CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Gripe Suina - Entenda a Doença!!!

grupesConheça os sintomas, como ocorre o contágio e como evitá-lo. Já há drogas capazes de combater o vírus, diz órgão americano. A gripe suína uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. Ocasionalmente, o vírus vence a barreira entre espécies e afeta humanos. O vírus da gripe suína clássico foi isolado pela primeira vez num porco em 1930. Saiba o que conhecemos desta doença. Quantos vírus de gripe suína existem? Como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.

Qual é o vírus que está causando a crise atual?

É uma versão nova do H1N1.

Como os seres humanos pegam gripe suína?

Normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, os contágios acontecem quando há contato direto de humanos com porcos. Mas também já houve casos em que, após a transmissão inicial do porco para o homem, a partir dali o vírus passou a circular de pessoa para pessoa. Foi o caso de uma série de casos ocorridas em Wisconsin, EUA, em 1988. Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas.

Consumir carne de porco pode causar gripe suína?

Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.
O que fazer para evitar o contágio?
 
O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.
 
- Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.
 
- Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.
 
- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.
 
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
 
- Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.

Quais são os sintomas da gripe suína?

Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia.
 
Gripe suína mata?
 
Ainda é cedo para ter estatísticas precisas, mas cerca de um em cada 15 a 20 casos da doença até agora diagnosticados resultou em morte -- taxa considerada alta.

Como se faz o diagnóstico de gripe suína?

Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença -- quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório.

Há medicamentos disponíveis para tratar infecções de gripe suína em humanos?

As drogas zanamivir e oseltamivir (nome comercial Tamiflu) já mostraram eficácia ao tratar ou ajudar na prevenção de infecção com vírus da gripe suína. Impressões iniciais dão conta de que essas drogas diminuem a agressividade do quadro infeccioso para a versão atual do H1N1 suíno.

Há vacinas para a gripe suína?

No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina. As vacinações rotineiras de gripe feitas em humanos não combatem os vírus do tipo H1N1 que vêm dos suínos.

 

gripes3

gripes4

gripes5

gripes6

gripes7

 

 


Gripe suína ou porcina

A gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada pelo vírus H1N1, uma combinação das cepas dos vírus suíno, aviário e humano. A contaminação se dá do porco contaminado ou objetos contaminados para o humano. A OMS preocupa-se, particularmente, com a capacidade de o vírus se transmitir de homem para homem. Todos os casos constatados no México procedem do contágio humano, segundo o ministério mexicano da Saúde.[2]Em 2009, em meio à um quase surto da doença, o governo mexicano anunciou 26 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 1600 casos suspeitos[3] o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", e ter grandes chances de se tornar uma pandemia.

No aeroporto de Bali, na Indonésia é utilizado scanner de detecção de febre, que controla a temperatura dos passageiros.

Forma de contágio

• O vírus da gripe suína tipicamente afecta porcos, não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contacto com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.
• Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.
• Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.
• Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína.
 
Sintomas

Assim como a gripe humana comum, a suína apresenta os sintomas: febre, cansaço, fadiga,dores pelo corpo e tosse.Existe vacina para os porcos, porém ainda não se descobriu uma que possa ser utilizadas pelos humanos. De acordo com a OMS, o medicamento antiviral oseltamivir, em testes iniciais mostrou-se efetivo contra o vírus H1N1

Gripe Suína – H1N1

Um novo vírus está causando preocupações nos EUA e México.
 
O Vírus H1N1, chamado de gripe suína, já fez cerca de 80 vítimas, causando mortes no México.

Sua combinação tem características das gripes suínas, aviárias e humanas. Este tipo de vírus com esse formato de mutação nunca foi visto até os casos no México aparecerem.


Contaminação

gripes2O processo de contaminação segundo os cientistas do Centro de Controle de Doenças dos EUA, em conclusão inicial acreditam que o vírus se espalha com facilidade entre suínos (porcos), sendo que o contágio entre pessoas não seria tão simples como os de uma gripe comum. Em estudo do caso, chega-se a conclusão que para ser contaminado é preciso contato direto com os porcos infectados com o vírus H1N1 ou objetos contaminados que circulam entre pessoas e porcos.

Não foram identificados quaisquer tipos de contaminação em relação ao consumo de carne suína ou os seus derivados.


Sintomas

Os sintomas da Gripe Suína (H1N1) são muito parecidos com os da gripe comum como: febre, dores musculares, cansaço, tosse, diarréia e vômitos.

Imunização

Vacinas somente para os porcos para a prevenção de gripe, para as pessoas ainda não existe vacina. A vacina de gripe comum pode ajudar na prevenção de um outro tipo de vírus suíno o H3N2, porém não existe imunização contra o H1N1.]

OMS: Gripe suína pode virar pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que a nova variedade do vírus da gripe suína identificada no México é grave e tem o potencial de virar uma pandemia.

A organização anunciou neste sábado depois de uma reunião em Genebra que o surto da doença é uma emergência de saúde pública internacional.

A secretária da OMS, Margaret Chan, fez um apelo para que os governos ao redor do mundo fiquem em alerta.
"Trata-se de uma situação séria que deve ser observada atentamente", disse Chan, que interrompeu uma viagem a Washington para se reunir com um comitê especial em Genebra.

"Os vírus causadores das infecções em algumas partes do México e em algumas partes dos Estados Unidos são geneticamente iguais. Esta é uma variação do vírus H1N1 e tem potencial para causar uma pandemia, pois está infectando pessoas. No entanto, não podemos falar, baseados nas atuais provas de laboratório, epidemiológicas e clínicas, se teremos ou não uma pandemia", acrescentou.

Depois do encontro de emergência na sede da Organização, a secretária disse ainda que a o vírus da doença permanece imprevisível.

De acordo com as últimas informações oficiais, foram registrados ao menos 1.004 casos da gripe suína, com 68 vítimas fatais.

Vigilância

Segundo a correspondente da BBC em Genebra, Imogen Foulkes, a decisão da OMS de declarar o surto da doença no México como uma emergência de saúde pública internacional significa que todos os países agora precisam aumentar a vigilância em relação à gripe suína.

A organização quer que os países membros observem especificamente sintomas pouco comuns de gripe ou pneumonia que ocorrem fora da estação onde estas doenças são normalmente registradas, principalmente entre jovens adultos - o grupo mais afetado no México.

No entanto a OMS ainda não elevou o nível de alerta de pandemia global, que permanece no nível normal, três. A organização afirma que precisa de mais informações antes de tomar a decisão.
 
De acordo com Imogen Foulkes, o tipo do vírus da gripe suína que afetou o México é novo e, por isso, ainda pouco estudado.

Escolas fechadas

O governo do México determinou que museus, bibliotecas, escolas e universidades na região da capital do país, Cidade do México, fossem fechadas para evitar mais contaminação.

O ministro da Saúde, José Córdova, fez um pronunciamento em rede nacional pedindo à população que evite a contaminação pela doença e recomendou que as pessoas evitem lugares lotados e algumas formas de contato físico.
A população está usando máscaras cirúrgicas numa tentativa de evitar a contaminação e todos os eventos públicos foram cancelados. Dois importantes jogos de futebol ocorreram sem a presença do público.

A gripe suína é diagnosticada apenas em porcos ou em pessoas que têm contato regular com estes animais.
Córdova afirmou que a nova variante da gripe suína parece ter sofrido uma mutação nos porcos e foi transmitida para humanos.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos as autoridades informaram que cerca de 200 crianças faltaram de uma escola do Queens, em Nova York, na sexta-feira. Elas estariam doentes.

Oito das nove amostras retiradas das crianças seriam prováveis casos de gripe suína, de acordo com o comissário de saúde da cidade de Nova York Thomas Frieden.

Nenhuma das 200 crianças precisaram ser internadas e muitas já se recuperaram.

Outras seis pessoas ficaram doentes na Califórnia e duas no Texas, apenas uma precisou ser internada e todas já se recuperaram.

Autoridades de saúde do Estado do Kansas também confirmaram dois casos de gripe suína.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) afirmou que não espera conter o vírus da gripe suína. Centenas de milhares de pessoas viajam entre o México e Estados Unidos todos os anos.

De acordo com o correspondente da BBC em Washington Jon Donnison já começam a circular boatos de ocorrências da doença.

Anne Schuchat, do CDC, disse em uma entrevista que o centro não seria capaz de conter o vírus e que trabalharia para tratar dos infectados, acrescentando que ainda não se sabe a razão de a doença parecer mais grave no México do que nos Estados Unidos.

Mundo está 'bem preparado' para gripe suína, diz OMS

04/09 – A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a comunidade internacional está mais bem preparada do que nunca para enfrentar um novo tipo de vírus de gripe, segundo o diretor assistente da organização Keiji Fukuda. De acordo com Fukuda os anos de preparo para enfrentar a gripe aviária levaram à melhora nos estoques de antivirais.

No entanto, a OMS já alertou que a doença, que já matou até 71 pessoas no México, pode se transformar em uma pandemia. O próprio Fukuda afirmou que, entre as 71 mortes, "não sabemos quantos são novos casos". Casos da doença foram confirmados entre estudantes de Nova York, mas, em uma declaração o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que "não há razão para pânico entre os americanos".

Fukuda afirmou que o comitê de emergência da OMS chegou à conclusão de que a situação é "muito séria", uma emergência de saúde pública internacional.

"Pedimos que os países ajudem a esclarecer a situação, forneçam o máximo de informação possível. Por exemplo: pedimos que todos os países aumentem a vigilância e o cuidado para que possamos detectar o mais rápido possível como este vírus está se espalhando", afirmou.

Outros casos suspeitos da doença já foram detectados em outros continentes. Na França, as autoridades de saúde informaram ao jornal Le Parisienque existem dois casos suspeitos, duas pessoas que acabaram de voltar de uma viagem ao México.

Na Nova Zelândia dez estudantes que fazem parte de um grupo que viajou para o México estão com o vírus da gripe tipo A, o que, apesar de não ser um resultado definitivo, aumenta a chance de que eles estejam infectados pela gripe suína, de acordo com o ministro da Saúde Tony Ryall.

O Ministério da Saúde da Espanha afirmou que três pessoas que voltaram do México com sintomas de gripe estão isoladas e passando por exames.

Em Israel, médicos estão examinando um homem de 26 anos que foi levado ao hospital com sintomas de gripe. Ele acabou de voltar de uma viagem ao México.

Países da Ásia e América Latina já começaram a examinar passageiros em aeroportos para detectar os sintomas da doença.

Vacina

Keiji Fukuda afirmou que, se a situação piorar, o primeiro questionamento será a respeito da disponibilidade de uma vacina contra a gripe suína.

"Já estamos trabalhando com nossos centros colaboradores, o trabalho preliminar necessário para as vacinas, se precisarmos", afirmou.

Segundo a correspondente da BBC em Genebra Imogen Foulkes, a OMS vem se preparando para uma pandemia de gripe desde os casos de Sars e gripe aviária dos últimos anos.

Mas, de acordo com a correspondente, a organização admite que a situação atual ainda não está totalmente clara. Apenas alguns dos casos do México já foram confirmados como de gripe suína em laboratórios.

E nos Estados Unidos os casos confirmados apresentaram sintomas mais leves. Os especialistas querem saber a razão de algumas pessoas ficarem gravemente doentes enquanto outras apresentam apenas sintomas mais leves de gripe.

A variante H1N1 é a mesma que causa surtos de gripes normais em humanos. Mas esta nova versão tem material genético de versões da gripe que geralmente afetam porcos e aves.

O vírus respiratório, que infecta porcos, mas apenas infecta humanos esporadicamente, é transmitido principalmente pela tosse e espirros.

Foulkes afirma que os especialistas da OMS voltarão a se reunir na terça-feira para discutir se vão aumentar o nível de alerta internacional.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos cerca de 20 pessoas foram infectadas, mas nenhuma está em estado grave.

De acordo com o conselheiro de Segurança Doméstica, John Brennan, o presidente Barack Obama está acompanhando a situação e ordenou uma "resposta muito ativa, agressiva e coordenada".

Além dos oito casos confirmados em Nova York, os Estados Unidos também têm sete casos na Califórnia, dois no Texas, dois em Kansas e um em Ohio.

A secretária de Segurança Doméstica Janet Napolitano anunciou que o país declarou estado de emergência pública devido à doença, mas tentou tranquilizar a população, afirmando que o nome "soa mais grave do que realmente é".

"Este é o procedimento operacional padrão e nos permite liberar agências federais, estaduais e locais e seus recursos para prevenção e tratamento, nos permite usar remédios e exames que não poderíamos usar, particularmente em crianças muito novas, e também libera verbas para a aquisição de mais antivirais", afirmou.

Bares e restaurantes fechados

Segundo o correspondente da BBC na cidade do México Stephen Gibbs, o governo mexicano foi criticado devido ao que alguns chamaram de reação lenta à gripe suína. Mas agora está tomando medidas mais severas para conter o vírus.

Prédios públicos foram fechados e centenas de eventos cancelados. Escolas na capital e ao redor da Cidade do México ficarão fechadas até o dia 6 de maio e cerca de 70% dos bares e restaurantes na capital também foram fechados temporariamente.

O presidente mexicano Felipe Calderon anunciou medidas de emergência para lidar com a situação como poderes especiais para isolar pessoas com suspeita da doença, sem enfrentar problemas jurídicos.

O ministro da Saúde mexicano, José Córdova, afirmou que um total de 1.324 pessoas foram internadas com sintomas da doença desde 13 de abril.

Gripe Suína tem potencial pandêmico

04/09 - A Organização Mundial de Sáude fez soar o alarme. De acordo com a OMS, o vírus que já matou duas dezenas de pessoas no México teve origem na estirpe animal do vírus H1N1 e tem um potencial pandémico.

Neste país da América central, a organização registou até 23 de Abril 850 casos de pneumonia, dos quais 59 resultaram em morte. Um total de 18 casos foi confirmado em laboratório como sendo o resultado da gripe suína.

As autoridades mexicanas já deram a conhecer o medicamento que está a ser utilizado para vacinar as pessoas infectadas que se encontram nos hospitais e admitem que há mais mortes que estão a ser investigadas.

Ainda de acordo com a OMS, a situação está a evoluir muito rapidamente, razão pela qual a directora da organização apela para que todos os países trabalhem em estreita colaboração com a OMS para saber exactamente “onde é que a doença está a infectar pessoas fora dos Estados Unidos e do México.”

A maioria dos países do continente americano, entre os quais o Brasil, já estão em alerta e adoptaram medidas de prevenção contra a gripe suína.

E por falar de medidas de prevenção, no Japão, as autoridades sanitárias começaram a controlar os passageiros que chegam ao aeroporto de Tóquio provenientes do México.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna
http://www.departamentomedico.com/noticias
http://pt.euronews.net/2009/04/27/a-gripe-suina-chegou-a-europa/
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090425_gripealertapandemia_np.shtml
CDC
Portal G1