CURIOSIDADES

O envenenamento dos doces em Bradford, Inglaterra (1858)

envemor1O envenenamento de doces de Bradford de 1858 foi o envenenamento por arsênico de mais de 200 pessoas em Bradford, na Inglaterra, quando os doces feitos acidentalmente com arsênico foram vendidos de uma tenda do mercado. Vinte e uma vítimas morreram como resultado. O evento contribuiu para a aprovação da Lei de Farmácia de 1868 no Reino Unido e legislação que regulava a adulteração de gêneros alimentícios. William Hardaker, conhecido pelos habitantes locais como "Humbug Billy", vendeu doces de uma barraca no Greenmarket no centro de Bradford (agora o site do Centro Arndale de Bradford).Hardaker comprou seus suprimeintos de Joseph Neal, que fez os doces (ou "pastilhas") na Stone Street a poucas ...

centenas de metros ao norte. As pastilhas em questão eram alabotas de hortelã-pimenta, feitas de óleo de hortelã-pimenta incorporadas em uma base de açúcar e goma. No entanto, o açúcar era caro (6 ½ por libra) e, portanto, Neal substitui o gesso em pó (½ x a libra) - conhecido como "daff" - por algum açúcar necessário. A adulteração de alimentos com substâncias mais baratas era comum na época e os adulteradores usavam apelidos obscuros ("daff", "multum", "flash", "material") para esconder a prática.

Na ocasião em questão, Neal enviou James Archer, um inquilino que morava em sua casa, para colecionar daff para as farsas de Hardaker do farmacêutico Charles Hodgson. A farmácia de Hodgson estava a 3 milhas de distância em Baildon Bridge, em Shipley. Hodgson estava em sua farmácia, mas não serviu Archer devido a doença e, assim, seus pedidos foram vistos pelo seu jovem assistente, William Goddard. Goddard perguntou a Hodgson, onde o daff era, e foi dito que estava em um barril em um canto do sótão. No entanto, em vez de daff, Goddard vendeu Archer 12 libras (5,4 kg) de trióxido de arsênio.

O erro permaneceu indetectado mesmo durante a fabricação dos doces por James Appleton, um "experiente sweetmaker" empregado por Neal, embora Appleton observou que o produto acabado parecia diferente das farsas usuais. Appleton estava sofrendo sintomas de doença durante o processo de fazer doces e estava doente por vários dias depois com vômitos e dor em suas mãos e braços, mas não percebeu que foi causada por veneno. Quarenta quilos de pastilhas foram vendidos para Hardaker, que também notou que os doces pareciam incomuns e usavam isso para obter um desconto da Neal. Como Appleton, Hardaker, como um dos primeiros a provar os doces, também ficou prontamente doente.

Independentemente disso, Hardaker vendeu 5 quilos (2,3 kg) dos doces de sua barraca de mercado naquela noite - alegadamente a um preço de 1 ½ para 2 onças (57 g). Daqueles que compraram e comeram doces, 21 pessoas morreram com mais ou menos 200 ficando gravemente doentes com envenenamento por arsênico dentro de um dia ou mais.

envemor2a

Inicialmente, as primeiras mortes - as de dois filhos - foram atribuídas à cólera, um grande problema na Grã-Bretanha no momento; mas o crescente número de vítimas logo mostrou que a compra de pastilhas da barraca de Hardaker foi a causa, e a partir daí o caminho levou a Neal e Hodgson. Goddard foi preso e compareceu perante magistrados no tribunal em Bradford em 1 de novembro, com Hodgson e Neal depois foram julgados com Goddard por acusação de homicídio culposo. O Dr. John Bell identificou o arsênico como a causa, e isso foi confirmado por Felix Rimmington, um proeminente químico e farmacologista e químico analítico.

Leia também - Rinoceronte Cacareco e o Macaco Tião

Rimmington estimou que cada doce continha entre 14 e 15 grãos (0,91 e 0,97 gramas) de arsênico, embora um relato contemporâneo sugira 9 grãos (0.5831 gramas), sendo 4.5 graus (0.292 gramas) uma dose letal. Como tal, cada pastilha teria contido arsênico suficiente para matar duas pessoas, e o suficiente distribuído por Hardaker no total para matar 2.000. A acusação contra Goddard e Neal foi posteriormente retirada e Hodgson foi absolvido quando o caso foi considerado em York Assises em 21 de dezembro de 1858.

A tragédia e o protesto público resultante foi um dos principais fatores que contribuíram para The Pharmacy Act 1868, que reconheceu o químico e farmacêutico como o guardião e vendedor de venenos nomeados (como o medicamento era então formalmente conhecido). O requisito para a manutenção de registros e o requisito para obter a assinatura do comprador é atualmente confirmado nos termos do Poisons Act 1972 para venenos "não medicinais". O ministério de W. E. Gladstone de 1868-1874 também trouxe legislação que regulava a adulteração de alimentos como resultado dos eventos.

 

Fonte: https://en.wikipedia.org