CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A TV modular de 146 polegadas da Sansung

tvmodu1Por Lucas Agrela, 09/01/2018 - Aparelho é modular e pode ser montado de acordo com o espaço disponível na sua casa. Com uma nova tecnologia de tela para melhorar o contraste das imagens, a Samsung anunciou nesta semana a The Wall, uma TV modular que tem 146 polegadas. Seu display usa o novo MicroLED. Em TVs LED tradicionais, uma painel ilumina os pixels que formam as imagens que você vê. Isso pode prejudicar a fidelidade de cores, bem como o contraste das cenas.

Imagine que tudo esteja preto na tela. Mesmo assim, haverá uma luz de fundo iluminando-a. No caso da MicroLED, isso não acontece. Os pixels têm luzes próprias e se apagam quando é preciso reproduzir uma cena completa ou parte dela totalmente que seja preta. “Com isso, a sensação de preto profundo e puro é muito forte, o contraste é muito impressionante”, afirmou Guilherme Campos, gerente de produto da área de TV da Samsung Brasil, em entrevista ao Site EXAME.

Leia também - 14 Armas terríveis e desumanas proibidas nas guerras

Vale notar que a proposta da nova tecnologia da marca é a mesma da LG e da Sony com o Oled, que também tem controle de iluminação por pixel e não usa painel de retroiluminação. A diferença é que o painel da Samsung não utiliza materiais orgânicos, presentes no Oled.

Campos também ressaltou que a The Wall é um aparelho que pode ser ampliado ou montado da forma que consumidor desejar.

“O consumidor não precisa de uma tela tão grande em casa (de 146 polegadas), mas, como ele é o primeiro televisor modular do mundo, se ele mudar de casa ou de ambiente, ele consegue montá-la de acordo com o espaço que ele tem. Para isso, é preciso comprar módulos para mexer sensivelmente o tamanho das polegadas da TV”, declarou o porta-voz da Samsung. Por enquanto, não há previsão de lançamento da The Wall, nem preço oficial para nenhum mercado.

TV 8k

A Samsung anunciou a sua primeira TV 8k com tecnologia QLED, lançada no ano passado. O novo aparelho será vendido na Coreia do Sul e nos Estados Unidos a partir do segundo semestre deste ano, mas ainda não há preço definido para o produto. Para a CES 2018, a LG anunciou uma TV com resolução 8K, que também não tem preço. A Samsung apresentou também uma televisão QLED, de tecnologia 8K com inteligência artificial. O aparelho possui um algoritmo que ajusta a resolução de tela com base nas características de qualidade da imagem de cada cena projetada, melhorando continuamente a qualidade da imagem e transformando qualquer tipo de conteúdo em uma alta resolução de 8K -- equivalente a oito vezes a atual resolução Full HD.

LG aposta em inteligência artificial ThinQ e casa conectada na CES 2018

Com o nome The Wall (“A Parede”, em português), a Samsung batizou um conceito interessante de um televisor com recursos modulares e que pode chegar a 146 polegadas. A novidade utiliza tecnologia de MicroLEDs, que não precisam da iluminação associada aos LEDs convencionais. Essa característica torna esse tipo de LED similar ao OLED, mas sem as desvantagens do alto custo e da complexidade de fabricação. A TV pode ter suas dimensões definidas de acordo com as necessidades do consumidor, mas a Samsung não detalhou exatamente como isso vai funcionar na prática. Ainda não se sabe se o consumidor poderá comprar painéis independentes e montar sua TV modular de acordo com o bolso e a necessidade.

Leia também - Construa seu próprio raio trator sônico

A marca se limita a dizer que o consumidor poderá usar a “tela modular para criar um display do tamanho de uma parede ou, simplesmente, aumentar o tamanho de sua TV para aproveitar melhor um novo espaço em casa”. A ideia curiosa é demonstrada na CES 2018 como um conceito, mas a fabricante fala em lançamento comercial do produto já no primeiro semestre desse ano.

Fonte: https://exame.abril.com.br
           http://www.estadao.com.br/
           https://www.techtudo.com.br