CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Quantino o carro movido a água salgada que fez 150 mil quilômetros

carhid1A nanoFlowcell é uma marca protótipo do carro Quantino movido a água, neste caso a água salgada. E recentemente numa experiência o Quantino completou mais de 150 mil quilômetros em estrada tendo como combustível a água salgada. Como Funciona a NanoFlowcell? O funcionamento da tecnologia da nanoFlowcell é em tudo idêntico à de uma célula de combustível, só que recorre à água salgada invés do hidrogênio! Assim, os iões positivos ficam separados dos iões negativos, sendo que ambos ao passarem por uma membrana se misturam e interagem, e é essa interação que gera energia elétrica que permite mover o automóvel!

O resultado final dessa mistura do líquido de iões gera água, tal como na célula de combustível de hidrogênio, mas tem como vantagem o fato de permitir que o veículo se movimente com zero emissões de carbono e um reabastecimento rápido!

Quando Surgiu a NanoFlowcell?

Esta é uma empresa já com algum tempo no mercado. Desde 2014 que esta empresa suíça vem desenvolvendo protótipos com o intuito de usarem água salgada como combustível primário.

Foram vários os protótipos desenvolvidos:

Desportivo e-Sportlimousine

Crossover Quant F

Compacto Quantino

Leia também - Por que vemos Jesus na nuvem? Entenda a pareidolia

Os três modelos têm sido testados em estrada, mas foi o Quantino o primeiro a mostrar a verdadeira capacidade do combustível a água salgada. Em agosto de 2017 o modelo Quantino fez 100 mil quilômetros, sendo que agora quase ao fim de um ano fez mais 50 mil quilômetros, tendo assim um total de 150 mil quilômetros. Outra grande meta deste veículo com combustível alternativo e zero emissões de carbono, ou seja, nada de poluição, é o fato de ter feito 1000 quilômetros durante oito horas e 21 minutos ininterruptos! Ou seja, durante esses 1000 quilômetros não precisou parar para abastecer, o que comprava que também tem uma excelente autonomia!

carhid2

Caraterísticas Quantino

Quanto às características desde compacto que está a revolucionar o mercado, é de ressalvar que permite até quatro pessoas no seu chassis, tem um motor de 80kW (cerca de 109 CV), e pesa pouco mais de 1400kg. Ainda assim, com essas características consegue atingir a velocidade de 100km/h em pouco mais de cinco segundos! A nanoFlowcell tem como objetivo iniciar a produção final deste modelo protótipo a curto prazo… e se conseguir será uma grande revolução no mercado de automóveis! É que ainda agora começaram a surgir os veículos elétricos, e se vier um veículo com estas caraterísticas, basta irmos à beira mar para abastecer o carro!

carhid3

Fonte: https://pensadoranonimo.com.br