CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Planta Alucinógena “Borrachero” E Documentário Que Causou Terror Nas Pessoas

27/05/2015 - O nome popular que recebe na Colômbia já diz tudo, “Borrachero ou Árvore-do-diabo”. Com suas lindas flores em formato de trombeta, esse delicado arbusto tornou-se motivo de pavor na cidade de Bogotá, Colômbia. O “Borrachero” é uma espécie arbustiva pertencente à família Solanaceae e por ser uma planta enteógena pode ser extremamente tóxica quando ingerida. Atualmente são 7 espécies endêmicas reconhecidas na América do Sul:

Brugmansia arborea (Andes – Equador ao norte do Chile)

borra1

Brugmansia aurea (Andes – Venezuela ao Equador)

borra2

Brugmansia insignis (Base dos Andes – Colômbia até a Bolívia e ocasionalmente, Brasil)

borra3

Brugmansia sanguinea (Andes – Colômbia para o norte do Chile)

borra4

Brugmansia suaveolens (Sudeste do Brasil)

borra5

Brugmansia versicolor (Equador)

borra6

Brugmansia vulcanicola (Andes – Colômbia para o Equador)

borra7

No Brasil as plantas dessa família são popularmente conhecidas como Datura, Trombeta-de-anjo ou Zabumba, e em alguns casos são utilizadas na preparação de um alucinógeno poderoso em forma de chá. A substância é tão forte que pode levar ao coma e até a morte. Há algum tempo, o mundo voltou seu olhar para a Colômbia, pois através do “Borrachero”, acredita-se ter descoberto um processo químico para a extração e potencialização da escopolamina – substância encontrada na planta. Ao final do processo, a planta é transformada em um pó parecido com a cocaína, mas muito mais potente e alucinógeno. Com um leve sopro, pode transformar uma pessoa em um verdadeiro zumbi.

borra8

borra9

Situação 1: Você está sozinho em um bar e uma pessoa despeja uma pequena quantidade de escopolamina em sua bebida, sem que perceba, fica totalmente manipulável e muito feliz faz tudo que te pedirem. Então, levam você até um caixa eletrônico e fazem com que você saque todo o seu dinheiro e entrega com muita alegria. Dois dias depois você acorda e não se lembra de absolutamente nada.

Situação 2: Uma pessoa pede informação na rua e te mostra um papel com letras miúdas com um endereço, quando você se aproxima do papel, CABOOOOM… Você está totalmente dopado e vai realizar qualquer coisa que te pedirem, inclusive entregar seus próprios filhos a um sequestrador.

borra10

No documentário “O sopro do Diabo” é dito que em alguns casos a vítima chega a entregar todos os seus bens pessoais, residenciais, tudo o que estiver disponível e o mais assustador é que a pessoa não parece estar drogada. Em 2013, a polícia colombiana informou 1.186 casos que ocorreram no país e que a maioria das ocorrências não são notificadas à polícia, por constrangimento ou por falta de lembranças. Toda essa história pode ser simplesmente especulação, mas se quiser tirar suas próprias conclusões, assista ao documentário criado pela Vice em sua tentativa de mostrar este perigo para o mundo.

 

Fonte: http://somosverdes.com.br/