CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Maior purificador de ar do mundo suga poluição atmosférica e a transforma em joias

purar105/07/2016 - Segundo um estudo realizado recentemente por pesquisadores da UC Berkeley, nos Estados Unidos, a poluição atmosférica mata cerca de 4.000 pessoas todos os anos na China. Nos EUA, 4 a cada 10 pessoas vivem em municípios com níveis insalubres de ozônio e poluição por partículas, de acordo com a American Lung Association. Assim, para ajudar a limpar esse ar e a torná-lo novamente respirável, o designer holandês, Daan Roosegaarde criou um gigantesco purificador de ar com 7 metros de altura, o qual chamou de Smog Free Tower. O “prédio” é capaz de sugar a fumaça como um vácuo, através do seu topo e depois filtrá-lo para novamente lançá-lo de a atmosfera ...

por meio das aberturas localizadas em seus seis lados. A Smog Free Towers pode limpar mais de 30.000 metros cúbicos de ar por hora e funciona em 1.400 watts de energia verde. O projeto foi financiado através de crowdfunding pela Kickstarter e começou há três anos, por meio de pesquisa e desenvolvimento por parte do designer. O protótipo foi apresentado recentemente em Rotterdam, na Holanda. Segundo o site oficial de Roosegaarde, ele foi criado para ser utilizado especificamente em parques públicos.

purar2

Descrevendo o funcionamento de sua criação, ele diz que a Smog Free Towers funciona com uma “pequena corrente positiva. Um eletrodo irá enviar íons positivos no ar que se anexarão as partículas de poeira. Então, uma superfície carregada negativamente – o contador de eletrodos – atrairá os íons, juntamente com as partículas de poeira, armazenando-os dentro da torre. Essa tecnologia consegue capturar partículas ultrafinas que os sistemas convencionais de filtração de poluição não são capazes de fazer”.

purar3

No entanto, o purificador pode fazer muito mais que isso. As partículas finas de carvão coletadas por ele podem ser condensadas e transformadas em pequenas “pedras preciosas”, sendo incorporadas a peças de joalheria como anéis e abotoaduras. Cada uma das pedras é equivalente a 1.000 metros cúbicos de ar.Enquanto o protótipo foi criado para Rotterdam, o designer disse que, eventualmente, planeja implantar outros modelos em Pequim, Cidade do México, Paris e Los Angeles.


Fonte: http://www.jornalciencia.com/