CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DroneGun: Arma anti-drone !

ardro outras1Noverbro de 2016 - Armas feitas para derrubar drones já não são nem de longe novidade atualmente. Mas, enquanto muitos desses aparelhos são enormes bazucas disparadoras de redes – ou seja, que podem acabar errando o alvo facilmente – uma arma desenvolvida pela empresa DroneShield chamada DroneGun promete uma solução muito mais eficiente. Mas o que torna ele tão interessante? Simples: ele não precisa de munição ou treinamento, nem danifica o drone invasor. Em resumo, a DroneGun é um gigantesco bloqueador de sinal na forma de uma arma, com um alcance de nada menos do que 2 km de seu alvo (muito mais do que outras armas anti-drone) e algumas outras funções bem interessantes.

Ao mirar no done e apertar o gatilho, a DroneGun para a transmissão de vídeo do operador do veículo; a partir dali, eles podem desde fazer com que o alvo pouse imediatamente para ser recolhido (ou até investigado) ou simplesmente fazê-lo retornar ao seu dono – o que torna mais fácil encontrar o infrator. 

ardro outras1a

Antes que você comece a pensar na aquisição de uma DroneGun, é importante avisar que, até o momento, o aparelho não está autorizado para venda civil. Logo, só espere ver uma belezinha dessas nas mãos de organizações governamentais nos EUA.

Ameaça

O sucesso dos drones no mercado foi surpreendente. Os aparelhos voadores ganharam espaço pegando carona na tendência da mobilidade. Um app em um smartphone transforma qualquer um em piloto, algo que antes só seria possível com uma sala de comando. O preço tem caído constantemente e novas utilidades para os drones são descobertas a cada semana.

ardro outras2 ardro outras2a

Mas esse sucesso todo também traz consequências. Os quadricópteros são excelentes para fazer imagens aéreas, estão sendo usados na agricultura e vigilância patrimonial. É ótimo que os drones possam entregar sua pizza em casa ou o livro que você comprou em um site qualquer. Mas e quando eles começam a incomodar? E se alguém tentar saber mais de sua vida colocando um aparelho desses voando sobre sua casa todo dia e toda noite?

ardro outras2b ardro outras2c

A privacidade é só um dos problemas visualizados com os drones ganhando mercado. Em aeroportos eles já são uma ameaça aos aviões. Os aparelhos podem danificar fuselagem ou turbinas e causar acidentes graves. A segurança pública também está em alerta. Polícias de vários países começam a usar drones para caçar drones ou tentam táticas que anulem esses objetos voadores que podem estar sendo usados por criminosos e terroristas.

ardro outras3 ardro outras3a

Acreditando que o mercado anti drone é algo que deve crescer também, a empresa DroneShield criou a DroneGun. A arma emite um pulso que anula os sinais que coordenam o aparelho voador. Como várias soluções desse tipo, ela não destrói o drone, mas faz ele pousar ou voltar ao local de partida. Com isso, é possível também descobrir quem o está controlando.

ardro1

ardro2 

ardro3

ardro4

ardro5

Fonte: https://www.tecmundo.com.br
           r7