CURIOSIDADES

Sipalki

spiarte topoSipalki-Do, em (coreano: Sib Pal Ki ou Sib Pal Gi, é uma arte marcial de origem milenar com raízes na China. Foi introduzida na região onde hoje se situa a Coreia do Sul por Mongóis e cuja primeira menção escrita foi no texto ilustrado sobre antigas artes coreanas de guerras chamado "Muye Dobo Tongji" (livro ilustrado sobre Artes Marciais), publicado em quatro volumes ...

no ano de 1790, por ordem do rei Chongio. Até o ano 1552 d.C., na Coreia existiam mais de 56 técnicas distintas, com e sem o uso de armas. E neste ano, por ordem do Imperador da Coreia, as técnicas de Artes Marciais foram resumidas a 18, originando-se assim o nome Sipalki: SIP=10, PAL=8, KI= técnica, 18 técnicas (com e sem armas) ou "O Caminho para as 18 Técnicas". Na invasão da Coreia pelo Japão de 1908 a 1945, a prática de artes marciais era proibida.

Leia também - 5 boas razões para um homem não se casar

De 1950 a 1953, durante a guerra entre a Coreia do Sul e do Norte, que durou 3 anos, também não se praticaram as Artes Marciais na Coreia. No ano de 1954 as artes marciais voltaram a ser praticadas com intensidade nas Coreias.

Técnicas do Sipalki-Do

spiarte1

A primeira das 18 técnicas é chamado Ho Sin Sul e inclui todos os tipos de movimentos de autodefesa, como apertos, os pontos de pressão, técnicas de contenção ou projeções. A segunda técnica, Kwom Bop vem de sistemas de combate de monges budistas e inclui ataques abertos com mãos, pés, cabeça, defesas de vários ângulos, posições e técnicas de meditação. A terceira técnica é chamada Kyo Yong e inclui a estratégia e combinações de movimentos necessários em situações de autodefesa contra vários adversários. Os restantes 15 das 18 técnicas que tornam o gerenciamento do sistema Sipalki usando diferentes armas, tanto no ataque e defesa, vara ou seja articulado (nang GOM), vara curta (dan bog), vara longa (Bongo) sabre (kom), espada (chung Iong), faca (dar GOM), duas facas (ssang GOM), escudo (fe bang), correia (Ssan), chicote (sul fion), lança (chang), de baionete (chong gom ), luvas (Jwan), machado (doki), tiro com arco (kung sul).

SIPALKI-DO no Brasil

spiarte2

No Brasil o trabalho pioneiro foi desenvolvido pelo Mestre Cláudio (em memória) e hoje é dirigida pelo seu irmão Mestre Juarez dos Santos Rodrigues 5º Dan. O trabalho foi desenvolvido na Academia do Instituto Mhe Hua que é filiada a Federação Sulamericana foi criada em 1984 Atualmente possui 8 Academias em Foz do Iguaçu - PR, Cascavel - PR, Catanduvas - SC, São Paulo - SP, Porto Alegre - RGS e no exterior em Hernandarias - Paraguay.

 

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org
           http://makaracaju.blogspot.com