CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Coma de álcool

comal1O fato de que o alcoolismo é uma doença, ninguém duvida. O tratamento do alcoolismo é longo e difícil. Os alcoólatras morrem de doenças para as quais esse vício ou de acidentes leva, por negligência. Uma das complicações de beber é o coma de álcool. O pior de tudo, o coma alcoólico pode ocorrer não só no contexto do alcoolismo, porque o efeito tóxico do álcool pode causar o desenvolvimento do coma em um pequeno bebedor ou em uma pessoa que só bebe em feriados. Vamos ver porque o coma do álcool ocorre, o que é isso?

Causas de coma alcoólico

Etanol ou álcool, afetando o corpo humano, causa intoxicação por álcool. Apesar do fato de que muitos acreditam que o álcool pode melhorar o humor, é relaxante - esta é apenas a primeira fase da ação do álcool. Então, a sonolência, a indiferença e as funções cerebrais posteriores, que fornecem processos vitais ao corpo, estão deprimidas. O coma alcoólico pode ocorrer se o teor de álcool no sangue for de 3%, o que corresponde a envenenamento por álcool grave. Em alguns casos, mesmo 300 a 500 ml ingeridos em um curto período de tempo podem levar a um coma alcoólico. O álcool é facilmente absorvido pelas membranas mucosas, um quinto da dose de álcool entra no sangue do estômago, o resto é gradualmente absorvido no intestino.

O desenvolvimento de envenenamento por álcool grave contribui para:

falta de comida no estômago (você não pode beber álcool com o estômago vazio);

a quantidade de álcool consumida (pequenas doses de álcool são eliminadas por meio de suor, urina e respiração; seus 90% são decompostos no fígado);

Leia também - Mais de 500 milhões de planetas podem ter vida

bebida alcoólica forte (o teor de álcool é maior em bebidas fortes, mas bebidas com uma força de até 30% são absorvidas mais rapidamente no sangue). O coma de álcool se desenvolve se a quantidade de álcool no sangue for 0,3–0,7 (ppm), e isso é menos do que 0,5 litros de álcool a 96%, bebido em um curto período de tempo, uma pessoa de constituição normal. A morte por álcool ocorre quando o sangue contém 5-8 g / l de etanol. Naturalmente, a reação ao consumo de álcool é diferente para todas as pessoas, e esses são os indicadores mais comuns. Há pessoas que têm coma alcoólico e vem com uma quantidade menor de etanol no sangue, enquanto outras devem ter uma dose maior. Além disso, alimentos densos e gordurosos reduzem a absorção no sangue e o álcool é eliminado mais cedo do que sua concentração atinge níveis letais.

O que é coma alcoólico? Como determinar se uma pessoa desenvolve coma? O coma alcoólico é um estado em que, no contexto do consumo de álcool, uma pessoa tem uma perda de consciência, ele não se recupera nem mesmo com um som forte (choro), tapas e o cheiro de amônia. Com o coma alcoólico, os sintomas mudam à medida que você se aprofunda. Existem 3 fases de coma.

O estágio inicial de desenvolvimento de coma de álcool. A consciência está ausente, uma pessoa pode fazer alguns movimentos nos membros, mas eles são irregulares. Às vezes, são observadas contrações involuntárias dos músculos, incluindo músculos lisos do estômago (vômitos), bexiga (micção involuntária). A pele do rosto é roxa ou azulada. As pupilas são estreitadas, mas há uma reação à luz, às vezes há movimentos flutuantes. A respiração é frequente, mas rouca, devido ao aumento da salivação e do muco. A pressão é normal ou levemente elevada, o pulso é frequente.

O estágio médio de desenvolvimento de coma de álcool. Excitação diminui, os músculos do paciente relaxam. A pressão diminui, a bala se torna lenta, fraca. Os alunos não respondem à luz. Respirar diminui, torna-se superficial. Muitas vezes há descarga de fezes e urina.

Estágio profundo de desenvolvimento de coma alcoólico. Caracteriza-se por depressão respiratória ainda maior, torna-se raro, ritmo perturbado, pausa. Isso reduz o suprimento de oxigênio para os tecidos e o rosto fica azulado. O paciente é pálido, os membros são cianóticos (azulados), há suor pegajoso. Isto é devido ao abrandamento do coração, o pulso é mal palpável, a pressão cai. O suprimento de sangue prejudicado para os órgãos pode levar a mudanças nos rins. A urina fica escura, marrom e sangrenta. Este é um sintoma do desenvolvimento de insuficiência renal aguda (IRA). Mas, mais frequentemente, a causa da morte nesse estágio é insuficiência cardíaca ou respiratória aguda.

Se você encontrar uma pessoa com sinais de coma alcoólico na rua, você deve imediatamente chamar uma ambulância! Sinais de coma alcoólico: falta de consciência, ausência de reação ao som, tapas, pupilas e cheiro de álcool da boca.

Os primeiros sintomas do início do coma de álcool

Quando um coma alcoólico se desenvolve diante de seus olhos, você pode ver que, depois de tomar certa dose de álcool, a pessoa começa a sentir tontura, fica desorientada, nem sempre entende onde está, confunde a localização dos quartos em um local familiar e não consegue encontrar os itens necessários. Um rosto pálido, fraqueza, pupilas alongadas, espasmos musculares ou cãibras são os primeiros sinais de um início de coma alcoólico.

Se neste momento para ajudá-lo a esvaziar o estômago, causando vômitos, dar 5-6 comprimidos de carvão ativado e deitar de lado, então coma pode não ser. O homem vai dormir. De manhã, claro, sofrerá muito de uma ressaca. Ele terá uma dor de cabeça, diarréia e outros fenômenos dispépticos (vômitos, náuseas, azia) podem ocorrer. Se não houver problemas respiratórios e cardíacos, essa condição pode ser tratada em casa. É necessário prover o paciente com o resto, como sons fortes, a luz pode causar a irritação e a dor de cabeça. É necessário estabelecer um regime de beber - beber muita água, sucos, água mineral, a fim de remover rapidamente os produtos de troca de álcool do corpo. Você pode beber remédio para dor.

Primeiros socorros

Quando o paciente desmaiar e não responder aos outros, chame imediatamente uma ambulância! Naturalmente, o estágio inicial do coma alcoólico muitas vezes passa por conta própria, mas não vale a pena o risco. Quanto tempo dura um coma alcoólico se não houver distúrbios do coração e da respiração? - fácil de responder - não mais de 6 horas. Se durante esse tempo a resposta do paciente ao ambiente não tiver mudado, o coma já passou para o segundo estágio e a terapia intensiva é necessária. Esta é uma condição perigosa, então você não deve esperar por uma saída espontânea de um coma, você precisa chamar uma ambulância no primeiro sinal.

Leia também - Universo Holográfico, um novo paradigma

comal2

O que fazer antes da chegada da ambulância? O principal perigo no desenvolvimento do coma alcoólico é a insuficiência respiratória devido à aspiração (ingestão de muco ou vômito no trato respiratório) ou por causa do afundamento da língua, que bloqueia a entrada da laringe e interfere no fluxo de ar para os pulmões. Portanto, se houver sinais de coma alcoólico, os primeiros socorros de emergência incluem os seguintes passos.

- É necessário colocar o paciente no lado esquerdo. Para que sua posição seja estável, ele deve esticar o braço esquerdo para frente e dobrar a perna no joelho.

- Limpe a boca do vômito. Isso pode ser feito com o dedo indicador enrolado em um pedaço de pano, se não houver alça e gaze na mão.

- Excesso de muco ou vômito nas passagens nasais, médicos ambulância removida por sucção, mas em casa uma seringa comum vai ajudar.

- Para não afundar a língua, você pode jogar a cabeça para trás e empurrar a mandíbula para a frente. Para fazer isso, pressione com os polegares nos cantos da mandíbula e, com os dedos indicadores, eles pressionam o queixo, abrindo a boca. Médicos de ambulância pode usar um suporte de língua ou dutos de ar especiais para isso.

- Quando um paciente tem convulsões, você precisa segurá-lo para que ele não bata contra peças de mobília estreitamente localizadas.

Os primeiros socorros para o coma alcoólico ajudam a evitar complicações como a pneumonia por aspiração. Esta é uma condição perigosa causada pela ingestão de conteúdo estomacal durante o vômito nos pulmões.

Também há outra complicação - o laringoespasmo, quando, no contexto da irritação pelo vômito, as cordas vocais se comprimem agudamente, e o paciente não pode inalar. Em tal situação, uma intubação traqueal urgente pode ser necessária - uma traqueotomia (uma incisão é feita na pele, tecido subcutâneo e traquéia para formar um buraco com o ambiente externo através do qual o ar fluirá). Isso só pode ser feito por um especialista.

O coma de álcool tem o código ICD 10 - T51, o que significa que é considerado uma doença separada de acordo com a classificação internacional de doenças.

Para retirar uma pessoa de uma coma alcoólica, as seguintes medidas terapêuticas são necessárias. Lave o estômago com um tubo gástrico para limpar a água. Lavar o estômago em casa, sem uma sonda, é inaceitável, pode levar à aspiração. Realizar terapia intensiva por meio de soluções fisiológicas intravenosas e glicose a 5% em um volume de 1,5-2 litros. Também é mostrada a introdução de uma solução a 4% de bicarbonato de sódio, que reduzirá a acidez do sangue. Surge por causa dos produtos da troca de álcool.

Para a rápida remoção de água do corpo, os diuréticos são injetados ("Furosemide"), você deve primeiro colocar um cateter na bexiga para monitorar a quantidade de líquido injetado e excretado. Isso é importante, pois o coma alcoólico é acompanhado por hipóxia cerebral (falta de oxigênio), que pode causar edema cerebral com grave comprometimento da atividade cerebral. Por isso, no contexto da administração intensiva de soluções, as preparações osmóticas usam-se ("Mannitol"). A administração de atropina ajuda a reduzir a saliva e o muco excessivos nos pulmões e também suporta o funcionamento do coração, evitando o pulso lento (bradicardia). O aparecimento de bradicardia fala do aprofundamento do coma alcoólico.

Leia também - Bugatti Veyron EB 16.4 Super Sport

A queda da pressão arterial pode ser ajustada por meios vasculares ou medicamentos hormonais. Desde álcool intoxicação produtos da decadência do etanol, afetar negativamente as células do sistema nervoso, injetado vitaminas do complexo B, vitamina C, ácido nicotínico. Se houver problemas respiratórios ou se o paciente tiver aspiração de vômito, intubação (inserção do tubo endotraqueal na traqueia), limpeza do tronco pulmonar e dos brônquios com broncoscópio ou aspiração e ventilação artificial dos pulmões são indicados. Em seguida, o paciente é prescrito um curso de antibióticos para prevenir a pneumonia.

Consequências do coma alcoólico

Com tratamento atempado adequado, o paciente deixa o coma alcoólico dentro de 2 a 4 horas. Mas mesmo com um curso favorável de coma alcoólico provoca conseqüências na forma de contusões e lesões durante uma queda, dor de cabeça, perda de memória. Alguns dos efeitos do coma alcoólico podem levar a um agravamento da condição e da morte do paciente.

Insuficiência renal aguda. Ocorre com compressão prolongada dos músculos, sob o peso do corpo. A mioglobina, que está contida neles, é destruída e excretada pelos rins, entupindo seus túbulos. Isso leva ao pára-raios. Portanto, uma pessoa em coma alcoólico não pode ser deixada na mesma postura por um longo tempo, você precisa entregá-lo periodicamente.

Inflamação do pulmão contra o pano de fundo da aspiração. O efeito agressivo do suco gástrico, pode causar a destruição do tecido pulmonar, e a adesão da infecção piora significativamente o prognóstico. A destruição das células do córtex cerebral no contexto da intoxicação alcoólica pode levar a uma diminuição das capacidades mentais ou demência. O coma alcoólico é uma condição perigosa que pode levar à morte. Nos primeiros sinais de coma, chame uma ambulância, somente o atendimento médico oportuno pode salvar a vida de uma pessoa.

 

Fonte: http://pt.intoxication-stop.com