CURIOSIDADES

Formigas criam ponte para atacar ninho de vespas

formi topo2018 - O curioso flagra que você poderá ver logo mais foi registrado por um agente florestal do Parque Nacional de Guanacaste, uma reserva natural que fica na Costa Rica, e mostra um impressionante exemplo de trabalho em equipe. Mais especificamente, o que as cenas mostram é uma espécie de ponte móvel formada por uma legião de formigas para que elas pudessem atacar — e “saquear” — um ninho de vespas. As imagens foram compartilhadas no Twitter por Francisco Boni, que identificou as formigas como sendo formigas-correição, também conhecidas como “marabunta”, famosas por organizarem expedições frequentes contendo milhares de indivíduos e por terem o costume de se manter sempre em movimento — em vez de construir colônias, como ocorre ...

com outras espécies de formigas. No caso do vídeo que você pode conferir abaixo, o grupo se uniu para formar uma ponte para alcançar um vespeiro e poder roubar ovos, larvas e o mel — produzido para o consumo das vespas. Apesar de ser um ataque impressionante por sua agressividade e organização, esse tipo de ação é comum e aplicado quando as formigas precisam coletar alimento.

Leia também - Um Cachorro Chamado "FAITH"

formi2

formi3

formi4

formi5

formi6

formi7

Já as vespas, conforme foi observado por cientistas na natureza, não costumam apresentar resistência e saem do ninho até que as invasoras terminem o ataque, uma vez que as formigas também podem capturar e devorar vespas adultas que decidam ficar no vespeiro — ou que tenham tido o azar de não ter conseguido escapar a tempo.

 

Fonte: https://www.megacurioso.com.br