CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Os Super Humanos, a Busca por um Futuro Fantástico - Parte 1

Super_Humanos_3(2007) Seres humanos com super poderes de verdade, causados por mudanças genéticas aleatórias. Os cientistas estão desvendando seus segredos e estão prestes a tornar esses poderes acessíveis a todos. Prepare-se para conhecer os VERDADEIROS X-MEN. Lapônia, 200 kilometros ao norte do circulo polar ártico, poucos lugares são tão gélidos e inóspitos. Estamos em janeiro e a temperatura é de 26 graus negativos. Wim Hof corre descalso sobre o gelo e a neve a mais de uma hora, ele não tem queimaduras ou lesões, não tem hipotermia nem sente dor. Ele tem o poder de viver no frio suportando temperaturas tão baixas que custariam a vida de outros. Ele resiste fazendo com que seu corpo se aqueça.

 

Super_Humanos_O_homem_de_Gelo Super_Humanos_Homem_de_Gelo_2

Super_Humanos_Homem_de_gelo_3 Super_Humanos_2

"Depois de treinar e praticar descobri que temos um tipo de termostato aqui no cérebro e sei como controla-lo com a mente." Diz Hof...o HOMEM DE GELO. Ele é um caso único, uma anomalia genética. Antigamente um homem com essa habilidadde seria considerado um mistério científico. Mas os tempos mudaram, assim como as normas da evolução humana. O processo não depende mais do acaso com acontecia na seleção natural observada por Charles Darwin. Agora os cientistas estão controlando o processo com engenharia genética. Isso significa que nós podemos desvendar os super-poderes secretos e até mesmo replicá-los. Em breve poderemos escolher que nossos filhos sejam como o homem de gelo.

Super_Humanos_4

Dr Bruce Lahn, Genetisista: "É sem dúvida um momento único da história, não só da nossa espécie, mas na vida no planeta. Talvez possamos acelerar a evolução de uma forma que o processo darwiniano nunca seria capaz de alcançar".

E o homem de gelo não é o único caso...em diferentes lugares do planteta há humanos que são os precursores genéticos do futuro da evolução. Eles carregam vantagens que um dia serão comuns a toda a espécie humana.

Super_Humanos_O_pintor_cego Super_humanos_28

Super_Humanos_25 Super_Humanos_27

Em Ankara, na Turquia vive um pintor notável. Esref Argaman, um artista que nasceu sem olhos. "Ninguem me chama de cego, eu vejo mais com os dedos que as pessoas normais com os olhos." Esref prova que não é preciso olhos para ver. O PINTOR CEGO.

Super_Humanos_A_Cinestsica Super_Humanos_16

Em Zurich, Suiça, há uma mulher com habilidades sensoriais fora do normal. Quando Elisabeth Sulser ouve música ela consegue vê-la e sentir seu gosto. "Quando eu ouço música eu sempre vejo as cores e as formas." Essa fusão de sentidos da a Elisabeth uma grande vantagem, ela tem uma memória ótima. A SINESTÉSICA.

Super_Humanos_A_calculadora_humana Super_Humanos_Calculadora_Humana_1

Welzheim, Alemanha. Aqui vive um homem diferente chamado Ruediger Gamm. Seu cérebro é o portal de um mundo infinito de números. "As pessoas me chamam de calculadora humana porqu eu sou melhor em cálculos do que uma calculadora normal." E ele processa informações a velocidade da luz. A CALCULADORA HUMANA.

A engenharia genética esta prestes a possibilitar a escolha de traços específicos para criar seres humanos mais evoluidos no futuro. Em Chicago um cientista pretende dar o próximo grande passo em direção a evolução. O professor Bruce Lahn, professor de genética humana fez algumas das descobertas mas surpreendentes da genética evolutiva da última década. E ele acredita que no futuro vamos reprojetar nossa própria espécie.

"Em vez do processo darwininano das mutações aleatórias seguidas pela seleção, poderemos projetar mutações que nos levarão nas direções que escolhermos." Diz o professor.

Mapeando o genoma humano, os cientistas descobriram os blocos de construção do nosso genoma dando-nos o poder de manipular os genes. E o Dr Lahn esta se preparando para fazer um grande avançao na engenharia genética. "A engenharia genética pode ser aplicada para melhorar a nossa espécie. O exemplo de pessoas com habilidades extraordinárias, quer seja sinestesia, resistencia a baixas temperaturas ou a habilidade de desenhar sem nunca ter enxergado ou a de ter um raciocínio agil são testemunhos da diversidade biológica da nossa espécie que podemos aprofeitar para a evolução do ser humano. Eu acredito que isso vai transformar profundamente as regras da Evolução".

Super_Humanos_Homem_de_Gelo_1

Amsterdam, Holanda. Wim Hof é um pacato carteiro com uma identidade secreta, O HOMEM DE GELO. Sua identidade secreta surgiu quando Wim ainda era criança e quase morreu de frio. "Tudo começou quando eu tinha 7 anos de idade, eu estava indo para a escola e quase congelei. E eu sentei na varanda de uma casa e então eu adormeci. O frio me tocou como um inimigo, foi o meu primeiro contato com o frio. E eu fiquei deitado la até que a ambulancia veio e me levou ao hospital. E se ninguem tivesse me encontrado eu teria morrido. A morte branca."

Mas o frio não o matou. Ele o transformou num homem que adora baixas temperaturas. É janeiro na holanda, o canal esta quase congelando mas ele não consegue se conter...mergulha nas águas geladas. Essa atração pelo frio aumento quando ele tinha 17 anos. "Estávamos em dezembro, faz 29 anos. E foi a primeira vez que nevou na holanda. E um parque perto de casa ficou totalmente coberto de neve. Estava branco e ficou lindo. E ai eu tive a idéia de sair correndo descalço na neve. E me senti mais atraido do que nunca. Não sei porque. Só que ai eu queimei os meus pés. Foi uma sesanção que eu nunca tive, sabe. Foi muito doloroso, mas essa sensação nunca sumiu... foi ótimo." Essa atração de Wim ao frio lhe mostrou seu super-poder: a habilidade de aumentar a sua temperatura corporal nas condições mais severas.

Super_Humanos_8

Dr Juha Oksa, fisiologista do frio: "Eu conheço a história de Wim e é muito interessante, mas talvez ele tenha genes que permitem que ele se aclimate de tal maneira que ele não sinta tanta dor quanto outras pessoas, então isso depende de como é a sua genética."

Graças a habilidade genética de aumentar a sua temperatura corporal, Wilm realizou feitos incríveis. Ele foi o único homem capaz de submergir o seu corpo inteiro no gelo por uma hora e 10 minutos. E bateu o record mundial como o homem que percorreu a maior distancia em nado livre sob o gelo sem tudo de oxigencio e vestindo apenas calção.... 57,5 metros ! Para aperfeiçoar esse super-poder wim tem o costume de se trancar numa camara frigorífica. Quando descobriu seu talendo a idéia era fazer coisas incríveis. Mas agora o frio se tornou uma necessidade.

"Todos os problemas que tenho no dia a dia desaparecem quando faço isso. O frio, quer dizer...me expor ao frio é uma força que me purifica, uma força que me limpa." Agora ele esta se preparando para uma coisa nova, mais do que incrível. O teste mais radical do seu poder, um feito tão insano que nunca ninguem ousou tentar. "Quero correr meia maratona descalço, on inverno, na Laponia, depois do círculo polar."

Na paisagem desértica, a 200 km do circulo polar artigo, Wim tentara estabelecer um record mundial correndo 22 km só de calção e descalço !!! Mas ha um obstáculo entre ele e seu sonho.

Norte da Finlandia. O Dr. Oksa é um fisiologista especializado em frio. Ele duvida das habilidade de Wim e quer provas científicas de que ele consegue aumentar a sua temperatura corporal com a mente. Então pela primeira vez Wim vai a um laboratório passar por exames científicos. "Eu ouvi que Wim Hof é capaz de aumentar sua temperatura corporal quando exposto ao frio e seria muito interessante ver isso acontecer", diz o Dr Oksa. Ele estar preparando uma bateria de testes para Wim.

PARTE 2