CURIOSIDADES

Curiosidades Históricas

curiohistO Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais presidentes da República elegeu, direta ou indiretamente. Foram seis: Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel. João Goulart assumiu o cargo, como vice-presidente, com a renúncia de Jânio Quadros. Entre as frases memoráveis da História está a resposta de Leônidas, ...

rei de Esparta, ao ultimato de rendição de Xerxes, rei da Pérsia, na Batalha das Termópilas (480 a. C). "Minhas flechas serão tão numerosas que obscurecerão a luz do Sol", ameaçou Xerxes, à frente de numeroso exército. Leônidas, que contava com apenas 300 soldados, respondeu: "Tanto melhor, combateremos à sombra!". Sabe-se apenas o nome de três das 13 caravelas que compunham a esquadra portuguesa que descobriu o Brasil: São Pedro, comandada por Pero de Ataíde, El-Rei comandada por Sancho de Tovar e (Anunciada), comandada por Nuno Leitão. Das demais, sabe-se quem as comandou mas não o nome que tinham. O primeiro comandante da Marinha de Guerra do Brasil foi o almirante inglês Alexander Cochrane. Assumiu o cargo em 21 de março de 1823. Cochrane, discípulo do grande herói britânico Nelson, comandava a esquadra chilena quando foi contratado por ordem expressa do Imperador Pedro I.

Leia também - Olhos de Cores Diferentes

O governante que mais tempo se manteve no poder no mundo ocidental foi o rei Luís XIV, manteve-se no trono durante 72 anos. Seguindo o monarca francês vem Francisco José, do Império Austro-húngaro, que reinou 68 anos. Em terceiro lugar está Vitória, rainha da Grã-Bretanha, que ostentou sua coroa por 64 anos.
 
A primeira cidade a ter iluminação pública na América Latina foi Campos, Estado do Rio de Janeiro. As luzes de suas ruas acenderam-se no dia 24 de julho de 1883. A segunda cidade brasileira a substituir os lampiões de gás foi Juiz de Fora, Minas Gerais, em 5 de setembro de 1889.

A primeira mulher a obter um mandato público no Brasil foi Alzira Soriano, em 1928. Ela elegeu-se prefeita do município de Lajes, no Rio Grande do Norte, apesar da proibição de que mulheres se envolvessem em política. Sua vitória foi possível apenas depois de um recurso judicial.

O ser humano sempre foi engenhoso para criar métodos de eliminação de seus semelhantes. Trezentos anos antes da Era Cristã, o general cartaginês Aníbal derrotou os romanos em uma batalha naval, lançando contra os navios inimigos potes de barro cheios de cobras venenosas. O pânico pôs os marinheiros romanos em fuga.

Anita não foi a única paixão de Garibaldi. Antes, amou Manuela Ferreira, sobrinha de Bento Gonçalves. A família se opôs ao romance porque ele era apenas um aventureiro. Manuela nunca se casou. Voltou para a casa dos pais, em Pelotas, e lá morreu em idade avançada. Vestia-se sempre de branco. Era conhecida como "a noiva de Garibaldi".

Durante 110 anos, desde que Abraham Lincoln foi assassinado, em 14 de abril de 1865, no Teatro Ford de Washington, capital dos Estados Unidos, nenhum presidente tornou a pôr os pés nesta casa de espetáculos. A tradição foi quebrada em 1975, pelo então presidente Gerald Ford , para assistir a uma peça que retratava a vida de outro presidente, Harry Truman.

Criada em 1612, São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses. Seu nome é uma homenagem a Luís XIII da França, o rei que ordenou a tomada do local. Antes da chegada dos europeus, a terra era habitada por índios Tupinambás, que a chamavam de Upaon-Açu (Ilha Grande).

O campanário da Igreja do Carmo, em Diamantina, Minas Gerais, situa-se nos fundos e não na parte frontal como é corriqueiro. A raridade tem origem nos caprichos da ex-escrava Chica da Silva, amante do todo-poderoso desembargador João Francisco de Oliveira. Quando a igreja foi construída, ela exigiu o campanário nos fundos, para não ser incomodada pelo badalar dos sinos. Ele a atendeu.

Leia também - Como funciona o bafômetro e outros dispositivos para medição de álcool no sangue

Big Ben, a famosa torre norte do Palácio de Westminster, em Londres, recebeu esse nome em homenagem a sir Benjamin Hall, o ministro de Obras Públicas da época da colocação do relógio que compõe o ponto turístico. Encarregado da obra, e pesando cerca de 158 kg, Benjamin inspirou o apelido do sino de mais de 12 toneladas (Big Ben=Grande Ben). A homenagem não foi esquecida com a inauguração do local, em 1859, tornando-se, com o tempo, o nome mais conhecido do lugar. O relógio do Big Ben foi projetado por Edmund Beckett Denison e contruído por E. J. Dent.

Quando se busca um santo para o Brasil, não se fala em Soror Joana Angélica, abadessa do Convento das Franciscanas da Bahia. Na guerra da Independência, em 1822, os soldados portugueses invadiram o Convento para estuprar as freiras. Soror Joana Angélica, desarmada, guarneceu a porta do claustro, retardando sua entrada. As freiras fugiram e os soldados, enfurecidos, mataram Soror Joana a golpes de baioneta.

Fonte: http://www.terra.com.br/curiosidades/