QUALIDADE DE VIDA

VIVA COM ATENÇÃO

atencao2Seja o que for que você fizer - pode ser caminhar, sentar-se, comer -, ou mesmo que não faça nada, que esteja apenas respirando, descansando ou relaxando na grama, nunca se esqueça de que você é o OBSERVADOR. Na verdade, você se esquecerá disso inúmeras vezes, pois será envolvido por algum pensamento, uma sensação, uma emoção, um sentimento - qualquer coisa irá distraí-lo de ser o OBSERVADOR. Mas, sempre que isso acontecer, lembre-se e retorne imediatamente para o seu centro de observação.

Faça disso um processo permanente de observação interior. E você ficará surpreso com a mudança completa que se dará qualidade de sua vida. Por exemplo, posso mover minha mão sem prestar nenhuma atenção nisso; assim com posso movê-la observando internamente todo o movimento. São dois movimentos completamente diferentes. O primeiro é um movimento robótico, mecânico. O segundo é um movimento consciente. Quando você está consciente, você sente a sua mãoa partir do seu interior; quando não está consciente, você apenas a percebe externamente.

Até hoje, você conheceu o seu próprio rosto somente como um reflexo no espelho, algo visto de fora, pois você não era um OBSERVADOR. Se começar a se observar com atenção, poderá ver o rosto a partir do seu interior - e observar a si mesmo a partir do interior é uma experiência incrível. Dai em diante, pouco a pouco, começam a
acontecer algumas coisas estranhas. Sim, desaparecem os pensamentos, os sentimentos, as emoções... e permanece apenas um silêncio a seu redor. É como se você fosse uma ilha no meio de um oceano de silêncio... simplesmente um OBSERVADOR, como se uma chama de luz irradiasse em seu interior, iluminando todo o seu ser.

No começo, erá apenas uma experiência interna. Mas, lentamente, você vai perceber que essa irradiação se espalha para fora do seu corpo, e os raios desse clarão também
alcançam outras pessoas. Você ficará surpreso, e bastante admirado, com o modo como as pessoas com um mínimo de sensibilidade vão perceber, na hora, que alguma coisa as tocou, mesmo que não possam ver o que é.

Por exemplo, quando estiver observando a si mesmo com atenção, simplesmente caminhe por trás de alguém, mantendo a observação interior, e é praticamente certo que, de repente, essa pessoa irá se voltar e olhar para trás, sem nem saber por quê. Quando você se observa, o seu estado de atenão começa a se irradiar e, inevitavelmente, acaba alcançando a pessoa que está diante de você. Então, ao sentir que algo invisível a tocou, essa pessoa irá se virar e perguntar: "O que foi?". E lá está você, a uma tal distância dessa pessoa que nem conseguiria tocá-la com as mãos.

Você também pode tentar este outro experimento: quando alguém estiver dormindo, sente-se ao lado dessa pessoa e apenas observe a si mesmo - de repente, ela vai acordar, abrir os olhos e fitar tudo ao seu redor, como se alguém a tivesse tocado. Aos poucos, você também será capaz de sentir o toque que se dá através dos raios que irradia. É o que as pessoas chamam de "vibração". Isso náo é apenas algo imaginário. A outra pessoa sente que foi tocada: e você também sente que a tocou.

O termo que se usa em inglês para dizer que alguém nos comovou, que ficamos "tocados" (being touched), é bastante significativo. Quando você diz que alguém que o comoveu, que você ficou "tocado", talvez esteja usando essa expressão sem se dar conta do que ela significa. É possivel que essa pessoa não tenha lhe dito uma única palavra; talvez ela tenha apenas passado ao seu lado; ou quem sabe, tenha só olhado uma vez nos seus olhos - apesar disso, você se sente "tocado" por ela. A questão é essa: não se trata apenas de uma palavra. É algo que realmente acontece. E esses raios vão se espalhando para as pessoas, os animais, as árvores, as pedras...até que um dia você vai perceber que pode tocar todo o universo a partir do seu inteiror.

É isso que eu chamo de experiência de divindade.


Trecho do livro "VIVENDO PERIGOSAMENTE. A AVENTURA DE SER QUEM VOCÊ É" (OSHO)