CURIOSIDADES

Como Sobreviver a um Relâmpago

sorelam1A melhor maneira de sobreviver a um relâmpago é evitar estar ao ar livre, em primeiro lugar. Use a regra 30/30: Se, depois de ver um raio, você não pode contar até 30 antes de ouvir o trovão, fique dentro de um edifício ou de um carro. Não sair até 30 minutos após o último trovão.Se você está ao ar livre e não pode se esconder durante uma tempestade, procure abrigo em uma área baixa sob um denso crescimento de pequenas árvores (não ficar muito perto delas).

Evite objetos isolados, como árvores altas e mastros, o relâmpago muitas vezes (mas nem sempre) tende a atacar o objeto mais alto em uma área. Se você estiver em uma área aberta, vá para uma área baixa, como um vale ou uma ravina (mas fique alerta para enchentes ou inundações repentinas). Em todos os casos, evitar qualquer tamanho volume de água, pois a água é um condutor de eletricidade.

sorelam2

Leia também - Formigas criam ponte para atacar ninho de vespas

Se você está preso ao ar livre e perceber sinais de que um relâmpago é iminente (o cabelo arrepia, sua pele fica formigando, você ouve um zumbido, estalos, entre outros sons estranhos ou ver objetos de metal que emitem um suave, azul-branco fulgor) ou você simplesmente acha que está em perigo, assuma imediatamente a posição acima para aumentar suas chances de sobrevivência, pois o relâmpago poderá golpeá-lo diretamente, ou perto de você.

Fonte: https://www.sobreviventeurbano.com.br