como os antigos comunicadores, contava com um clip reponsável por caracterizar todo o equipamento.

Fonte: http://www.momentumsaga.com/