CURIOSIDADES

Lançador de granada XM-25, a ficção científica se tornando a mais terrível realidade!

granada204/01/2010 - O lançador de granadas XM-25 é uma arma da ficção científica que realmente existe. Apesar da nova arma parecer ter saído direto do filme Avatar ela deverá estar disponível para cada esquadrão do Exércido dos EUA até 2012. A XM-25 é um lançador de granadas equipado com um focalizador laser e um computador integrado. Ela carrega um pente com 25 projéteis que são programados para detonar quando passam exatamente sobre o alvo. Isso permite que soldados atinjam inimigos que estão entrincheirados ou por detrás de muros e proteções. Os projéteis que a XM-25 dispara são cerca de 300% mais eficazes do que munição comum e poderão atingir alvos a 700 metros de distância. 30/11/2010 - Soldados do exército dos Estados Unidos atualmente em missão no Afeganistão vão ...

ganhar uma nova arma inteligente. O Departamento de Defesa americano deve entregar a partir de dezembro para as tropas no país asiático o primeiro lote do lançador de granadas XM25, que dispara projéteis programáveis, controláveis por rádio, para explodir no local exato apontado pelo soldado. No total, foram encomendadas 12.500 unidades do XM25.

granada xm 25 desmontado

granada xm25 p1

granada xm25 p1a

A arma, que consumiu sete anos de desenvolvimento e custa US$ 35 mil a unidade, é apontada como "revolucionária" pelos especialistas em indústria bélica. Por meio de lasers, é possível indicar um alvo a até 700 metros de distância. A detonação da granada pode ser ajustada para acontecer à frente ou após o alvo, e não apenas no impacto.

Por conta desta característica, o soldado passa a ter mais facilidade para eliminar inimigos que estejam protegidos por barreiras físicas. Com um botão, é possível indicar se o projétil deve explodir 3 metros antes, 3 metros depois ou no local exato do alvo.


Um conceito revolucionário

granada 5 xm 25 primeiro prototipo 2

granada xm25 municao2


O lançador de granada semi-automático XM-25 é o resultado do cancelamento do programa XM-29 SABR, que previa uma arma que dispunha de um lançador de granadas semi-automático integrado a um fuzil de assalto. Depois de estudar diversas configurações para se conseguir tornar o XM-29 mais leve, e ainda conseguir uma granada miniaturizada com capacidade de explodir no ar, o programa estava ficando caro e sem solução. Assim ficou definido que seriam desenvolvidos dois novos programas em separado, sendo um para o desenvolvimento de um novo fuzil, que ficou conhecido com XM-8, cuja responsabilidade estava a cargo da famosa empresa Heckler & Koch ou HK; o outro programa foi o XM-25, da Alliant Techsystems inc ATK, um lançador de granadas com sensores para explodirem em um determinado lugar acima do alvo, aumentando, drasticamente, a letalidade contra alvos protegidos atrás de paredes, esquinas, ou trincheiras.

granada xm25 uso

Esse conceito, em si é revolucionário para o combate terrestre, e será de grande eficiência em combates urbanos, onde há uma maior atenção por parte dos estrategistas nos dias de hoje. O XM-25 será um “divisor de águas” quando entrar em operação, dando ao grupo de combate um poder de fogo consideravelmente melhorado. Muitos outros países desenvolverão armas com capacidades similares. A França, por exemplo, já dispõe de um protótipo de uma arma chamada PAPOP, que tem capacidades análogas ao XM-25.

granada3 - xm 25 primeiro protótipo

granada4 - xm25 municao

granada5 - xm25 versão definitiva

O XM-25 tem integrado um sistema de aquisição de alvos computadorizado e um telêmetro a laser, que designa a distancia do alvo e ele propriamente dito, fazendo nessa hora os cálculos do ponto onde a arma deve ser disparada para se atingir o alvo. Nesse momento, também, é passado para a munição, o tempo de explosão automática, que é calculado pelo computador da arma. Pode-se programar a granada, também, para explodir com impacto direto. O alcance está otimizado para até 300 m, porém, alvos além dos 500 m podem ser atacados também. A explosão programada, é extremamente precisa em qualquer situação e é 5 vezes mais letal que a granada de 40 mm do lançador M-203. O raio de eficácia de explosão é de 6 m. Os tipos de granadas disponíveis são a termobárica, Flechete, treinamento, explosão combustível ar, e não letal.

FICHA TÉCNICA

Calibre: 25 mm
Funcionamento: Semi-automático
Peso: 5.35 Kg
Alcance: 300 m contra alvos de ponto, e mais de 500 M contra alvos de área.
Carregador: 6 granadas.
Custo Unitário: Em torno de U$25.000 sem a munição e U$30.000 carregado e todo equipado (acessórios adicionais)


XM-25 em ação


17/05/2011 - Desde de o fim de 2010 que cinco lança-granadas XM-25 estão em uso no Afeganistão com as tropas pára-quedistas do US Army com sucesso mesmo com apenas 55 disparos. O motivo é poder atingir alvos escondidos atrás de pedras ou paredes com projéteis detonados por tempo do tipo ‘airburst’. Com poucos tiros as tropas conseguiam desabilitar emboscadas ou metralhadoras inimigas. Encontros que durariam cerca de 15 minutos foram terminados em poucos minutos com o uso da XM-25 disparando apenas alguns tiros.

Os soldados não gostaram de ter que devolver as arma após alguns meses de uso e conseguiram até mais 36 protótipos que serão entregues até o fim do ano. A produção total deve chegar a 12 mil armas iniciando em 2014. Os novos protótipos serão melhorados com sugestões das tropas e os modelos de produção terão ainda mais mudanças. As tropas querem projeteis com maior alcance (700-1000m).

Os projéteis de 25mm do XM-25 tem quatro modos incluindo o “bursting” (airburst). No modo airbusrt o operador usa um telêmetro laser para determinar a distância até o alvo. A mira mostra onde deve apontar para o projétil passar acima do alvo e explodir. O raio de ação do projétil é de 6 metros. As tropas podem usar suas armas leves para forçar as tropas fugindo a cerca de 500 metros a se esconder e depois atacar com o XM-25. Nesta distância os fuzis M-16 não são muito precisos. Foi calculado que a XM-25 será 300 vezes mais efetiva do que as armas comuns da infantaria.

Os outros modos de tiro são o “PD” (point detonation), detonando por impacto, o PDD (point detonation delay), detonando após penetrar uma porta, janela ou parede mais fina, e o “Window”, para disparar dentro de um cômodo com o projétil detonando logo após o ponto de mira designado. Outros projéteis disponíveis são o penetrador, capaz de penetrar 50 mm de blindagem, o termobárico e o flechete (shotgun).

O carregador do XM-25 leva quatro disparos. A arma pesa cerca de 5,5 kg. O custo total é de US$ 35 mil com uma visor térmico com zoom de 4 vezes.


Fonte: http://www.battlecentral.xpg.com.br/
          http://g1.globo.com/tecnologia/
          http://www.forte.jor.br