Os Super Humanos, a Busca por um Futuro Fantástico - Parte 2

Super_Humanos_39Welzheim, Alemanha. Mas o Homem de Gelo não é o único super-humano. Outro herói surgiu na Alemanha.Ruediger Gamm, um homem comuma incrível agilidade mental. Ele resolve problemas aritméticos complexos num piscar de olhos. Diante de uma plateia ele diz: "O divisou será um número primo relativamente pequeno, 109 e o dividendo, um número de dois dígitos. Darei o resultado até 100 dígitos depois da casa decimal." Ele pede então a alguém da platéia que escolha um número de dois dígitos e o número escolhido é 93. 93 dividido por 109.

Então ele fecha os olhos e começa a calcular, gesticulando e falando em voz alta e em questão de segundos e da o resultado correto. Mas nem sempre foi tão fácil conquistar a admiração do público. Na infância ele teve dificuldades em fazer amigos. "Não tive uma infância normal, acho que as outras crianças tinham um pouco de medo de mim. Porque antes de falar na ordem certa eu falava de tras pra frente. Por exemplo, na ordem certa: Eu ia muito mal em matemática. Mas de tras pra frente: acitametam me lam atoium ai ue." E quando rodamos a fita de tras pra frente as palavras ficam clara: Eu ia muito mal em matemática !!!

E até hoje os moradores de Welzheim acham Ruediger estranho, como achavam quando criança. "As pessoas acham que ele é o próximo anticristo, um cara que tem pacto com o demônio. Eu fico contente por vivermos numa época em que não somos queimados na fogueira por ter talentos especiais." Diz Alexandra Ehlert, namorada de Ruediger. "Algumas pessoas me chamam de demônio porque eu consigo falar de tras pra frente, alguns tem medo de mim. Muita gente acha que eu sou louco, que eu não sou normal."

Mas falar de tras pra frente não era o único problema na infância dele. Ironicamente ele repetiu diversas vezes em matemática. "Quando eu estava na escola eu era o pior aluno em matemática da escola toda. Repeti de ano por causa de matemática umas quatro vezes." Quando Ruediger tinha 21 anos uma coisa extraordinária aconteceu. Literalmente da noite para o dia ele começou a calcular melhor do que um computador. Isso significa que talves ele seja o que se conhece por Savam, alguém que adquire repentinamente uma habilidade mental especial. O que gera esse fenômeno ainda é um mistério para a neuro ciência. "Descobri minha habilidade quando eu tinha 20, 21 anos. Li um livro sobre números, descobri uma tabela com as potências, por exemplo, 1 a potencia de 2, 2 a potência de 2, 3 a potencia de 2, até 99 a potência de 2. Eu memorizei muitos desses números. Algumas semanas depois comecei a calcular com esses números. E foi assim que começou. Primeiro minha vida não mudou, mudou um ano e meio depois quando apareci num programa de TV alemão chamado Pode Apostar."

No Programa Pode Apostar, Ruediger reponde a pergunta de quanto é 87 a 12ª potência, instantaneamente e sem titubear. Ganhar a competição do programa foi um acontecimento para ele. Pela primeira vez na vida ele viu alguma vantagem em ser diferente. "Quando ganhei a competição na tv eu percebi que eu sou capaz de fazer coisas que outras pessoas não podem e desde aquele momento eu ganhei auto-confiança."

Super_Humanos_10

O Diretor fundador do Centro da Mente, na Austrália, Dr. Allan Snyder, o cientisma mais famoso na área de cognição humana e da Síndrome de Savam, ficou intrigado com as habilidade de Ruediger. "O que me fascina no caso dele é...será que ele não é um autista com Síndrome de Savant?". O Dr Snyder sempre conduz experimentos para investigar habilidades singulares como as de Ruediger, que permitem uma pessoa lembrar rapidamente de uma série enorme de informações. "Alguns deles se lembram de todos os dias da vida, outros conseguem se lembrar de tudo que leram. Eles tem uma memória extraordinária, mas são pessoas com algumas deficiências."

Mas Ruediger não quer ser classificado como Savant. Seu talento se resume a uma boa memória. Então ele terá que provar que o Dr Snyder esta errado. "Meu maior desejo é que o mundo ainda lembre meu nome daqui a 300 ou 400 anos". E talvez ele realize seu sonho. No Centro da Mente ele revela ao Dr Snyder uma coisa que nunca foi vista antes. O talendo dele para calcular números e a habilidade do homem de gelo de sobreviver ao frio são possibilidades importantes para o resto da raça humana. "Talvez com a engenharia genética possamos difundir esses traços." diz o Dr Bruce Lahn.

Super_Humanos_11

Guangzhou, China. O Geneticisata Dr Bruce Lahn, é o co-fundador do Centro de Biologia de Células Tronco e Engenharia de Tecidos da Universidade de Sun Yat-Sen, em Guangzdou. Aqui ele tem acesso livre as células tronco humanas e de animais. "Aqui eu tenho uma liberdade maior para fazer ciência do que eu teria em outros lugares." Em seu laboratório, o Dr Lahn, costuma alterar o DNA de seres vivos. Manipulando genes os cientistas podem manipular os efeitos da engenharia genética antes de testa-la em humanos. "No laboratório fazemos isso com certa regularidade para alterar organismos mais primitivos, para estudar como os genes funcionam. Mas aplicar essa mesma tecnologia a humanos, iria exigir uma cautela muito muito maior. Mais cuidado, porque o espaço para erros é muito menor."

Super_Humanos_12 Super_Humanos_13

Super_Humanos_14 Super_Humanos_15

O Dr. Bruce Lahn vai tentar mesclar geneticamente duas espécies diferentes. Ele quer pegar um camundongo de labortório e mistura-lo a uma espécie de rato do campo chamada apodemus. Embora parecidas, são espécies geneticamente mais distantes do que seres humanos e chimpanzés.

Primeiro a equipe do Dr. Lahn tem que estabilizar o embrião microscópico sem danificá-lo. E depois tenta injetar células tronco do apodemus no embrião. Ele espera desenvolver uma quimera, uma criatura gerada de duas espécies diferentes, que só pode ser projetada por humanos. Esse é um procedimento delicado e difícil. A união de espécies geneticamente tão diferntes nunca foi tentada.

O Dr. Lahn esta fazendo grandes avanços científicos. Se ele conseguir, a sua quimera sera o experimento mais ambicioso do gênero. E o próximo passo pode afetar a raça humana.

Super_Humanos_6

Zurichi, Suiça. Bem longe dali, há uma mulher que também pode causar um impacto profundo na raça humana. Elisabeh Sulser é um caso único. Seus genes lhe deram um super-poder fantástico. A habilidade de fundir os sentidos. "Eu sempre vejo cores, eu não consigo fazer nada sem cores. Vejo uma linha e um monte de cores nela. E quando estou na rua e escuto um carro, e quando um celular esta tocando, sempre vejo as cores quando escuto os sons. Além disso se escuto um cachorro latindo ou pássaros cantando é como música, e eu vejo muitas cores."

O chefe da neuropsicologia na Universidade de Zurich procurou Elisabeth e começou a fazer exames imediatamente. Seu palpite era que ela tinha sinestesia, uma rara condição neurológica que funde os sentidos. Mas o que realmente deixou o Dr. Jaenke impressionado foi a extenção de seus poderes. "Não ha nenhum outro sinestésico no mundo que tenha as habilidades de Elisabeh Sulser, eu acho que na verdade ela tem uma habilidade única ", diz o Dr. Lutz Jaenke.

Ha menos de 1000 sinestésicos no mundo que vêem cores em notas musicais. E menos de 500 que sentem o gosto de uma nota. Mas Elisabeth é a única pessoa no mundo capaz de fundir cor, intervalos musicais e paladar. Toda essa mágica das cores é um espetáculo que só ela consegue ver. "Minha infância foi bem complicada. Eu sempre me senti muito especial e sabe...isolada das outras pessoas. Quando tinha 16 anos sai com uma amiga minha e começou a chover. E ai eu vi um dó, e ao mesmo tempo em que o dó era azul e ai passei por toda a escala musical e vi que cada nota tinha uma cor específica. Foi a primeira vez que percebi as cores. Então perguntei para minha amiga se ela conseguia ver cores quando ouvia música. E ela me achou meio estranha. Era uma sensação estranha...de que estava sozinha e era diferente."

Elisabeth é realmente muito diferente. Quando o Dr. Jaenke escaneou o seu cérebro descobriu que as ligações neurológicas são fora do comum. "Nós acabamos descobrindo que ha uma conexão específica entre as áreas da cor, a área do paladar e a área da audição." O Dr Jaenke descobriu que as vias neurológicas no cérebro de Elisabeth, que realacionam a audição, a visão e o paladar, estão muito ativas. Normalmente essas são áreas que ficam adormecidas.

Mas antes de ser diagnosticada pelo Dr. Jaenke como sinestésica, elisabeth não entendia o que acontecia com ela e foi descobrindo a extenção de seus super-poderes. "Semanas antes de descobrir a relação entre as cores e as notas eu percebi que sentia um gosto na língua,quando ouvia duas notas diferentes, num certo intervalo. Uma segunda menor é azeda, uma segunda maior é amarga e uma sexta menor é cremosa. Eu não sabia o que era, eu tinha muito medo de mim mesma. Eu achei que estava enloquecendo."

Super_Humanos_21

Mas a sinestesia não é fruto só do cérebro de Elisabeth, talvez esteja em seus genes. Neurogeneticistas da Universidade de  Oxford estão procurando esses genes e ha pessoas muito interessadas num possível resultado. O Dr Jamie Ward da university College London a acredita que a sinestesica pode trazer benefícios: "Pesquisadores em Oxford estão estão tentando rastrear esse gene, eles ja descobriram que há certas marcas no genoma que parecem estar associadas a sinestesia, mas ninguem ainda encontrou um gene sinestésico específico. Mas acho que é só uma questão de tempo até conseguirmos encontrá-lo." E quando encontrá-lo, todos os humanos poderão ver e sentir o sabor da música.

Elisabeth Sulser é constantemente bombardeada por cores, gostos e sons. Por mais intrigante que seja para os cientistas, eles não tem que conviver com isso. Para Elisabeh é uma coisa incontrolável. "Não gosto de ir a danceterias porque a música não tem cores bonitas e o gosto é ruim. Não gosto de ouvir sons muito graves porque vejo quadrados negros. Seria ótimo conhecer algume que tenha isso também. Mas não sei se vou achar alguem como eu." Mas agora suas chances vão aumentar. Cientistas da Universidade de Oxford estão juntando sinestésicos do mundo todo para alguns exames genéticos. Agora Elisabeth tera a chance de conhecer pessoas como ela. Estão surgindo mutantes assim no mundo todo.

PARTE 3