CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Caminhão autônomo poderá revolucionar a indústria de transporte rodoviário

camifu108/07/2017 - A empresa sueca Einride revelou um protótipo futurista de caminhão autônomo que promete revolucionar a indústria de transporte rodoviário. O modelo, chamado T-Pod, é controlado remotamente por drivers, transporta 20 toneladas de carga e produz zero emissões de C02. T-Pod, o caminhão do futuro. O T-Pod não foi projetado para transportar pessoas, mas somente cargas. O protótipo não possui assentos ou mesmo janelas. Logo, não há – literalmente – espaço para motoristas ou passageiros. Embora a Einride deseje construir caminhões totalmente ...

autônomos, ao menos por enquanto o elemento humano não foi completamente removido do sistema. Assim, o T-Pod operará de forma autônoma nas estradas e, quando estiver fora das rodovias, será controlado remotamente por um operador humano. Os testes do T-Pod deverão iniciar nos próximos meses, entre as cidades suecas de Gotemburgo e Helsingborg, cuja distância aproximada é de 200km. Esse será o primeiro passo da Einride para atingir um objetivo maior: criar um sistema revolucionário de transporte e entrega de mercadorias. Nossa visão é melhorar a vida de todas as pessoas através da entrega de uma infra-estrutura de cadeia de suprimentos global e impactante – Robert Falck (CEO da Einride).

 

 

O futuro da indústria de transporte rodoviário

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O lançamento do protótipo poderá reescrever a indústria de transporte rodoviário. O sistema desenvolvido pela Einride não apenas beneficiaria o meio ambiente, como também melhoraria segurança nas rodovias, criaria novos empregos e forneceria transportes mais econômicos para os consumidores. Estamos criando uma solução segura não apenas econômica, mas que também minimiza dramaticamente o impacto ambiental negativo da indústria do transporte. – Filip Lilja (COO da Enride) Embora o T-Pod seja apenas um protótipo com alcance limitado até o momento, a Einride estima ter um caminhão totalmente funcional para clientes ainda em 2017. Se tudo correr bem, a distribuição internacional será o próximo passado, com a construção de uma frota de 200 modelos até 2020. Será o T-Pod o futuro da indústria de transporte rodoviário?

 

 

Fonte: https://futuroexponencial.com