CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Este jatinho-limusine com motor V8 pode ser seu por R$ 18,5 milhões

jalimo1Por Rodrigo Ribeiro, 04/02/2019 - Se você acha que luzes de neon, rodas cromadas e pessoas penduradas no teto-solar não chamam a atenção suficiente para você chegar em uma festa, uma empresa nos EUA pode ter a solução para seus problemas. A Limo-Jet, construída pela Jetsetter, é exatamente isso que o nome indica: uma limousine em formato de avião a jato. O detalhe é que o veículo não imita uma aeronave. Sua cabine é literalmente um charuto de um Learjet, que emprestou também os profundores, porta e suporte dos motores a jato. O conjunto fica sobre um chassi Chevrolet, equipado com um motor V8 com câmbio automático e tração traseira.

Mas são os detalhes que fazem com que “chamativo” seja um eufemismo para resumir essa limousine. Começando pelo suporte dos motores a jato, que agora sustentam enormes alto-falantes na frente e luzes em leds atrás, para simular o pós-combustor (afterburner), típico de aviões militares.Uma cobertura sobre simulacros das asas também se levanta para revelar seis alto-falantes de cada lado, garantindo que todos na rua possam escutar a mesma música que toca no interior.

Leia também - Síndrome do Lobisomem

A cabine da Limo-Jet também é curiosa, com bancos dispostos para oito passageiros na longitudinal (para aproveitar melhor o espaço do charuto estreito) e luzes que simulam um chão infinito no chão.Na frente há espaço apenas para o motorista, que usa volante e pedais como em um carro convencional. A maior diferença estão nas quatro câmeras, posicionadas para compensar a ausência de retrovisor.

jalimo2

jalimo3

Outro resquício da aviação veio dos controles das luzes e do som, posicionados no teto e feitos com botões similares aos usados nas aeronaves.Segundo os empresários responsáveis pelo projeto, foi gasto US$ 1 milhão (quase R$ 3,7 milhões pela cotação atual) ao longo dos 12 anos que a Limo-Jet foi desenvolvida.O veículo pode ser alugado para eventos e guiado em vias públicas, mas quem quiser um desses na garagem precisará embolsar um pouco mais: R$ 18,5 milhões por unidade.

Ostentação

Limusines são sinônimo de ostentação. Mas quando pensamos em uma limusine construída a partir de um jatinho comercial, aí a ostentação ganha ares estratosféricos. Com um motor V8, o chamado Limojet que você confere nas fotos só está disponível para propósitos para fins promocionais, sendo que suas quatro rodas carregam a fuselagem de um Learjet combinada com componentes de diversos veículos para fazê-lo andar.

Leia também - Nova droga ilegal: o “blood”, feito de sangue humano

Apesar do V8, ele não consegue ser tão veloz: alcança 160 km/h em grande parte devido ao peso de 5.443 kg, o que tornam ainda mais lentas as reações do Limojet. E os propulsores têm apenas a função de abrigar caixas de som e carregam luzes de LED para completar a festa.

jalimo4

jalimo5

O interior é como um carro tradicional, com volante, manopla de câmbio e pedais, ou seja, nada de manetes nem comandos do avião original. Além do assento do motorista, há mais oito na parte de trás e certamente ninguém ficará entediado durante a viagem: com sistema de som completo, luzes de LED em toda a cabine e uma Smart TV, a diversão está garantida.

O custo para fabricar um Limojet supera 1 milhão de dólares (quase R$ 4 milhões), mas o preço para adquirir um desses pode chegar a R$ 20 milhões. Caso não queira as configurações apresentadas, o consumidor pode conversar com projetistas e construir o Limojet de acordo com suas preferências.

jalimo6

jalimo7

Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/
           https://www.autoo.com.br