CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A Dama Tóxica

toxda2Tudo começou em 19 de fevereiro de 1994, quando uma paciente com câncer de colo de útero avançado, chamada Gloria Ramírez, ingressou na emergência desorientada e com palpitações. Ao tentar uma desfibrilação, os médicos observaram uma camada oleosa sobre o tórax da mulher e sentiram um forte cheiro, semelhante a alho, emanar dela. Nesse momento, os médicos começaram a se sentir fracos e tontos até caírem desmaiados, um atrás do outro. Felizmente, alguns poucos médicos conseguiram resistir ao estranho efeito provocado pela condição dessa mulher “tóxica” (como seria chamada posteriormente pelos médicos)...

e deram prosseguimento ao atendimento. Pouco tempo depois, Gloria faleceu por uma obstrução renal.

Leia também - Consciência não-local

Foram 23 os funcionários do hospital que apresentaram apneias, pancreatite, hepatite, tremores e necrose vascular depois de atender a mulher. Uma equipe de patologistas, especializada no manuseio de materiais perigosos, encarregou-se da autópsia, e, após alguns dias de pesquisa, o Laboratório Nacional de Lawrence Livermore apresentou sua hipótese: “a mulher tóxica” pode ter usado dimetilsulfóxido (DMSO), um solvente utilizado como remédio caseiro para a dor. Trata-se de um gel que é colocado sobre a pele, o que explica o odor que os médicos sentiram e a substância oleosa no tórax da paciente.

O departamento de saúde da califórnia colocou 2 cientistas para pesquisar o caso, os doutores Ana Maria Osório e Kersten Waller. Foram entrevistados 34 funcionários do hospital que estiveram trabalhando na sala de emergência naquele dia. Usando um questionário eles descobriram que as pessoas com sintomas mais severos como perda da consciência, falta de ar, e espasmos musculares tinham certas coisas em comum. Pessoas que trabalhavam nos pés de Ramirez e com seu sangue sofreram mais risco. A pesquisa revelou que as mulheres sofreram reações maiores que os homens, e todo mundo teve o teste de sangue normal.

Leia também - Tecnologia pode criar elite de super-humanos e massa de 'inúteis', diz autor de best-seller

A teoria dos médicos é que a substância se acumulou no organismo por causa da obstrução renal e se converteu em dimetil sulfona (DMSO2) após darem oxigênio à mulher. Em seguida, as descargas elétricas da desfibrilação acabaram transformando a substância em sulfato de dimetilo (DMSO4), um gás venenoso e potente. Os efeitos da exposição a esse gás correspondem aos sintomas apresentados pelos médicos afetados. Por isso, essa é uma explicação plausível para o evento misterioso.


Fonte: SUPERCURIOSO
           http://medob.blogspot.com.br