QUALIDADE DE VIDA

Plantas, frutas, Ervas e seu uso medicinal - Parte 2

AlmeiroALMEIRÃO (Chicorium intybus) - Rico em vitamina A e C. Indicado para falta de apetite, usado cru em saladas ou ligeiramente refogado. O almeirão, pertencente ao gênero Cichorium, e também conhecido como chicória amarga, é uma planta herbácea perene, nativa da Europa, muito apreciada e cultivada em vários países. Membro da família Asteraceae, da qual fazem parte também às alfaces e as serralhas, o almeirão é uma hortaliça  muito nutritiva. As folhas de almeirão são excelentes fontes de vitaminas A, C e do complexo B, além de conterem boas doses de fósforo, ferro e até mesmo cálcio. Seu sabor amargo característico é apreciado em diversos pratos na culinária de diferentes culturas. E os culpados por darem este sabor amargo ao almeirão são principalmente às substâncias denominadas lactucina e lactupicrina, conhecidas por serem substâncias benéficas a saúde, pois possuem propriedades analgésicas.



Considerada uma planta forte e resistente, que se desenvolve melhor em locais com boa exposição ao sol, o almeirão possui como características folhas verdes robustas recobertas de pêlos e com formato lanceolado, raiz longa de formato cônico, caule duro e ereto com ramificações, e suas inflorescências são formadas por flores liguladas que possuem coloração que varia do azul ao roxo. O almeirão atinge de 40 cm a 1 m de altura e seu fruto é do tipo aquênio (seco e indeiscente). Desenvolve-se muito bem em solos bem drenados e quando possui um ambiente propício com solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e temperatura ideal (de 20º a 28ºC), formam-se lindos almeirões que podem ser colhidos após 70 dias do plantio (propaga-se por semente).

Consumido de variadas formas, desde cozidos ou ate mesmo crus, os almeirões estão presentes na alimentação de muitas pessoas. Além da folha de almeirão ser de baixa caloria (100g fornece apenas 20 calorias), é um alimento muito nutritivo e saudável. Por ser rico em vitamina A, tem ação antioxidante, prevenindo assim o envelhecimento precoce. Porém as folhas de almeirão devem ser consumidas frescas e devidamente limpas, pois podem conter alguns parasitas que se ingeridos causam algumas verminoses intestinais causando diarréia, cólica, náuseas e outros sintomas.

Conhecida também por ser uma planta com propriedades medicinais o almeirão já vem sendo usado há muito tempo com este propósito. Desde a época dos antigos romanos ele era utilizado para tratar distúrbios do fígado. Além disto, é um poderoso diurético, laxativo, anti-helmíntico e bastante indicado para combater a gastroenterite, icterícia, para limpar os rins e serve também como um estimulador de apetite.


AMEIXA - Prunus domestica

Ameixa



Poderoso laxante. Indicada contra prisão de ventre, sendo, neste caso, consumida seca. É rica em potássio, fósforo, cálcio e minerais. Para problemas do estomago faz-se um licor digestivo de ameixa: cozinhar em dois litros e meio de vinho branco, 20 ameixas frescas sem casca e sem caroço.Depois de quinze minutos apagar o fogo, adicionando não mais de 3 gramas de casca de canela e deixar macerar. Após três dias, filtrar o liquido, adicionar meio quilo de açúcar e colocar no fogo, deixando ferver por alguns minutos. Esperar esfriar totalmente e adicionar meio litro de álcool a 90 graus e colocar em uma ou duas garrafas. Tomar um cálice após as refeições.

Uma fruta bastante aconselhável para o consumo é a ameixa. Ela é muito importante para aqueles que sofrem com a prisão de ventre, a qual também possui grandes quantidades de vitamina A, B, B2 e C, juntamente com os antioxidantes, que ajudam a evitar o envelhecimento precoce. A fruta tem a capacidade de ajudar na absorção de ferro pelo corpo, característica que esta associada ao alto teor de vitamina C  presente neste fruto. Também é uma excelente fonte de vitamina A (na forma de Betacaroteno), potássio, vitamina B2 e fibra.

A ameixa (prunus domestica) é o fruto da ameixeira e vem sendo muito pesquisada devido às substâncias presentes em sua composição, os fenóis, que tem poder antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres e protegem a saúde, evitando diversas doenças causada pelo envelhecimento precoce das células causado pelos radicais livres. Segundo pesquisas austríacas, seu poder antioxidante encontra-se mais concentrado quando está bem madura, quase em processo de decomposição, por isso, o ideal é comer os frutos nesse estágio! Como tem grande quantidade de fósforo, a ameixa é indicada em casos de fraqueza e debilidade cerebral.

Ela possui alta concentração de vitamina C, portanto, ajuda o sistema imunológico e previne doenças, além de facilitar a absorção do ferro no organismo; possui vitamina A (betacaroteno), portanto, é excelente para a visão, unhas, ossos  e ainda colabora para um bronzeado eficiente e natural! Possui ainda, vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismos, fortalecem os cabelos, evitando a queda e também são essenciais ao crescimento.  Também possui potássio e mais fibras do que qualquer outra fruta ou vegetal!

A grande quantidade de fibras existente na ameixa, faz com que seja um dos laxativos naturais mais lembrados e consumidos, sendo a ameixa seca muito usada com essa finalidade. Algumas pessoas a colocam de molho num copo com água à noite, e, no dia seguinte, em jejum, bebem a água e comem a ameixa. Ou apenas a consomem pura, o que também dá resultados. A ameixa seca, por ter alta concentração das substâncias, como as vitaminas, é fonte de energia muito importante, usada como complemento alimentar de quem tem alto gasto calórico, como esportistas.

Apesar de tão rica e versátil, a ameixa faz parte de um pequeno grupo de alimentos que possuem oxalatos, substâncias que se fazem presentes em plantas, animais ou em nós, seres humanos. Acontece que, quando o  teor desses oxalatos fica muito concentrado nos fluidos corporais, pode acarretar uma cristalização que resultará em problemas de saúde, como os cálculos biliares e de vesícula. Apesar disso, não significa que os indivíduos com problemas biliares ou hepáticos não possam comer a fruta, apenas, é bom ter moderação.


ASPARGO - Asparagus officinalis

Aspargo



O aspargo deve ser ingerido ao natural, já que quando cozido pode irritar os rins, tornando contrário o seu efeito de limpa-los.É indicado nas doenças do fígado, do baço e estomago. Nos problemas do coração combate a hipertrofia e acalma as palpitações. Para o coração se faz uma decocção fervendo 50gr de raízes de aspargo em um litro de água, deixando em repouso até esfriar. Tomar três cálices por dia, entre as refeições principais sem adoçar. Ainda pode ser usado em regimes de emagrecimento fervendo em três quartos de litro de água, 40gr de raízes de aspargo. Bebe-se pela manhã em jejum e durante todo o dia. Esta mesma decocção pode ser administrada a pessoas nervosas e excitáveis.

Sem lugar a dúvidas, um dos benefícios mais destacados do aspargo é seu poder como diurético. A planta estimula notavelmente o acionar da bexiga; isso por conter glúcidos e saponina, ambos, elementos que potenciam a eliminação de líquidos por parte do sistema urinário. Além disso, também atua em qualidade de laxante devido à abundante fibra contida nos aspargos. Combinado com o ponto anterior, o acionar laxante do aspargo torna-se um excelente purgante do organismo, sempre e quando seja consumido com moderação. Para lograr isso, pegue umas 50 gramas de aspargo por litro e ferva durante 15 minutos; 250 ml, três vezes por dia serão suficiente para aproveitar seus benefícios. Além disso, é possível consumir puramente aspargos, que em pratos frios fica delicioso.

O aspargo é uma planta muito utilizada na culinária mundial e é considerada uma flor da família dos lírios. Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, ele é rico em vitamina A, B, C, cálcio, ferro, sais minerais e potássio. — O aspargo é considerado uma das melhores fontes de ácido fólico, conhecido por ajudar a prevenir câncer, doenças do coração, do fígado e até da espinha — explica. O Instituto Nacional do Câncer aponta que o ácido fólico presente nesse vegetal age diretamente no DNA e na síntese de substâncias essenciais ao organismo e a sua deficiência tem sido relacionada ao aparecimento de câncer.

— Esta vitamina é importante desde a prevenção até o tratamento da doença, já que inibe o desenvolvimento do tumor. O ácido fólico é sintetizado por bactérias do intestino e ficam estocadas no corpo humano — esclarece. Além disso, o aspargo é um ótimo acompanhamento para pratos principais e é indicado para quem está de dieta e quer controlar a ingestão de gorduras.

— O aspargo também possui baixa quantidade de calorias e não tem colesterol, nem gorduras — revela, salientando que a planta é uma fonte abundante de fibras, com cerca de 3,6 gramas do nutriente por xícara do vegetal. De acordo com Alexander Bonetti, da San Marco Alimentos, apesar de ter melhores resultados ao ser plantado em terrenos arenosos, o aspargo é cultivado em diferentes vários países e possui diferentes variedades. — O aspargo inglês não possui o talo muito grosso, já o italiano possui a cor violeta e os cultivados na Holanda, Alemanha e Bélgica são brancos, pois se desenvolvem em locais escuros e não possuem clorofila — explica, ressaltando que, independente da variedade que se opta por consumir, tem-se acesso aos mesmo nutrientes. Bonetti diz ainda que, além de trazer benefícios para o organismo, o aspargo dá um sabor especial às refeições. A planta pode ser consumida como ingrediente de pratos incrementados, ser servido frio com vinagrete, cozido com manteiga e ainda consumido em forma de conserva.


AVEIA - Avena sativa

Aveia



Fonte natural de vitaminas, proteínas e sais minerais, contendo muitas calorias. Usada em flocos ou farinha, adapta-se aos organismos delicados, garantindo um bom funcionamento dos intestinos preguiçosos. É também anti-hemorróidas, sua ingestão tem a virtude de reduzir o teor de gorduras e de açúcar do sangue, auxiliando nas arterioscleroses e no diabetes. Contra acido úrico ferver um punhado de palha de aveia triturada em um litro de água, coar e beber durante o dia.

A aveia é um tipo de carboidrato que contém fibra solúvel e insolúvel. A fibra é a parte estrutural das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não pode ser digerida pelo nosso organismo e nem pode fornecer energia.  A fibra solúvel é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso. Muito se tem estudado sobre a beta-glucana, uma fibra solúvel encontrada na aveia. Sabe-se que o consumo regular desta fibra ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, reduzir a pressão arterial e a controlar o diabetes. Esta fibra absorve água no intestino e forma uma pasta viscosa que ajuda na captura do colesterol dos alimentos e diminui sua absorção para o corpo.

A parte de fibra insolúvel da aveia é responsável por reduzir a chance de ter diverticulite, ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao câncer e ajuda na regulação do trânsito intestinal. Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças, contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico e contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.

É muito importante destacar que as pessoas não consomem a aveia em doses adequadas. Muitos estudos demonstraram que o consumo exagerado da aveia (mais que 1 xícara de 250ml) levam a sintomas como inchaço e produção de gases aumentado. O consumo adequado varia com o organismo de cada pessoa e deve ser levado em consideração.
Para se ter os benefícios da aveia precisa consumí-la regularmente e de forma variada, ou seja, nas frutas, componente de bolos, como mingaus, no iogurte e etc.

A aveia é certamente um dos alimentos funcionais mais difundidos no Brasil, popular nas gôndolas de supermercado e presente com freqüência na mesa de muitos brasileiros. Seus benefícios são muitos. Desde a regulação do trânsito intestinal, até a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e câncer de cólon. No intestino, as beta-glucanas (um tipo de fibra contida na aveia), em contato com a água, formam uma espécie de gel, que serve de alimento para as bactérias intestinais - os probióticos – e tem efeito protetor sobre o cólon intestinal, além de estimular os movimentos intestinais e diminuir a absorção e produção de colesterol.

Outro efeito das fibras da aveia é o controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) em indivíduos diabéticos com resistência à insulina. As fibras tornam a absorção do açúcar mais lenta, evitando grandes elevações da glicemia. No emagrecimento, a aveia pode ser utilizada como coadjuvante da dieta, não só pelas propriedades de regulação intestinal e controle da glicemia, mas também pela sua capacidade de proporcionar a sensação de saciedade. Tais benefícios se devem ao seu teor de fibras em torno de 10%. Por exemplo: 40 gramas de farelo de aveia (aproximadamente três colheres de sopa) contêm cerca de quatro gramas de fibras.

A grande vantagem é que a aveia não perde suas propriedades durante o beneficiamento, diferente de outros cereais de sua família, como o trigo, por exemplo. Para obter os benefícios desejados da aveia, o ideal é consumi-la regularmente, todos os dias, três colheres de sopa de farelo de aveia ou quatro de farinha de aveia. Mas atenção! A aveia é um alimento funcional, mas também contém calorias. Ao incluir a aveia na alimentação diária, substitua uma porção de um alimento fonte de carboidrato (um pão francês ou seis biscoitos de água e sal). Indivíduos que sofrem de intolerância ao glúten – a doença celíaca – devem evitar o consumo de aveia, que é uma importante fonte de glúten. Para potencializar os benefícios citados acima, o consumo regular de água é indispensável! Aproveite os benefícios dos alimentos funcionais e faça um brinde à sua saúde!


AZEITONA - Olea europaea

Azeitona



Uma curiosidade sobre a oliveira. Conta-se que Atenas, a deusa grega da sabedoria, fez nascer de uma lança a oliveira; os frutos dessa árvore, além de alimentarem o homem, produziriam um óleo para temperar sua comida, fortalecer seu corpo, curar as suas feridas e iluminar sua noite. A azeitona tem grande teor de gordura e sais minerais, devendo ser consumida com cautela.

Fruto da oliveira, a azeitona geralmente tem dois destinos. Quando está mais madura e com mais sumo, é encaminhada à produção do azeite de oliva. AInda firme e pouco madura, é consumida in natura, principalmente em saladas e massas. No entanto, não se deve consumir esse fruto logo após sua colheita, pois é amargo e ácido. Nestes casos, as azeitonas são colocadas em uma solução de água e sal, para perderem o amargor e se tornarem aptas ao consumo.

As azeitonas podem ser divididas por sua coloração.
Verdes: São colhidas após atingirem o tamanho ideal para consumo, mas sem estarem ainda maduras.
Pretas: São os frutos que já atingiram a fase de maturação completa. Têm mais sumo e são mais adocicadas.
Mistas: São colhidas antes da manutenção completa, quando os frutos estão mudando da cor verde, para preta.

Esse alimento é bastante recomendado para melhorar a saúde e prevenir doenças como infarto, derrame e aterosclerose, pois não contém colesterol, mas é riquíssimo em ácidos graxos, que ajudam a aumentar o bom colesterol no organismo. Além disso, a azeitona é rica em vitamina A (responsável pela saúde dos olhos, fortalecimento do sistema imunológico e alívio de problemas respiratórios); vitamina E (importante na prevenção de problemas cardiovasculares, fadiga e envelhecimento precoce); fósforo (fortalece os ossos, melhora a memória e ajuda na absorção de cálcio pelo organismo), potássio (previne cãibras, regula os batimentos cardíacos e é fundamental na hidratação natural dos cabelos) e fibras (combatem prisão de ventre e ajudam na prevenção de gastrite e úlcera). Mas tenha cuidado: cada 100g de azeitonas verdes tem cerca de 140 calorias. Ou seja, pessoas que estejam acima do peso e obesos devem consumir apenas com recomendação médica. E como é conservado em salmoura, esse alimento deve ser evitado por pessoas que sofrem de pressão alta.

Há 3 anos uma empresa espanhola começou a utilizar caroços de azeitonas para o funcionamento de aquecedores industrial. Nessa época, apenas a Espanha produzia mais de 5 milhões de toneladas de azeitona, dos quais 4 milhões de toneladas eram resíduos (caroços) que iam direto para os aterros sanitários.
Os pesquisadores da empresa utilizaram os caroços de azeitona para produzir biomassa e alimentar as caldeiras. Essa matéria-prima é limpa, renovável e até oito vezes mais barata do que combustíveis derivados de petróleo. De acordo com a empresa Colordom, que desenvolveu o projeto, 2,5 milhões de toneladas de caroços é suficiente para gerar energia para 1,5 milhões de casas.


BANANA - Musa paradisiaca

Banana



Bastante nutritiva e regulariza as funções do intestino. O suco da banana São Tomé é particularmente indicado contra a diarréia. Emprega-se o suco das flores nas afecções do peito. Do tronco se extrai a seiva que é indicada para a laringite, as aftas, tônico capilar e soro antiofídico.

A banana é sua velha conhecida. Provavelmente, ela esteve presente nas primeiras papinhas em sua época de bebê. Mas, apesar da intimidade, você deve acreditar que a fruta é inimiga da dieta: uma unidade tem aproximadamente 90 calorias e 22 g de carboidrato. Pois bem, é o oposto: o fruto da bananeira não é somente uma potência nutricional, ele é a solução perfeita para matar aquela fome fora de hora e para prolongar a sensação de saciedade
por mais tempo. "A banana também se destaca entre as demais frutas por ser rica em fibras, potássio, triptofano, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, B1, B2 e B6", enumera a nutróloga Cristiane Coelho.

Na prática, o estoque de potássio ajuda no controle da pressão arterial, evita câimbras e dores musculares. Já o triptofano não só previne como trata a depressão, pois atua na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. Banana-maçã, nanica, prata, ouro ou da terra... não importa! Todos os tipos apresentam as mesmas propriedades nutricionais. "Existe apenas uma diferença sutil no aroma, no sabor e na textura deles", explica a médica nutrológa.

Na hora de comprar a fruta, ela não deve estar 100% madura. Prefira as com casca amarela, um pouco esverdeada, e com manchinhas marrons. Evite as com partes moles ou machucadas. Em casa, deixe-as amadurecer na fruteira ou num lugar fresco e arejado. A banana estará boa para o consumo, com todo o sabor apurado, quando a casca estiver completamente amarela, inclusive as pontas. Depois de amadurecida, pode ser mantida na geladeira entre três e cinco dias.

Já pensou em comer banana verde? Considere! Nesse estágio, a fruta é classificada como um alimento funcional, que nutre e ainda previne doenças. Sua polpa é rica em amido resistente, molécula parecida com a fibra. Ou seja, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino, o fruto aumenta a saciedade - na prática, você não terá picos de fome excessiva. "Estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, o que afasta doenças cardíacas", conta Cristiane Coelho. O jeito certo de consumir a fruta verde é na forma de biomassa: cozinhe seis bananas com casca na panela de pressão, por 15 minutos, e bata tudo no liquidificador até virar um purê. Adicione essa mistura a sopas, caldos, molhos ou no feijão e ganhe muito mais saúde. Inclua banana no seu cardápio!


BATATA - Solanum tuberosum

Batata



Rica em carboidratos e vitaminas. Usada crua, tem aplicação para combater dores de cabeça (colocadas em rodelas sobre a testa) e contra irritações da pele. A batata-baroa é bastante indicada para quem sofre de doenças renais. Para eritemas ou queimaduras solares, se faz uma compressa com batata ralada que é trocada três vezes ao dia. O suco feito com batata é excelente remédio para ulceras do estômago e do duodeno, desde que tomado em pequenas doses, pois o seu uso exagerado pode provocar sintomas de intoxicação. A água do cozimento da batata serve para prevenir e combater a gota.

Tanto a fibra solúvel e como a insolúvel nas batatas, aumenta o volume das fezes, assim, ajuda a prevenir a prisão de ventre, diminui a absorção de colesterol. Além disso, o teor de fibra rica também ajuda a proteger contra o câncer de cólon. O conteúdo de fibras ajuda a retardar a absorção de amido no intestino e, assim, manter os níveis de açúcar no sangue dentro da normalidade.

Com uma alta concentração de vitamina B6, uma xícara de batata cozida contém 21,0% do valor diário deste importante nutriente. A batata ganha notas altas para a promoção da saúde alimentar. A vitamina B6 está envolvida em mais de 100 reações enzimáticas. As enzimas são proteínas que ajudam as reações químicas a ocorrerem, de modo a vitamina B6 está activa praticamente em todo o corpo.

A Batata auxilia o sistema nervoso - A vitamina B6 desempenha várias funções no nosso sistema nervoso, muitos dos quais envolvem funções neurológicas (células cerebrais). A vitamina B6 é necessária para a criação de aminas, um tipo de molécula de neurotransmissores que o sistema nervoso utiliza para transmitir mensagens de um nervo para o outro.  Os neurotransmissores que requerem a vitamina B6 são a serotonina, a ausência da qual está ligada à depressão, a melatonina, o hormónio necessário para uma boa noite de sono, epinefrina enorepinefrina, hormónios que nos ajudam a responder ao stress e GABA, que é necessária para a função normal do cérebro.

A Batata ajuda à saúde cardiovascular - A vitamina B6 desempenha um papel extremamente importante na metilação, um processo químico no qual os grupos metílicos são transferidos de uma molécula para outra. Muitos eventos químicos essenciais no corpo são possibilitados através metilação, por exemplo, os genes podem ser ligados e desligados desta forma. Isto é particularmente importante na prevenção do cancro uma vez que um dos genes que pode ser ligado e desligado é o gene supressor tumoral, p53. Uma outra forma em que a metilação ajuda a prevenir o cancro é unindo os grupos metílicos de substâncias tóxicas para torná-los menos tóxicos e promover a sua eliminação do corpo.

A Metilação é também importante para a saúde cardiovascular. A Metilação muda uma molécula potencialmente perigosa chamada homocisteína noutras outras substâncias benignas.  Uma única batata cozida também irá fornecer-lhe 11,7% do valor diário de fibra, mas lembre-se que a fibra de batatas está principalmente localizada na sua pele.

A Batata aumenta a performance atlética - A vitamina B6 também é necessária para a quebra do glicogénio, a forma em que o açúcar é armazenado nas nossas células de músculo e no fígado, assim que esta vitamina desempenha um papel fundamental no desempenho atlético e resistência.


BRÓCOLIS - Brassica oleracea

Brcolis



Rico em vitamina C, fósforo, potássio e enxofre. É melhor consumi-lo em saladas cruas para aproveitar todo o seu valor nutritivo. É um ótimo alimento para dietas de emagrecimento, já que produz uma limpeza geral do organismo e elimina gorduras. também referido como brócolos, cujo nome botânico é Brassica oleracea, é um vegetal crucífero pertencente à família Brassicaceae da qual estão inclusas mais de 3.000 mil espécies, entre elas a couve-flor, a couve-comum, o repolho, o rabanete, a mostarda e o agrião.

De origem européia, os brócolis são cultivados há muito tempo, desde a época do Império Romano, sendo considerado um valioso alimento. Hoje, é cultivado em várias regiões do mundo. Porém, os brócolis se adaptam melhor em climas frios e se desenvolvem  bem quando expostos a uma temperatura que esteja em torno de 18 a 23 graus Celsius. A China é o maior produtor mundial de brócolis (Só em 2008 produziu 8.585.000 toneladas).

Podemos descrever o brócolis como sendo uma plana herbácea, bienal e perene. Suas folhas possuem limbo lobado na base e bordas onduladas e suas flores são imperfeitas, com formato semelhante à de um sino, todas reunidas em uma inflorescência do tipo capítulo. O tamanho dos botões florais é variável e possuem colorações encontradas do verde-escuro ao verde-arroxeado.  Tanto as folhas, as flores e os pedúnculos florais dos brócolis podem ser consumidos e destacam-se como sendo poderosas fontes de nutrientes. Quando colhidos, não deve ser demorado o seu consumo, pois os brócolis têm uma curta vida pós-colheita e várias alterações em seu sabor, aroma e coloração ocorrem.

Rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar, o brócolis é considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal). Além de tudo isto em sua composição, o brócolis também é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. Pesquisas relatam  que o consumo diário de brócolis evita doenças do coração, evita úlceras e gastrites.

Os brócolis são consumidos de variadas maneiras. É muito apreciado cru em saladas, como também cozidos, grelhados e como um ingrediente de várias receitas, tais como suflês, sopas, tortas, bolos e refogados. Quando cozidos em excesso os brócolis perdem grande parte de seus nutrientes e sua textura também é alterada. O ideal é cozinhá-los em vapor ou em panela tampada contendo pouca água, por pouco tempo. Assim manterá todas as suas propriedades benéficas a saúde.  Os brócolis são alimentos muito perecíveis e, portanto devem ser guardados em sacos plásticos e mantidos sob refrigeração (geladeira) por no máximo uma semana.

Uma das pragas mais comuns que atacam os brócolis é a traça-das-crucíferas, cujo nome científico é Plutella xylostella. Estas pragas alimentam-se da cabeça dos brócolis, fazendo furos em seus botões florais. Os brócolis estão mais susceptíveis aos ataques destas pragas agrícolas principalmente em épocas quentes e secas do ano. O controle é feito através do uso de inseticidas.


CAFÉ - Coffea arabica

Caf



É contra indicado para pessoas nervosas e insones, adoçado com mel serve de remédio para a angina do peito. É um excitante do sistema nervoso, dos músculos, cérebro,,rins e coração. É usado para lavar ulcerações das pernas. Facilita a digestão.

Sendo uma das bebidas mais consumidas em todo mundo, o café provoca muita polêmica em relação aos seus efeitos na saúde. Não importando em qual momento do dia ou ocasião, se você adora aquele cafezinho, vale a pena guardar alguns minutos para ler este post.

A cafeína é o ingrediente ativo do café, mas pode estar presente em muitas comidas e bebidas. Essa substância pertence ao grupo de compostos das metilxantinas, onde se inclui também o chá. As xantinas são substâncias capazes de estimular o seu sistema nervoso, produzindo certo estado de alerta de curta duração.
Além do café, a cafeína também é encontrada em outras bebidas, em proporções menores, tais como naquelas bebidas contendo cacau, cola, chocolate, além do chá e de alguns remédios do tipo analgésico ou contra gripes.

Veja abaixo os níveis de cafeína:

Café Expresso (2 xícaras) 250 a 330 mg;
Café descafeinado 1 – 5 mg;
Café preparado por decantação 40 – 170 mg;
Café preparado por gotejamento 60 – 180 mg;
Café solúvel 30 – 120 mg;
Chá preparado 20 – 110 mg;
Chá instantâneo 25 – 50 mg;
Chocolate 2 – 20 mg;
Coca Cola 45 mg;
Diet Coke 45 mg;
Pepsi Cola 40 mg;
Refrigerantes diversos 2 – 20 mg;
Medicamentos analgésicos 30 – 200 mg;
Remédios para resfriados 30 – 100 mg.

O café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. Conta, também, com uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durante a torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. Toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.

Uma xícara comum de café contém cerca de 50 a 150 miligramas de cafeína, enquanto uma xícara de chá ou de refrigerantes a base de cola tem entre 35 a 50 miligramas. O café coado tem menos teor de cafeína que o café sírio, que não se filtra. Já o café expresso (sob pressão de vapor) tem maior proporção de cafeína e, conseqüentemente, gera um maior estado energético.

Em medicina, a cafeína tem sido usada para:

Reativar padrões deprimidos de respiração;
Auxiliar no tratamento de dores, principalmente de cabeça e enxaqueca;
Como coadjuvante em muitos remédios para o dor;
Controle do peso;
Alívio de alergias;
Melhorar o estado de alerta;
Tratar crises de enxaqueca (por contrair os vasos cerebrais).

O uso agudo da cafeína em pessoas não acostumadas pode causar aumento dos batimentos cardíacos e sensação de palpitação, mas o uso regular não causa tais efeitos.
A partir de 250 mg a cafeína estimula o aumento da secreção ácido pelo estomago, podendo causar desconforto em pessoas portadoras de gastrite. Porém, pelo mesmo motivo, pode ajudar na digestão se você exagerar na quantidade de comida, principalmente de proteína.

A cafeína mobiliza a gordura armazenada no corpo e a leva para o sangue para ser usada como fonte de energia. Meu medo em dizer que ela ajuda a emagrecer é as pessoas começarem a tomar café em baldes!

Mas é verdade, ela ajuda.

O efeito da cafeína na performance dos exercícios deve-se, provavelmente, à diferença na percepção do cansaço, ou seja, ela teria um papel ergogênico no desempenho do exercício alterando a percepção neural do esforço e da disponibilidade física.

Quanto ao aumento da osteoporose, o consumo moderado de cafeína não possui relação com o problema, mas o consumo exagerado de cafeína deve ser evitado por pessoas idosas e mulheres na menopausa, isto é, de doses acima de 500 mg diários de cafeína pode influir na ocorrência de osteoporose, mas apenas nas mulheres que consomem uma quantidade inferior a 800 mg de cálcio na dieta.

Se você deseja saber a quantidade ideal de consumo de café, saiba que uma série de estudos mostram benefícios em ingerir 2 a 3 xícaras de café por dia, não mais do que isso.

E outra coisa… evite o açúcar!

PARTE 3