CURIOSIDADES

Os Super Humanos, a Busca por um Futuro Fantástico - Parte 4

Super_Humanos_Win_1E do outro lado do planeta. Wim será examinado pelo microscópio do Dr Oxza, um fisiologista especializado em frio. Ele tem dúvidas em relação aos poderes do Homem de Gelo, por isso ele preparou testes extremos. Se Wim não reagir bem aos testes seu sonho de correr meia maratona sob a neve pode estar em risco. "Com Wim eu quero ver como é a sua reação quando expostos a temperaturas baixas, isso vai ser bem difícil", diz o Dr Juha Oksa. Todos os sinais vitais de Wim serão monitorados atentamente quando ele submergir em água quase congelante. "Mergulharemos Wim numa água a 8 graus até sua temperatura corporal chegar a 36,5 graus, vamos ver isso". Abaixo de 36,5 graus ha risco de hipotermia para qualquer ser humano normal.

Enquanto Wim se prapara na Câmara, o Dr Okza esta monitorando o seu batimento cardíaco, a temperatura de sua pele, as respostas metabólicas e o mais importante: sua temperatura corporal. "Quando uma pessoa normal submerge numa água a 8 graus, a primeira reação é uma dor muito forte, a dor é tão intensa que algumas pessoas não aguentam mais que 5 minutos", diz o Dr. oksa.

Super_Humanos_45 Super_Humanos_46

Super_Humanos_47 Super_Humanos_48

Wim é mergulhado no tanque experimental. 1minuto e 30 segundos, "o batimento cardíaco é de 51 batidas por minuto, o que é muito baixo. agora pergunto a ele como se sente e mostro opções, ele diz "neutro, um pouco frio". Pergunto se sente alguma dor ele diz "sem dor", formigamento? "um pouquinho na região dos ombros", dormencia?  "não". Quando ele submergiu em água a 8 graus não ficou ofegante, isso não é muito comum, a reação de uma pessoa comum é ficar ofegante quando exposta a baixas temperaturas."

 Super_Humanos_49 Super_Humanos_50

Super_Humanos_51 Super_Humanos_52

Depois de 7 minutos.....Uma pessoa comum depois desse tempo estaria com tanta dor que estaria prestes a desmaiar. "Voceê ja esta na água a 7 minutos..." Wim pergunta: O que conclui Dr? Resposta: "até agora sua resposta metabólica esta bastante baixa, por enquanto estar ai não esta sendo nenhum problema para você." wim então se concentra para acessar o seu termostato interno, que só ele consegue fazer e começa a se aquecer. "sua temperatura corporal é de 37,2 graus o que é cerca de 0,3 a mais do que quando voce entrou na água, você tem uma ótima adaptação", diz o Dr.

Super_Humanos_53

Depois de 15 minutos...depois desse tempo a maioria das pessoas estaria tremendo violentamente, com dificuldades de pensar e falar seria praticamente impossível. O Dr Oksa conversa normalmente com wim.

Depois de 20 minutos...uma pessoa comum estaria inconsciente, não estaria mais tremendo e talvez parecesse morta. "Esta sentindo dor?  pergunta o dr....wim responde "não". Formigando? "um pouco". dormencia? "não". Esta tremendo? "sim, agora sim". Agora a temperatura de wim chegou a 36,5 graus e dr resolve parar a experiência.

Super_Humanos_54 Super_Humanos_55

Super_Humanos_56

Depois de incríveis 25 minutos de exposição ele provou a extensão de seus poderes. Ele consegue controlar sua temperatura corporal.

"Sua resposta metabólica é muito boa e ele tem a capacidade de produzir calor com muita eficiência", tem que admitir o Dr Oksa. Wim agora pode se concentrar na meia maratona e o dr precisa admitir que essa corrida que seria suicídio para uma pessoa normal, wim pode tirar de letra.

Enquanto isso em Boston...Ray Kurwell esta se dedicando ao plano de viver para sempre. Ele vai fazer um exame de sangue para ver se as pílulas que esta tomando tiveram algum efeito. "Eu quero tentar viver para sempre, não intendo como alguém pode querer morrer." Ele acredita que nossa biologia é como um software ultrapassado que precisa de uma atualização urgente. "Não podemos depender só dos nossos genes, se dependermos só do mecanismo biológico natural vamos decair rapidamente, envelhercer, vamos ter um monte de doenças, perder nossas faculdades e morrer....esse é o programa natural." Na noite de aniversári de 59 anos o presente mais esperado talvez esteja na amostra de sangue, que vai demostrar os trigliserídios, os niveis de colesterol, glicose e outros agentes do envelhecimento.Daqui a uma semana ele vai descobrir se esta a caminho da imortalidade ou apenas envelhecendo como todos nós.

Sydney, Austrália. Ruediger Gamm atravessou metade do mundo até a Austrália para provar que ele não é um Savant e sim uma pessoa com o raciocínio incrível. O Dr. Allan Snyder esta convencido de que a descoberta repentina de talentos matemáticos quando Rudiger tinha 21 anos não é um mistério. "Será que ele é o que chamamos de Savant espontâneo ? Savam é alguém que tem uma habilidade especial e e peculiar. Eu entendo isso mais como sendo isso uma imitação. É interessante mas eu não vejo criatividade", diz Snyder. Mas Ruediger que provar que sua habilidade é mais de que um truque de memória.

Primeiro, ele precisa passar pelo teste do Dr. Snyder para ver se ele vê os detalhes e não compreende a estrutura como acontece com os savant autistas. "O que resolvemos fazer com Roediger foi bolar um teste para ver qual sua habilidade". O primeiro teste irá mostrar se ele tem a habilidade de decifrar uma vasta quantidade de detalhes numa questão de segundos:

"Vou mostrar uma sére de pontos na tela e quero que você adivinhe quantos há". Savants autistas quase sempre acertam o número, pessoas normais não acertam.

Depois do teste feito ele se sai muito bem. Snyder acredita que os testes estão provando que Ruediger é um caso clássico de savant. Mas não é tão facil classificar Ruediger.

"Você vai ver uma foto. A foto vai mudar e você vai me dizer o que mudou." Ele precisa descobrir uma sutil diferença entre duas fotos aparentemente idênticas. Savants autistas costumam descobrir a diferença.

Mas Ruediger não descobre, parece que ele ve o total mas não vê os detalhes. De repente, a classificação de Snyder é colocada em dúvida. Snyder esta intrigado e bolou um último teste que será determinante.

Allan: "Ruediger, se eu tivesse nascido no dia 23 de novembro de 1965, que dia da semana seria?"

Ruediger: "Acho que uma terça."

Allan: "Uma terça....isso mesmo."

Muitos savans autistas conseguem calcular datas do calendário, mas a questão é que eles não sabem como fazem isso. Snyder quer saber se Ruediger compreende os mecanismos do que esta fazendo. "Nossa equipe então resolveu mudar a questão, de forma que exigisse outra abordagem e queríamos ver se ele conseguia." disse o Dr.

Allan: "Em que anos entre digamos 1930 e 2030, o dia 23 de novembro caiu ou cairá numa quinta?"

Ruediger: "Nunca fiz isso antes, mas eu vou tentar. Eu acho que eu consigo.......em 1933, em 1939, .....em 1950, 1961, 1967...1944, 1972 2000 e 2028" E ele nem titubeia, na mesma hora cria um novo método para resolver o problema, um novo algorítmo. "Meu Deus, ele consegiu mudar a fórmula de como normalmente faz os calculos e acertou os anos e ainda corrigiu os anos bisextos" se admira o Dr. Snyder. E complementa: "isso mesmo, isso é muito interessante você disse que nunca fez isso antes....muito bom, muito bom.....você NÃO é um savam autista. Isso me mostrou que ele não é um escravo de um tipo de algoritmo ele é capaz de uma hora pra outra de mudar o método, o que é extraordinário."

Snyder não conseguiu provar sua teoria e mais do que isso, Ruediger fez o que alguns cientistas julgavam ser matematicamente impossivel. "O mais interessante aqui é que você inventou um algoritmo na hora. Você sabe que segundo algumas pesquisas científicas não existe algorítmo, o que é interessante...sem dúvida você inventou um. Eu estava certo de que ele era um savam e acabaria tachado como um autista e nós conseguiríamos provar isso, mostrar que ele agia assim por ter um leve grau de autismo...mas deu errado ! É muito mais misterioso, é muito mais interessante." diz Snyder.

Apesar desse feito histórico, Roediger não esta satisfeito. Agora ele quer fazer uma demonstração de cálculo inédita na frente de milhões de pessoas.

Enquanto isso em Londres. Elisabeth Sulser, uma mulher com um misterioso dom genético vai deixar que a ciência conheça seus segredos. Segundo a teoria do Dr. Jamie Ward a sinestesia é mais complexa do que uma fusão dos sentidos. Ele acredita que os sinestésicos tem uma memória superior. Mas ele esta prestes a descobrir que essa habilidade é muito maior do que ele imaginava.

Elisabeth não vê cores só nas notas musicais, mas também no som das palavras.

Ward: "Talvez você possa descrever o que vê e onde vê cores na palava "winow", que cores você enxerga?"

Elisabeth: "Vejo branco por causa do I e vejo preto por causa do O. E a cor do W do começo é verde oliva."

Ward: "E essas cores aparecem para você a uma distância de três ou quatro metros?"

Elisabeth: "É, sempre."

Ward: "Sei, Certo. Beml o interessante é que suas palavras estão fora do seu corpo, a alguns metros. Nem todos tem isso. É pouco comum."

O Dr Ward vai ler em voz alta 15 palavras para Elisabeth e ele quer ver de quantas ela consegue lembrar.

Ward: "Certo, então, vamos começar. Bateria, cortina, sino, café, escola, pais, azul, jardim..." Ela lembrou 10 das 15 palavras o que é pouco acima do normal. Mas esse não é o teste definitivo.

Ward: "Certo, agora, vamos fazer um exercício diferente para testar sua memória de cores." Elisabeth não sabe, mas este tese é feito para distraí-la. Na verdade, o Dr Ward quer ver se ela consegue se lembrar da lista original, das palavras,meia hora depois de receber novas informações. 30 minutos depois - "Agora,eu quero que você  tente lembrar as palavras daquela lista que eu li para você. Você consegue? " Ok, diz Elisabeth. "Bateria, cortina, sino café, escolal, pais, lua..." De fato, ela lembrou de 14 das 15 palavras da lista. Ela lembrou quatro palavras a mais de da primeira vez, há meia hora. Isso é praticamente inaudito.

"Os resultados do teste de Elisabeth foram interessantes. Nós descobrimos que ela tem uma boa habilidade para lembrar informações depois tê-las aprendido. Então, apesar de recordar a lista como outras pessoas. Ele não esquece as palavras tão rápido como normalmente acontece. É quase como se fosse gravado na sua memória, e temos quase certeza de que ela usa as cores para fazer isso." Elisabeth provou a teoria do Dr Ward a de que todos nõs podemos nos beneficiar de uma memória bem desenvolvida. Mas antes que essa seja uma possbilidade real. Os neuro- geneticistas da Universiadade de Oxford precisam encontrar esse gene, e Elisabeth se dispôs a ajudá-los.

"Estamos tentando localizar, digamos, "pontos" no genoma, que estão relacionados a sinestesia." O objetivo dessa pesquisa de 20 milhões de dólares é encontrar os genes da sinestesia. Os sinestésicos do mundo todo estão ajudando na pesquisa. Logo, Elisabeth te´ra a oportunidade de conhecer pessoas como ela.

PARTE 5