CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O primeiro trem do mundo 100% movido a energia solar

tremsol topoPor Guilherme Lupino, 18/12/2017 - Sim, já é realidade: o primeiro modelo de trem 100% movido a energia solar do mundo está operando em Byron Bay, na Austrália. A Byron Bay Railroad Company, responsável pelo projeto, restaurou um trem de patrimônio, equipando-o com uma matriz solar de 6,5 kW feita por painéis solares flexíveis. A companhia restaurou os trilhos e até mesmo uma ponte entre a cidade de Byron Bay e Elements of Byron Bay para fornecer transporte público a preços acessíveis para moradores locais e visitantes. O veículo comporta 100 passageiros sentados e mais alguns em pé, além de apresentar espaço para bagagem, bicicletas e pranchas de surfe.

A tarifa para cada trecho é de 3 dólares para adultos, 2 dólares para crianças entre 6 e 13 anos e gratuita para crianças até 5 anos.

Leia também - Google Home torna sua casa inteligente com o controle da sua voz

A Byron Bay Railroad Company gastou US$ 4 milhões para entrar em operação, incluindo US$ 1,8 milhão para restaurar os trilhos e reconstruir a ponte sobre Belongil Creek. Mais US $ 1 milhão foi gasto nas duas plataformas e galpão de trem, como $ 750 mil na restauração do trem e sua conversão para energia solar.

tremsol4

Os painéis solares, que revestem todo o teto do veículo, armazenam energia em um sistema de baterias de 77 kWh, que também pode ser carregado entre cada viagem a partir de uma matriz solar de 30kW localizada na estação principal. O conjunto de baterias tem a mesma capacidade de um Tesla Model S, de acordo com a RenewEconomy, e pode fazer entre 12 a 15 viagens com uma carga.

tremsol2

Além disso, o trem conta com um sistema de frenagem regenerativo que recupera cerca de 25% da energia gerada cada vez que os freios são utilizados. A iluminação, o poder de tração, os circuitos de controle e os compressores de ar do trem são todos alimentados por baterias. Muito bacana, não?


Fonte: http://thegreenestpost.com
           http://www.algar.com.br