CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Veja (e apague) tudo que o Google sabe de você

gosabe1Por Rodrigo Ghedin, 26/03/2018 - O Facebook está sob fogo cerrado devido à confusão envolvendo o escândalo da Cambridge Analytica e seus desdobramentos. Justo. Não é, porém, a única empresa que coleta, armazena e processa dados para viabilizar propaganda segmentada a você. O Google também faz isso — e provavelmente sabe tanto da sua vida quanto o Facebook. O Google tem uma série de serviços além da busca. Mapas, a plataforma de vídeos líder de mercado (YouTube), o e-mail mais usado do mundo (Gmail), o navegador web mais popular do planeta (Chrome) e até o sistema operacional usado por mais de 90% dos brasileiros (Android).

Até 2012, esses dados ficavam em “silos”, separados uns dos outros. Uma revisão da política de privacidade do Google mudou isso. Ela aglutinou e deu ao Google o poder de cruzar os dados de todos esses domínios para conhecê-lo melhor e, claro, segmentar anúncios. Você, mesmo que não tenha a mínima ideia disso, aceitou.

Se por um lado tal mudança facilitou a vida do Google, do lado de cá pouco mudou. Configurações e bases de dados seguem separadas, o que dificulta um pouco o trabalho de revisá-las e pedir ao Google para que pare de registrá-las. Na lista abaixo, estão a maioria (não tenho certeza se todos) os locais em que o Google informa os dados seus que ele coletou e mantém guardados:

A “linha do tempo” mostra todos os lugares onde você já esteve. O nível de precisão é absurdo. Existem duas maneiras de impedir o Google de usar isso: não usar Android e, no iOS, não instalar apps do Google; ou desativando esta opção.

Histórico de busca, com todas as consultas que você já fez no Google e no YouTube. Existe uma opção para apagar todo esse histórico (selecione “Todo o período”) e outra para pedir ao Google para que interrompa esse monitoramento.

Personalização de anúncios, com “tópicos que você gosta” e os que você “não gosta”. Também dá para desativar.

Apps de terceiros e do próprio Google com acesso às informações da sua conta. É algo similar à fonte do escândalo do Facebook/Cambridge Analytica. Apps de terceiros podem se conectar à sua conta no Google e, com isso, acessar algumas informações de lá. Na maioria dos casos, é um uso legítimo e correto, mas é preciso ficar atento para não permitir que apps maliciosos se conectem.

Leia também - Máscara de mergulho inovadora extrai oxigênio da água e dispensa uso de cilindros

Histórico de visualizações no YouTube e de pesquisas no YouTube. Cada vídeo a que você assistiu no YouTube está ali. Eles ajudam a afinar o algoritmo de recomendação de vídeos — e o de anúncios também, claro. Nessas telas, há um botão “Pausar o histórico de pesquisas/exibição” que, em tese, deve interromper esse registro. Há controvérsias.

Fotos. O Google Fotos é bastante cômodo: ele salva suas fotos automaticamente e oferece espaço ilimitado. As fotos, porém, são analisadas e contêm informações valiosas: com quem você anda, que lugares você frequenta (elas têm coordenadas de GPS) e, graças a algoritmos de reconhecimento de imagens, o Google consegue extrair informações textuais (de uma placa em uma foto, por exemplo) e outros insights que, sinceramente, arrisco dizer são inimagináveis.

A mesma coisa com o Android, o Chrome, basicamente qualquer produto Google vinculado à sua conta.

Você pode solicitar ao Google um pacotão com todos os seus dados que ele mantém salvos. Nesta página.

 

Se você se importa com privacidade, limitar a dependência de empresas cujo modelo de negócio depende de publicidade e da criação de perfis de usuários. Existem alternativas.

 

7 links que mostram tudo o que o Google sabe sobre você

 gosabe2

17/04/2018 - Não é segredo que o Google sabe tudo sobre você: seus interesses, onde você esteve, onde pretende ir, o que escuta, o que assiste, quais aplicativos usa e quais sites visita. O serviço monitora e armazena todos os seus passos na internet, deduzindo assim outras informações sobre o seu perfil com base no seu comportamento.

Abaixo estão alguns links com o que o Google sabe e pensa sobre você:

Histórico – Aqui está todo o seu histórico de pesquisas. (https://myactivity.google.com/myactivity)

Anúncios – É isso que o Google pensa que são seus interesses e, com base nisso, mostra anúncios baseados nele. (https://adssettings.google.com/authenticated)

Histórico de localização – Aqui estão os lugares em que você usou o Google para fazer qualquer coisa. (https://www.google.com/maps/timeline?pb)

Takeout – Exporta todas as informações que o Google conhece sobre você. (https://takeout.google.com/settings/takeout?pli=1)

Painel – Página de atividades com todos os serviços que você está usando. (https://myaccount.google.com/dashboard?pli=1)

Histórico do YouTube – O YouTube também salva todas as suas pesquisas. (https://www.youtube.com/feed/history/search_history)

Permissões – Aqui você pode ver todas as permissões que você atribuiu às extensões e sites que você usa. (https://myaccount.google.com/permissions)

Como você pode ver, é um pouco assustador, mas não se preocupe, pois é possível eliminar tudo (ou quase) o que o Google sabe sobre você com alguns simples passos:

1. Excluir minha atividade

Sempre que você faz uma pesquisa no Google, a empresa associa a busca à sua conta, mas você têm três opções quando se trata de excluir informações:

Entrar no “Histórico” da sua conta, selecionar uma busca específica e deleta-lá.
Ou excluir todas as pesquisas feitas durante o dia.
Ou eliminar toda a sua pesquisa, clicando em “Eliminar dados de navegação” na lista à esquerda do “Histórico”. Clique em “Excluir por data” e selecione “Todos os períodos”. Se você tiver certeza dessa opção, clique em “Excluir”.
O Google te alertará sobre possíveis impactos às aplicações, mas excluir o histórico de pesquisa do Google e rastrear a navegação não traz nenhuma consequência ao funcionamento da conta.

2. Elimine todas as suas atividades no YouTube

O Google também acompanha todas as suas pesquisas no YouTube.

Mas isso é algo que você também pode excluir facilmente, excluindo o histórico de pesquisa. Aqui está o link para acessá-lo: https://myactivity.google.com/myactivity?restrict=ytw

3. Elimine tudo o que os anunciantes sabem sobre você

O Google não apenas conhece tudo sobre você, mas também passa essas informações aos anunciantes. É por isso que ele é capaz de mostrar anúncios que correspondem ao que você deveria estar procurando. Mas não se preocupe porque você pode descobrir quais informações estão sendo transmitidas.

Para fazer isso, acesse sua conta do Google e digite “Informações pessoais e privacidade”.
Desta vez, estamos interessados ??na opção “Configurações de anúncios”.
Uma vez dentro, clique em “Gerenciar configurações de anúncios”.
Se você rolar para a parte inferior da página, verá a opção “Controlar a Personalização de anúncios”. Se você clicar, você pode escolher se deseja receber anúncios com os seus interesses “ativada” ou “desativada” (a opção de não receber publicidade não está disponível).

Leia também - Por que vemos Jesus na nuvem? Entenda a pareidolia

O Google irá avisá-lo porque você não deve deixar de ver anúncios relacionados aos seus interesses, mas cabe a você escolher.

4. Remover o histórico de localização do Google

Se você usa um dispositivo Android, o Google acompanha os lugares que você visitou com seu dispositivo em um recurso chamado Rotas. Você pode acessá-lo neste link: https://www.google.com/maps/timeline?pb

Para apagar essa informação do Google Maps, você deve acessar esta página: https://www.google.com/maps/timeline?pb

Ao final, surge uma última dúvida: ao deletar todas as informações o Google terá mesmo apagado meus registros em seu banco de dados? Não se sabe a resposta! Mas, espera-se que sim, afinal é uma questão de confiança.

 

Afinal, o que o Google sabe realmente sobre você?

 gosabe3

19 de junho de 2018 - Pode soar algo óbvio, mas para que o Google identifique você, você precisa ter uma conta do Google. Sem uma conta Google, a gigante de tecnologia pode muito bem ter dados anônimos sobre você como um cookie em um telefone ou computador, mas é impossível saber quais dados são (assim como é impossível para o Google saber quem você realmente é). Assim, todas as informações abaixo dependem do fato de você estar conectado à sua Conta do Google, o que, convenhamos, certamente, você tem. Se você já fez login em um smartphone ou tablet Android, usou o Gmail ou usou o YouTube como um usuário registrado, bem, você tem então uma conta da gigante de Mountain View.

O e-mail e a senha que você usa para essas coisas (ou Google Agenda, Documentos, Drive, etc.) são sua Conta do Google. Você pode - como eu - ter várias. Nesse caso, você precisará repetir tudo o que segue para cada conta. Então, divirta-se identificando as diferenças entre cada uma delas.

Primeiro, vamos verificar o básico.

Quão bem o Google me conhece?

O Google costumava ser apenas um mecanismo de pesquisa. Lembra-se disso? Certamente você ainda usa muito o Google Busca. E o Google coleta muitos dados sobre as pesquisas que você faz, já que isso diz muito sobre você. Faça login e acesse o Google e veja o histórico de pesquisas que o Google mantém sobre você. É realmente muito estranho ver o que o Google sabe o que você pesquisou. Você também pode ver seu histórico de pesquisa do YouTube aqui.

Informações básicas mais prosaicas, mas também críticas, podem ser encontradas nos detalhes da sua conta. Faça login e acesse https://myaccount.google.com/ para ver os dados básicos que você forneceu ao Google. Vá para o Painel e você pode ver os registros de uma variedade de ferramentas e suas respectivas atividades. Vamos falar sobre algumas delas, mas basta dizer que esse é um painel importante para descobrir o que o Google sabe sobre você.

Esses são os dados básicos que o Google provavelmente terá sobre você:

Seu nome, sexo e data de nascimento
Seus endereços de email
Seus números de telefone
Onde você mora
Onde você trabalha
Sites que você visitou
Pesquisas que você fez
Suas preferências de anúncio
Seus interesses
Lugares que você visitou em todo o mundo
Seu histórico de pesquisa do YouTube e vídeos assistidos recentemente
O que você disse ao Google Assistente


Como posso ver minha atividade no Google?

Você pode ver isso com facilidade, graças a uma ferramenta relativamente nova que fornece uma linha do tempo de eventos e a capacidade de excluir esses eventos individualmente, caso deseje.

Faça login na sua conta e vá para a página Minha atividade.

Você pode obter os detalhes reais se clicar em Exibição de item, mostrado no canto superior esquerdo do painel que verá. Você pode ver mais atividades clicando em Outra atividade do Google no painel esquerdo. Isso fornece links para muitos outros serviços do Google, como pesquisas sonoras, quando você deixa o feedback do YouTube ou clica em "Não está interessado" em sugestões de vídeos, informações da biblioteca do Google Play, interesses, preferências de notícias, informações de chamadas e mensagens e muito mais.

Como faço para remover itens?

Clique nos três pontos verticais em qualquer item da sua atividade para ver uma opção Excluir. No entanto, lembre-se de que somente você pode ver esse registro de atividades: ele não é visível para outras pessoas.

O que o Google acha que você está interessado?

A principal razão pela qual o Google rastreia todos esses dados sobre você é que ele pode segmentar publicidade com mais êxito, a fim de pagar pelos serviços gratuitos que você acessa. Dependendo do seu ponto de vista (ou demográfico), isso é uma ameaça sinistra ou uma maneira legal de conseguir coisas grátis.

Mas é interessante descobrir exatamente o que o Google acha que sabe sobre você e como ele usa isso para segmentar anúncios do seu jeito. Entre e siga para Configurações. Você verá o que o Google considera como seu sexo e idade, além de seus interesses.

Se você não disse a verdade ao inserir informações básicas - ou nunca as inseriu - pode achar divertido que o Google tenha "adivinhado" a sua idade ou sexo completamente errado.

gosabe3

Como impedir que o Google colete seus interesses

Você pode desativar anúncios segmentados por interesse simplesmente desativando "Personalização de anúncios" usando o botão mostrado acima.

Você também pode optar por permitir que os proprietários de sites acompanhem você pelo Google Analytics ou não. Basta ir para a página de desativação do Google Analytics.

Onde o Google acha que você esteve?

Uma das opções disponíveis no Painel de Controle de Configurações do Google descrito acima é a capacidade de descobrir onde o Google pensa que você esteve. Você pode ir diretamente para o Histórico de Localização. Normalmente, isso é rastreado com o uso do GPS em seu telefone: é provável que, mesmo que você não use um smartphone Android, ainda esteja conectado à sua conta do Google em um iPhone.

Como impedir que o Google colete informações de localização

Clique em Gerenciar Histórico de Localização na parte inferior da página e desative o Histórico de Localização.

gosbe4

Quais dispositivos, aplicativos e serviços têm acesso aos seus dados do Google?

De muitas maneiras, este é o teste mais importante de todos. Um dos benefícios do Android é que ele permite que você saiba quais permissões são necessárias para cada aplicativo instalado.

Mas você encontra vários aplicativos e serviços do Google em vários dispositivos. Esta página lista os dispositivos e serviços e o acesso que eles têm. Clique em um dispositivo listado e você pode ver mais detalhes e a oportunidade de revogar, no lado direito.

Leia também - Roteadores no Brasil são principal alvo de praga para roubo de dados bancários

Como posso alterar quais informações do Google são visíveis para outras pessoas?

Com a ferramenta About Me do Google. Isso mostra o que é visível publicamente e você pode clicar no ícone da caneta para editar qualquer coisa para removê-lo ou alterá-lo.

Vale a pena também usar a ferramenta de verificação de privacidade do Google. Dirija-se ao Dashboard e clique no link Get Started. Agora basta percorrer a lista e escolher as opções com as quais você esteja feliz.q

 

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br
           https://www.updateordie.com