General Motors EV1

    gva1aO EV1 foi a primeiro veículo elétrico moderno lançado no mercado e produzido por uma grande empresa automobilística, a saber, a General Motors. Foi introduzido no mercado em 1996, estando disponível nos estados americanos do Arizona e da Califórnia apenas como uma locação de prazo fixo. A produção foi interrompida em 1999, e entre 2003 e 2004 todos os carros alugados foram removidos do mercado. A maioria foi destruida e alguns foram doados a museus e universidades. A interrupção foi e continua a ser um tema muito controverso, questionado por grupos ambientalistas.

    Comercialmente lançado no mercado norte americano em 1996, o carro eléctrico EV1 inicialmente esteve disponível somente nos estados da Califórnia e do Arizona, sob a modalidade de locação financeira ou contrato de “leasing”, limitado a um prazo de três anos ou a um uso máximo de 30.000 milhas. As restrições foram motivadas pelo fato do EV1 e seus motoristas serem parte de uma avaliação de engenharia em condições de uso real, criada pelo Grupo de Veículos de Tecnologia Avançada da GM, e que fazia parte também de uma análise de mercado e estudo da viabilidade de produção e marketing do veículo eléctrico de passeio para alguns mercados americanos. No início o EV1 foi produzido com baterias convencionais de chumbo e ácido sulfúrico que depois foram substituidas por baterias de Ni-MH.

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    O EV1 foi introduzido primeiro nas cidades de Los Angeles (Califórnia), Phoenix e Tucson (Arizona). Um ano depois foi lançado em São Francisco e Sacramento. Um modelo opcional 1999 estava equipado com baterias Ni-MH, e aparentemente nunca foi oferecido no Arizona, pois esse tipo de bateria não funcionava bem em climas muito quentes. De acordo com o contrato de arrendamento, a GM estipulou que a manutenção e serviço periódico do EV1 somente seria efetuado em algumas concessionárias Saturn autorizadas.

    A GM destruiu (quase) todos os EV1 nos anos 1990, mas esse carro elétrico resistiu e foi encontrado abandonado

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    13/12/2019, Giovana Oréfice - Oferecido em leasing, a General Motors exigiu dos clientes a devolução dos carros e destruiu praticamente todas as unidades. O elétrico Chevrolet EV1 está prestes a se tornar uma lenda urbana, quase uma fábula automotiva que pode ter acontecido ou não. Mas aconteceu. Vinte e três anos após o início de sua produção (em 1996), eis que uma unidade é encontrada em estado de abandono na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. Aqui é a hora de encaixar a pergunta: desde quando um carro abandonado relativamente moderno é digno de virar notícia?

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    EV1 encontrado em um estacionamento no Arizona, EUA.

    Essa é a parte do "senta que lá vem história". O EV1 foi lançado como uma experiência de mercado na segunda metade da década de 90. A General Motors queria testar a tecnologia e só produziu 1.117 unidades do compacto 100% elétrico. À época, a própria GM enfrentou resistência da indústria, de políticos e do setor petroleiro. Em vez de vender os carros, o fabricante ofereceu aos interessados por leasing — uma espécie de financiamento em que o veículo é devolvido ao final do período contratado.

    No caso do EV1, havia uma cláusula sujeitando os clientes à devolução do modelo a qualquer tempo, se solicitado pela General Motors, sob pena de aplicação de multa. Sem dar nenhuma explicação, tanto aos clientes quanto ao mercado, a GM enviou um comunicado aos consumidores requerendo a devolução imediata de todos os EV1. O caso virou notícia, mas a empresa resistiu em oferecer explicações convincentes.

    O assunto acabou se tornando um tabu industrial e até rendeu assunto para o documentário Quem Matou o Carro Elétrico? (2006). O filme contou com a participação de celebridades, como Mel Gibson e Tom Hanks, e até o advogado Ralph Nader — famoso por enfrentar a indústria automobilística nos anos 60 por questões de falta de segurança dos automóveis daquela década. Cerca de 20 unidades remanescentes foram desativadas e inutilizadas, sendo doadas para museus e universidades.

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    Model podia ser carregado em tomadas residenciais

    Na década de 90, o EV1 foi oferecido de forma extremamente limitada — apenas na região da Califórnia e algumas cidades do Arizona e Phoenix.Um ano após ser introduzido no mercado, chegou a São Francisco e Sacramento. O modelo era equipado com um motor elétrico que rendia 138 cavalos. Esse projeto-piloto era considerado o mais rápido dos elétricos. Chegava a 128 km/h e tinha autonomia de 113 km na primeira versão, 257 km na segunda. Tudo isso graças às baterias desenvolvidas pela Delphi e pela Panasonic, posteriormente. Ao "comprar" o veículo, que tinha preço sugerido de US$ 34.000 (cerca de aproximadamente R$ 140 mil), o motorista recebia também o carregador. A bateria levava 15 horas para carregar por completo. Além disso, havia também um kit de carga rápida para 220 volts, que diminuia o tempo de recarga para 12 horas.

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    Interior de um EV1 encontrado em uma universidade dos EUA

    Apesar de inovador, o EV1 sofreu represálias. A General Motors enfrentou pressões da indústria do petróleo e por estar se inserindo em um nicho de mercado ainda pouco explorado, a montadora encerrou a produção do veículo em 1999. Os EV1 foram retomados, confiscados e destruídos sob protesto dos entusiastas, até mesmo com episódios de prisão de manifestantes. A GM foi acusada de sabotar o próprio projeto por conta de pressões jamais confirmadas, assim como as acusações à fábrica nunca foram confirmadas. Hoje, a própria General Motors fez grande esforço para tornar viável o Chevrolet Volt e, inclusive no Brasil, se prepara para expandir o mercado do hatch Bolt.

     

    Quem matou o carro elétrico EV1 da General Motors

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    29/06/2017 - Em 1996 surgiu nas estradas da Califórnia o EV1 da General Motors, o carro elétrico mais rápido e mais eficiente já construído. O veículo elétrico EV1, tal como o nome indica funcionava a eletricidade, não emitia poluentes e colocou a tecnologia americana no topo da indústria automóvel. O nascimento deste novo tipo de veículo veio incomodar muitas, pessoas, empresas e principalmente toda a indústria automóvel e petrolífera. O que aconteceu no seguimento desse acontecimento foi de todo inesperado e espantoso, simplesmente o veículo elétrico desapareceu, deixou de ser fabricado, as fábricas encerraram, os trabalhadores foram despedidos silenciosamente.

    final, a grande dúvida é quem matou o carro elétrico EV1 da General Motors? Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos, diretores envolvidos e até estrelas de cinema deram as suas versões da história. Quem matou o carro elétrico EV1? Este é um dos grandes mistérios da nossa moderna sociedade.Este documentário mostra várias versões e é a verdadeira autópsia que revela os culpados deste crime contra o futuro da humanidade, sendo que já perdemos décadas de evolução devido a esta tecnologia nos ter sido retirada, por interesses milionários. Não foi um sonho, o EV1 existiu, circulou nas estradas da Califórnia e era extremamente eficiente e rápido, e era elétrico.

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    Centenas de pessoas pretenderam adquirir o EV1 à General Motors, mas a empresa fabricante preferiu recolher todos os veículos e eliminá-los. Este acontecimento não é uma HISTÓRIA, é a verdade, a realidade. A verdade do nosso mundo, dos nossos políticos, das empresas que nos controlam, que controlam a nossa forma de viver.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/
               https://revistaautoesporte.globo.com/
               https://www.portal-energia.com/

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