CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Não de bobeira com o seu notebook

note1Senhas, criptografia, rastreamento de máquinas são algumas das opções de segurança disponíveis aos usuários. Ladrões de equipamentos e até mesmo de informações sigilosas (potencialmente lucrativas) andam tão satisfeitos quanto os cidadãos de bem com a recente popularização dos notebooks no Brasil. Basta identificar uma mochila de nylon emm um café ou à espera do sinal verdeno cruzamento para obter, ao menos, 1 mil reais como resultado do furto de um computador portátil. O pior é que o reço do hardware, que caiu nos últimos anos, nem sempre é o mais precioso. Fotos, senhas bancárias e documentos profissionais circulam, muitas vezes, sem proteção, pelas grandes cidades. No Brasil, não existem dados de furtos compilados, mas nos Estados Unidos, segundo o Instituto Ponemon, a cada 50 segundos, um laptop desaparece das vistas de seu dono nos aeroportos.

Os prejuizos com a perda de dados importantes ou confidenciais ultrapassam os 350 mil dólares.

A boa notícia é que ja é possível proteger-se tanto da subtração do hardware como dos dados armazenados. Ja ha leitores biométricos, softwares de criptografia e rastreamento.

Popularização do rastreamento inibe criminosos

Enfrentar o ambiente de uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência não consta na lista das dez atividades mais prazeirosas de ninguém. Que tal, então, deixar esse trabalho nasmaos de um empresa por 90 reais ao ano? É essa a proposta dos serviços de rastreamento de notebooks, que bloqueiam hardware e software. "Além de proteger os dados em um notebook, esses sistemas inibem os roubos", afirma Edison Rodrigues, executivo da Intel. "Sabendo da existência do bloqueio e rastreamento é menos provável que um ladrão se arrisque."

Assim que uma máquina reportada ao fabricante como roubada se conectar à internet, um alerta será emitido e permitirá saber o número IP (espécie de endereço da região de acesso). Com essa identificação únic, a fabricante avisará as autoridades e, uma vez localizado o endereço real da conexão, a policia poderá se encarregar da apreensão.

Dados da empresa de rastreamento e proteção antifurto de notebooks Adeona impressionam: 3 em cada 4 computadores equipados com a solução e declarados roubados são recuperados. Além disso, ja há versões com localização por satélite. Ha também uma nova tendência na Indústria.A intel, por exemplo, lançou a tecnologia vPro. Ela dota as máquinas de uma infinidade de recursos para gerenciamento remoto - desde a instalação de sofwares a partir de um servidor até o travamento da incializaçãodo próprio sistema operacional.

Biometria

Sensores biométricos, que leem partes do corpo do usuário com o objetivo de identifica-lo, podem, se usados com cuidado, facilitar a vida e evitar o trabalho de lembrar senhas, mas nao totalmente confiáveis. Impressões digitais e de palma de mão, padrões da íris e da retina dos olhos servem como substitutos mais seguros do que as senhas alfanuméricas. Mas o leitor de impressões digitais, embutido em notebooks, náo é totalmente confiável. O ideal é conjugá-lo com senhas. A Novidade nos PCs é a análise visual do rosto do usuário. O sistema utilisa a webcam e interpreta a imagem, comparando a posição dos olhos, nariz, boca e sinais característicos antes de liberar o acesso.

Senha de Logon

Elas são alternativas mais simples para proteger seu laptop. Crie uma senha para cada um dos usuários. A senha será pedida toda vez que o sistema operacional carregar e novamente quando o computador entar em modo de hibernação ou espera. Para configurar no Windows Vista ou XP, vá em "Painel de Controle", depois em "Controle de Contas de Usuário". Clique no ícone "Criar senha" para este usuário. Digite a senha duas vezes e uma frase que o ajude a lembrar o código.

Senhas em Arquivos

Se você acha incomodo ter que digitar uma senha toda vez que ligar a máquina, pode optar por proteger apenas as pastas que contenham arquivos sigilosos. Crie ou separe uma pasta - como a Meus Documentos, por exemplo - para guardar arquivos sensíveis, como relatórios profissionais, fotografias que nao devem cair na rede ou mesmo senhas de bancos. Em Seguida, se utilizar o Windows XP ou Visa, baixe e instale o WinSesame, em aragnossoft.com. O Programa criará uma tranca ao redor da pasta escolhida. Funciona assim: clique sobre o que deve ser protegido com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Lock (trancar). Informe uma senha e confirme. Outra opção é criar arquivos compactados com senha.

Criptografia

Tanto o Vista como o XP trazem embutidos um algoritmo para criptografar arquivos. Sem qualquer custo extra é possível garantir que os seus arquivos sejam apenas vistos e alterados por você, mesmo que alguém roube a sua máquina e consiga, por ventura (e com paciência, ja que senhas de 8 a 12 caracteres demoram meses ou anos para serem quebradas) destruir a sua senha de logon. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta considerada sensível, e, na janela aberta, selecione o botão "Avançado". Depois, marque a caixa "Criptografar contéudo" para maior segurança.

Backup

Ele garante que seus dodos possam ser recuperados, seja no caso de perda definitiva do notebook ou pelo esquecimento de sua senha. O ideal é que  os dados sejam periodicamente copiados em, pelo menos, dois lugares, Isso Garante que, caso exista um acidente - incêndio, furto ou dano por erro de gravação - com um dos backups, ainda haja chance de recuperação dos dados. É preciso tratar dos backups com o mesmo cuidado destinado aos arquivos originais e até, no caso de dados vitais, guardá-los em um cofre.

Seguro

É possível simular quanto custará o segurdo de seu notebook em www.seguronotebooks.com.br . O Serviço oferecido pela Porto Seguro cobre, além de furtos e roubos, acidenrtes no trânsito que danifiquem a máquina, panes elétricas, incêndios, explosões e desastres naturais. O problema é aque a cobertura vale apenas no Brasil.

Fonte: Jornal "O Sul", Porto Alegre, 10/05/2009, Caderno Reportagem