CIÊNCIA E TECNOLOGIA

14 Armas terríveis e desumanas proibidas nas guerras

argue12016 - 1. Armadilhas: Estas armadilhas podem parecer ultrapassadas, mas elas foram usadas na Segunda Guerra Mundial e na Guerra do Vietnã. Para poder confrontar o poderio bélico americano e ganhar a guerra os vietnamitas tiveram que se valer de táticas de guerrilhas e muitas armadilhas soltas pela floresta que se não matava o inimigo, no mínimo o dilacerava a ponto de ter que mandar o soldado de volta para casa. Dependendo de como caísse na armadilha, levar um tiro seria ter melhor sorte.

2. Gás Mostarda

argue2

Leia também - M.O.A.B

Este gás amarelo letal foi utilizado de forma eficiente na frente Ocidental na Primeira Guerra Mundial para limpar trincheiras. Ele derrete os pulmões das pessoas quando inalado. A ingestão do gás irrita mucosas e membranas, causando ardência, grandes bolhas e queimaduras internas. Se a quantidade de gás for grande, afeta todo o sistema digestivo. Os sintomas aparecem após 24 horas. Por se misturar com gordura, o agente é facilmente absorvido pelo organismo, e ainda é capaz de atravessar roupas.

3. Bombas Radioativas

argue3

Quando falamos em bomba radioativa, referimo-nos às bombas nucleares, atômicas etc., não importa o termo usado, o que importa é entender o que se passa no interior desses dispositivos. A força destrutiva de uma bomba está na radiação ionizante do material contido nela. Tal radiação provém de isótopos radioativos, que nada mais são que átomos simples que se degradam com o tempo. No contato com a radiação pode ocorrer tanto a quebra da fita de DNA como uma mutação na mesma. Ambos os efeitos são prejudiciais, pois o dano em muitas células implica no aparecimento de várias doenças. O câncer é um triste exemplo de enfermidade causada pela mutação em células.

4. Armas Biológicas

argue4

Infectar inimigos com doenças mortais é um dos mais antigos truques, e elas sempre se espalham para a população em geral. As armas biológicas são as mais temidas na atualidade, pois são capazes de devastar várias sociedades contaminando a água, o ar, a terra e os alimentos. São feitas a partir de toxinas, bactérias, vírus, fungos ou outros microorganismos que são fabricados em laboratório e prejudicam a saúde do homem. Tais agentes patológicos ao serem inalados, ingeridos e acesso por meio das vias cutâneas conseguem agir rapidamente no organismo tornando-se extremamente letal. Inicialmente os indivíduos sentem os mesmos sintomas da gripe, porém após um rápido tempo começam a sentir dores pelo corpo, irritação da garganta, tosse, catarro e manchas sobre a pele.

5. Gás Asfixiante

argue5

Uma das armas mais destrutivas conhecidas pelo homem é o gás asfixiante, ele destrói o sistema nervoso. Os gases asfixiantes podem ser simples ou químicos. Dá-se o nome de asfixiantes simples àqueles que não atuam diretamente sobre o organismo, mas tomam o lugar do oxigênio no pulmão. Portanto, se houver oxigênio no ar em quantidade suficiente para manter a vida humana, a presença do gás asfixiante simples não causa asfixia e para que surjam os primeiros sintomas é necessário reduzir apreciavelmente a concentração do oxigênio; para isso, a concentração do asfixiante simples deve atingir pelo menos 33% na mistura do ar. Exemplos de asfixiantes simples: gás carbônico, metano, etano, butano, acetileno, óxido nitroso, etc.

6. Spray de Pimenta

argue6

São permitidos para uso em auto-defesa (civil), mas não em uma guerra. Spray de pimenta, gás pimenta ou gás OC (de Oleorresina Capsicum) é um gás lacrimogêneo (composto químico que irrita os olhos e causa lacrimejo, dor e mesmo cegueira temporária), geralmente usado por forças de segurança para controle de distúrbios civis ou em alguns países para defesa pessoal.Geralmente é obtida com o extrato de pimenta natural e acondicionada em sprays ou bombas de efeito moral. Atua nas mucosas dos olhos, nariz e da boca, causando irritação, ardor e sensação de pânico.

Leia também - O Computador Quântico

O seu componente ativo é a oleorresina das plantas do gênero Capsicum - a capsaicina, obtida da pele da semente e que, no organismo dos pássaros funciona como um anestésico natural, enquanto que nos humanos causa o ardor. Na fabricação do gás, a capsaicina é misturada a uma espécie de óleo sintético, para dificultar a remoção do produto. Por isso, inútil que a vítima lave a área atingida com água. É um agente de baixo grau de periculosidade mas pode causar a morte em casos raros. A União das Liberdades Civis Americanas afirma ter documentado 40 mortes pelo uso de sprays de gás pimenta.

7. Minas Terrestres Que Explodem Imediatamente

argue7

Uma mina terrestre é um engenho explosivo que é activado por uma pessoa ou um veículo ou deflagrado à distância através de um fio eléctrico ou um sinal de rádio. A maior parte das minas são colocadas sobre o solo ou enterradas. Fabricadas normalmente com materiais duradouros como plástico, baquelite, betão, vidro ou metal, as minas destinam-se a sobreviver aos efeitos do tempo, do clima e das estações. A sua finalidade é inutilizar e imobilizar veículos ou matar pessoas.

8. Gás Lacrimogêneo

argue8

Gás lacrimogêneo ou gás lacrimogéneo é o nome genérico dado a vários tipos de substâncias irritantes da pele, dos olhos e das vias respiratórias, tais como o brometo de benzila, ou o gás CS (clorobenzilideno malononitrilo). Ao estimular os nervos da córnea, esses gases causam, de imediato, lacrimação, dor e até mesmo cegueira temporária. Além disso, podem causar quadros graves de alergia respiratória, tanto aos atacantes como às vítimas, podendo levar à morte. Nesse sentido, seu uso tem sido contestado por especialistas e grupos defensores de direitos humanos, que também apontam a relação próxima entre algumas indústrias coligadas com as forças armadas e de segurança dos governos, que permitem a generalização do uso do gás como arma preferencial na repressão aos movimentos de rua desde os anos 1960. Classificado como arma química, o seu uso foi banido pela Convenção de Armas Químicas de 1993, considerando-se a letalidade do gás quando em alta concentração. Muitas bombas de gás lacrimogêneo vem com avisos como: "PERIGO: Não dispare diretamente contra uma pessoa. Pode causar graves lesões ou morte." Mesmo assim, elas são costumeira e indiscriminadamente usadas para manutenção da ordem interna pelas polícias de muitos países, sobretudo para conter ou reprimir manifestações de massa.

9. Munição Envenenada

argue9

Sobreviver a um tiro já é bastante difícil, mas usar balas envenenadas é uma maneira de garantir mortes.

10. Gás Fosgênio

argue10

Fosgênio é um composto organoclorado formulado em {\displaystyle {\ce {COCl2}}} {\displaystyle {\ce {COCl2}}}, tóxico e corrosivo. é um gás branco quando puro e em temperatura ambiente, possui um cheiro de feno mofado, fosgênio pertence a família dos agentes de choque, agentes de choque são conhecidos por causar irritação severa ao nariz, garganta, olhos e o trato respiratório, o que causa em excesso de fluidos, estes fluidos acabam então por causar o sufocamento, mesmo sendo dito fosgênio não é um agente de sangue mas é classificado por sua natureza de cancelar o fornecimento de oxigênio que provem da respiração, agentes similares a fosgênio, são, Dióxido de nitrogênio, Cloro, Bromo, oxido nítrico e Difosgenio.

11. Raios Laser

argue11

O raio laser é um tipo de radiação eletromagnética visível ao olho humano. Laser é uma palavra que é formada a partir das palavras light amplification by stimulated emission of radiation, que juntas significam “amplificação da luz por emissão estimulada por radiação”.

Leia também - Carros que Estacionam Sozinhos

O laser possui características especiais como, por exemplo, ela ser monocromática, coerente e colimada, além de ter larga aplicação tecnológica e científica que vem se expandindo cada dia mais. Feixes de raio laser não são exatamente usados para cortar as pessoas no meio, mas eles podem cegá-las, por isso são proibidos.

12. Lança-chamas

argue12

Um lança-chamas é um aparelho mecânico desenhado para projetar uma chama longa e controlável, ou, literalmente, lançar chamas. Alguns gêneros, incluindo os lança-chamas militares mais comuns, projetam um líquido inflamável, enquanto outros, projetam um gás inflamável. É utilizado pelas forças militares e por civis que precisem de uma chama controlada, tais como, na agricultura ou no combate a incêndios. Muitos lança-chamas, não militares, não utilizam um líquido inflamável, mas em vez disso, um gás inflamável de alta pressão, tais como, gás propano ou gás natural; que são considerados mais seguros para utilização agrícola, industrial.Embora não sejam exatamente proibidos completamente nas guerras, eles estão proibidos de serem usados em áreas habitadas.

13. Gasolina Gelatinosa

argue13

A substância é formulada para queimar a uma taxa específica e aderir aos materiais. O napalm é misturado com a gasolina gélida (ou gelatinosa) em diferentes proporções para alcançar este objetivo. ...

Leia também - Sling Box

Na Segunda Guerra Mundial, as Forças aliadas bombardearam cidades do Japão com bombas incendiárias feitas com napalm. Assim como o lança-chamas, a gasolina gelatinosa só pode ser usada contra soldados, não civis.

14. Minas de Plástico

argue14

Outra lei considerando minas terrestres é que elas são permitidas se os estilhaços puderem ser detectados por Raios-X.


Fonte: http://www.sedentario.org
           https://mundoestranho.abril.com.br
           mundoeducacao.bol.uol.com.br
           http://www.geocities.ws
           https://pt.wikipedia.org
           http://www.unric.org