QUALIDADE DE VIDA

Armadilha eficiente e simples contra mosquitos: A Mosquitoeira !

motoeira topoMosquitoeira ou Mosquitérica é um objeto criado no Brasil como armadilha para mosquitos, usada por equipes de combate aos mosquistos causadores de várias doenças. Foi criada e patenteada com o nome mosquitoeira por Antônio C. Gonçalves Pereira e Hermano César M. Jambo Por não obter apelo comercial, uma versão alternativa, com o uso de garrafas pet,  foi desenvolvida pela equipe do professor Maulori Cabral, da UFRJ, e batizada como mosquitérica. 

O nome mosquitoeira viria de uma derivação de ratoeira, usada para mosquitos. Já a palavra "mosquitérica" seria uma "mosquiteira genérica". A invenção ganhou destaque na mídia devido as recorrentes epidemias de dengue ocorridas no Rio de Janeiro, sendo apontada como uma forma simples e de baixo custo de combater a proliferação das doenças.

Leia também - Alívio Perigoso: O Vício em Descongestionantes Nasais

A mosquitérica é composta de uma garrafa cortada no meio, onde a parte do gargalo fica virada de cabeça para baixo dentro da outra. A garrafa fica com água até sair alguns centímetros do gargalo. O gargalo é vedado com um tecido fino, para que os ovos possam passar para baixo. Porém, quando as larvas se desenvolverem, elas não vão mais conseguir passar e ficarão presas. No fundo da garrafa pode-se colocar algum tipo alimento, tais como: arroz, alpiste, ração, etc. Por causa desses alimentos, surgirão bactérias, que são presas das larvas.

Como fazer

motoeira2

Uma garrafa pet de 2 litros

motoeira3

Uma tesoura

motoeira4

Uma lixa de madeira nº 180

motoeira6

Um rolo de fita adesiva ou isolante

motoeira5

Um pedaço de tecido "micro tule" ou "filó", suficiente para vedar o bico da garrafa. (O micro tule colorido é mais barato ainda)

motoeira18
Um pouco de arroz, que servirá de alimento para as larvas. (Qualquer grão triturado, grão cru, alpiste, arroz ou uma pelota de ração para gatos)

Procedimento

motoeira8

1. Corte a garrafa em duas partes, de forma que a parte da boca fique menor, formando um funil.

motoeira9

2. Retire a tampa da garrafa. Com cuidado, retire o anel do lacre e guarde-o, ele também será usado na mosquitérica;

motoeira12

3. Coloque o tecido no gargalo e prenda-o com o anel. Note que deve ser um tecido bem fino, de forma que a larva não consiga passar;

motoeira10

4. Lixe bem o interior do "funil". Isso serve para aumentar a área de evaporação, assim, fica mais fácil para o mosquito localizar a armadilha;

5. Coloque na parte de baixo da garrafa o alimento que você escolheu. Pode ser 5 grãos de alpiste ou 3 grãos de arroz, mas sempre triturado.

motoeira14

6. Introduza a parte do gargalo virada para baixo na parte inferior da garrafa;

motoeira15 motoeira16

7. Use a fita adesiva para fixar as duas partes, do lado externo;

motoeira17

8. Coloque água sem cloro dentro da mosquitérica, alguns centímetros acima do gargalo. Caso não disponha de água sem cloro, pegue áqua da torneira e deixe-a em repouso por dois dias. Só depois coloque-as na mosquitérica;

9. Verifique sempre a quantidade de água e va abastecendo se necessário.

10. Depois de algum tempo voce pode retirar a fita adesiva, higienizar com agua sanitária e utilizar indefinidamente.

Como usar

Depois de pronta, coloque a mosquitérica em lugares estratégicos, de preferência em locais frescos e sombreados e lugares baixos, não no alto. Se a água evaporar muito, complete-a. Para saber se as larvas são de Aedes aegypti, use uma lanterna. Se ao focar a luz da lanterna as larvas fugirem, ou seja, se demonstrarem um fotatactismo negativo, elas são larvas do Mosquito da Dengue. Para matar as larvas, basta jogá-las na terra com a água no começo do seu desenvolvimento.

Fonte: https://pt.wikipedia.org