CURIOSIDADES

Mãe faz sorvete de leite materno para aliviar o desconforto da dentição do seu bebê

sorvelei1O despontar do primeiro dentinho do bebê é sempre motivo de felicidade para a família, mas também de preocupação, pois sabemos que esse processo pode ser irritante, devido a inchaços nas gengivas, dores e, em alguns casos, até infecções. Nessa fase os pequeninhos exigem mais atenção dos pais, pois se irritam facilmente, têm dificuldades para dormir e choram ...

com muita frequência, o que faz com que os responsáveis se desdobrem para achar formas de aliviá-los dos sintomas. Especialistas recomendam que, além do carinho e afago, os pais ofereçam algo para o bebê “mastigar”. Objetos como anéis de dentição, chocalhos e outros brinquedos flexíveis ajudam a aliviar a dor e a coceira. Em casos extremos, o bebê pode tomar um analgésico, desde que receitado pelo médico. Uma solução 100% natural simples Uma mãe de Ohio, nos Estados Unidos, deu um passo adiante e teve uma excelente ideia para aliviar os sintomas da dentição de seu bebê: preparar um sorvete com leite materno. Tasia Blackwell, como a mãe é chamada, compartilhou seu truque no Facebook e imediatamente se tornou viral.

Leia também - Homem morre por fazer uma tatuagem e entrar no mar

Esta mãe estava ciente dos perigos dos mordedores e brinquedos para aliviar o desconforto da dentição, que não só poderia conter o bisfenol-A tóxico, mas também outros compostos, como triclosan e triclocarban, catalogados como diruptores endócrinos que podem causar problemas no desenvolvimento de bebês e até afetam seus sistemas nervoso e imunológico. Ela também sabia que bolachas e alimentos frios só podem ser oferecidos quando alimentos sólidos já tiverem sido introduzidos, então não são um remédio que pode ser usado quando o bebê ainda está no estágio de amamentação exclusiva.

 

 

Assim, esta mãe recorreu a uma solução completamente natural. Tudo o que ele fez foi extrair o leite e colocá-lo em um molde de sorvete, colocá-lo na geladeira e esperar até obter a consistência de um sorvete. Se você se atreve a fazê-lo, lembre-se de cuidar com a higiene do molde que você usa e não se esqueça que você não deve voltar a congelar o leite, uma vez que tenha descongelado. Você pode colocar no final do cubo de leite um bastão para que o bebê possa segurar melhor o sorvete.

Por que esse remédio funciona?

sorvelei2

O frio tem a capacidade de anestesiar as gengivas, por isso alivia a dor rapidamente. Por ter uma ação vasoconstritora, a quantidade de suprimento sanguíneo que atinge a área diminui, o que reduz a inflamação localmente e alivia a sensação de dor. No entanto, não devemos esquecer que a amamentação em si é um dos remédios mais eficazes para aliviar o desconforto da dentição, que é porque o contato físico com a mãe reduz o nível de estresse e ansiedade nos bebês. Diferentes estudos mostraram que, quando os bebês são amamentados, o nível de dor diminui à medida que se sentem mais seguros e calmos. Essa é a razão pela qual alguns pequeninos querem mamar mais durante a dentição. Além disso, o movimento que envolve a sucção também ajuda a aliviar a dor.

Leia também - Sceadugengan - Andarilhos das Sombras

Nesse sentido, uma pesquisa muito interessante realizada na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que a amamentação ajuda a reduzir a dor que os bebês sentem quando são injetados. Os resultados, publicados na revista Pediatrics, mostraram que crianças que foram amamentadas enquanto seus médicos as tomaram ou vacinaram, choraram menos e sua frequência cardíaca permaneceu mais estável, sugerindo que elas estavam muito menos estressadas. Outra alternativa para aliviar o desconforto da dentição é massagear suavemente a gengiva do bebê, de preferência usando gaze fria no dedo, o que proporcionará uma dose adicional de alívio. Você também deve sempre limpar o rosto com um pano macio para remover o excesso de saliva, pois isso irá evitar irritações da pele e desenvolver erupções cutâneas.

Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com/