CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Um Passo Mais Perto da Energia Ilimitada

enerli128/04/2017, Daisy Dunne - O mais novo reator de fusão britânico foi ligado e levou o mundo um passo adiante no objetivo de gerar eletricidade com a energia das estrelas. O coração do reator Tokamak ST40 – uma nuvem super-quente de gás eletricamente carregado, ou plasma – deve alcançar ano que vem a temperatura de 100 milhões de graus centígrados. Esta é a temperatura que ele deve alcançar para disparar a fusão, a junção de núcleos atômicos acompanhada de enorme desprendimento de energia. E por volta de 2030, o reator fornecerá energia limpa para a rede nacional do Reino Unido, de ...

acordo com seus criadores, a Tokamak Energy. A fusão envolve colocar átomos de hidrogênio sob calor e pressão elevados até que eles se fundam em átomos de hélio. O mesmo processo permite às estrelas brilhar e de um modo menos controlado fornece o poder destrutivo das bombas H. O novo reator foi construído em Milton Park, Oxfordshire, pela Tokamak Energy, uma companhia privada pioneira da energia de fusão no Reino Unido. É o terceiro upgrade do reator da Tokamak Energy e representa o último passo de um plano de cinco estágios para trazer a energia de fusão à rede elétrica nacional por volta de 2030. A energia de fusão traz a promessa de suprimentos quase ilimitados de energia limpa. Ela usa formas especiais de hidrogênio (os isótopos deutério e trítio) como combustível, não produz gases de efeito estufa, e o único resíduo produzido é o hélio.

Mas travando e atrapalhando as poderosas forças envolvidas está um desafio assustador. O plasma, que a 100 milhões de graus é sete vezes mais quente que o centro do Sol, deve ser mantido em uma “garrafa magnética” em forma de rosca. E algum meio também deve ser encontrado para transformar a energia das partículas elementares em rápido movimento, em eletricidade. Falando depois que o reator ST40 foi oficialmente ligado e produziu seu “primeiro plasma”, o chefe executivo da Tokamac Energy, Dr. David Kingham disse: “Hoje é um dia importante para o desenvolvimento da fusão nuclear no Reino Unido e no mundo.”

Leia também - As máquinas e os dispositivos mais célebres do serviço secreto

“Estamos mostrando o primeiro dispositivo de fusão controlada do mundo que foi projetado, construído e operado por uma empresa privada.”

“O ST40 é a máquina que demonstrará que temperaturas de fusão – 100 milhões de graus – são possíveis em reatores compactos e de baixo custo.”

“Isto tornará a energia de fusão acessível em anos, não em décadas.”

Ele declarou que o projeto, agora a meio caminho do objetivo da energia de fusão, ainda necessita de “investimento significativo”. Até o momento, a companhia gastou 20 milhões de libras de financiadores privados. O Dr. Kingham acrescentou: “Nossa abordagem continua a ser dividir o caminho em uma série de desafios de engenharia, fazendo investimentos adicionais ao alcançar cada nova etapa.”

 

Fonte: Daily Mail