CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Criminosos usam "nova" técnica para camuflar links maliciosos

links3Fabio Assolini (26/05/09) - Você clicaria em um link como esse: http://000112.0×7D.0×13.00000223 ? É justamente essa “técnica” que criminosos digitais brasileiros estão explorando em algumas mensagens de e-mail maliciosas. Se você clicar no link acima, irá visitar a página do Google. Mas no caso dos e-mails fraudulentos, o resultado pode não ser tão inofensivo. O ARIS-LD, equipe de análise da Linha Defensiva, tem recebido mensagens de phishing onde criminosos brasileiros exploram a técnica, apresentado os links na mensagem dessa maneira, com números:•http://0×55.[removido].000051.0×91/i/Gb[REMOVIDO].php • http://000125.[removido].0×29.00000221/i/Gb[REMOVIDO].php Esses dois endereços citados acima levam para arquivos executáveis, e se forem abertos, instalam no computador um cavalo de troia capaz de roubar senhas bancárias. Essa técnica tenta esconder o verdadeiro endereço do link de download, convertendo um número IP para valores hexadecimais e octais, e podem ser lidos e acessados por qualquer navegador web.

Nos testes realizados por nossa Equipe, os dois links maliciosos foram acessados com sucesso nos navegadores Internet Explorer e no Firefox.

Essa prática de conversão de uma URL não é nova, foi descrita em 1999 em um artigo publicado pelo especialista em pesquisa web e engenharia reversa Fjalar Ravia. É, no entanto, a primeira vez que se tem um registro de que os links escritos dessa forma foram usados em fraudes brasileiras.

 

links2

 

Entenda a técnica utilizada

IP é o número que representa o local de um determinado computador ou servidor na Internet. Websites estão hospedados em servidores web, e podem ser acessados pelo número IP desse servidor, ao invés do endereço www comumente usado.

Um exemplo: se você abrir seu navegador e digitar o número 74.125.19.147, você irá visitar a página do Google Brasil.

Números podem ser representados de outras maneiras: na forma binária, hexadecimal ou octal, que são bases numéricas utilizadas pelo computador.

Nesse golpe, o número de IP de um site foi convertido para valores hexadecimais e octais, no intuito de tornar obscuro o verdadeiro endereço. O endereço http://000112.0×7D.0×13.00000223 nada mais é o do que o IP do site do Google escrito dessa maneira.

Fonte: http://www.linhadefensiva.org/2009/05/