CURIOSIDADES

Essa surpreendente cidade da Alemanha foi construída com 72 mil toneladas de diamantes

vuldia1Por incrível que pareça, não é possível ver o número maciço de diamantes na cidade bávara de Nördlingen, mas acredite: existem 72.000 toneladas de diamantes microscópicos espalhados pelos edifícios da região. Mas por que e como alguém faria isso? A questão é que os diamantes não foram colocados lá de propósito. Agradeça a um pequeno e rebelde asteroide por esse fenômeno incrivelmente estranho. Pesquisadores dizem que o asteroide atingiu esta região da Baviera 15 milhões de anos atrás, deixando para trás uma cratera de 14 km (no próprio local de onde fica Nördlingen).

O asteroide também deixou suevito, uma rocha que é composta de vidro, diamantes, cristal e outros detritos. De acordo com um estudo sobre a distribuição desses diamantes do impacto na Alemanha, as pedras preciosas foram formadas devido à velocidade da colisão entre o asteroide e a Terra. Em uma entrevista com o Smithsonian, a geóloga e vice-diretora do Museu Ries Crater, Gisela Pösges compartilhou algumas teorias sobre o asteroide que “decorou” sem querer esta pequena cidade: “Assumimos que o asteroide era rochoso com um peso de [aproximadamente] três bilhões de toneladas”.

vuldia2

vuldia3

Leia também - Escala de Richter

Até a década de 1960, muitos acreditavam que a enorme depressão em que a cidade foi construída era na verdade uma cratera vulcânica. O geólogo Eugene Shoemaker finalmente fez a conexão com o asteroide. Mas demorou mais 10 anos antes de perceberem que havia diamantes nos detritos do asteroide. Agora, a cidade tem vários espécimes de asteroides e diamantes em exibição. Mas esta não é a única cidade feita de diamantes: você também pode encontrar edifícios de suvenito em Berlim e Munique, de acordo com o Smithsonian.

Fonte: Business Insider