CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CES da Mercedes é um visual inspirado em Avatar para um futuro autônomo

mercar101/06/2020 - Chamado Vision AVTR, esse conceito da Mercedes-Benz procura mesclar motorista com carro através da tecnologia biométrica e uma visão imersiva do mundo lá fora. Alguns carros-conceito futuristas e distantes parecem ter saído do filme Avatar. O último conceito da Mercedes-Benz, estreando na CES 2020 na segunda-feira, leva essa conexão um passo adiante. Chamado Vision AVTR, para Advanced Vehicle Transformation, o carro é resultado de uma parceria real entre a Mercedes-Benz e a franquia de filmes de James Cameron.

Não se preocupe, este é um carro-conceito louco-estranho. (Você viu Avatar?) A Mercedes-Benz diz que tudo começa com uma "estrutura de design de dentro para fora" que combina o interior e o exterior do carro em um "todo emocional". A forma geral é sua típica barra de sabão futurista, com um distintivo iluminado e raios iluminados nas rodas. O carro não tem portas e, na parte traseira, o Vision AVTR possui 33 "abas biônicas" móveis e multidirecionais que devem parecer escamas em um réptil. Não está realmente claro como, mas isso supostamente fornece energia ao veículo, além de fornecer ao motorista e aos passageiros uma vista incrível do mundo exterior. Essas projeções são exibidas em uma tela enorme na frente do veículo, que possui um tipo de design triangular (OK, em forma de tanga).

Leia também - Napalm

Quando você se senta dentro do Vision AVTR, o carro detecta seu pulso (e o afirma com um baque no encosto do banco) e pode sentir sua respiração. A Mercedes diz que essa conexão biométrica é essencial para o funcionamento do conceito; deseja fundir passageiros e automóveis em uma espécie de "organismo simbiótico". O painel de controle pulsante no console é onde você descansa a mão ao entrar no carro, e é aqui que você gerencia todas as principais funções do veículo. Quando você levanta a mão, uma tela de menu é projetada na palma da mão, onde você pode "explorar o mundo de Pandora de diferentes perspectivas" - como no planeta em que o Avatar está definido. O design do assento também é inspirado nas estruturas semelhantes às redes onde os personagens do Avatar dormem, para que você se sinta apoiado, mas também recostado.

mercar2

Se você tiver passageiros ou crianças a bordo, a Mercedes diz que o Vision AVTR pode adaptar suas funções de acordo. "As telas podem ser usadas para monitorar o bem-estar das crianças na parte traseira pelos pais na frente", disse a empresa em comunicado. De fato, o pulso do passageiro dianteiro é exibido sob a luz do encosto do banco, o que deve dar aos seus filhos "uma sensação de conexão e segurança". Além disso, fato curioso: a declaração da Mercedes refere-se às crianças como "detentas". E para eles, o Vision AVTR tem o que a empresa chama de Magic Pool, que "oferece jogos orientados para o aprendizado e uma experiência de realidade aumentada para crianças". Os pontos de interesse ao longo da rota da unidade - rios, montanhas, edifícios - são mostrados com fatos e informações. É uma coisa do tipo aprenda à medida que você vai.

Um grande tema desse conceito é a sustentabilidade. Os assentos são feitos de materiais veganos; o piso é feito de um novo tipo de madeira chamado Karuun, que cresce como uma matéria-prima natural, colhida manualmente na Indonésia. Além disso, a fonte de energia do Vision AVTR é uma nova tecnologia de bateria composta por química celular orgânica à base de grafeno, totalmente livre de terras raras e metais. Os materiais da bateria são compostáveis. Quanto ao resto da mecânica do carro, não temos muito o que continuar. O Vision AVTR é autônomo e pode andar de um lado para o outro, graças aos eixos dianteiro e traseiro que podem girar de lado até 30 graus.

mercar3

Leia também - Cientistas da China criam 'fuzil' de laser capaz de carbonizar um alvo

O que tudo isso significa para o futuro da Mercedes-Benz? É meio difícil de dizer. Existem muitos conceitos e tecnologias inovadores incorporados neste carro de feira, mas, na verdade, ele existe menos como uma visão do futuro da montadora alemã e mais como uma criação única com Avatar em mente. De qualquer forma, é definitivamente algo que poderia ter vindo da mente de James Cameron.

Fonte: https://www.cnet.com