QUALIDADE DE VIDA

Uso medicinal da folha de loureiro

lomedi1Por Helena Santos, 2016 - O louro, presente nas coroas de reis e imperadores, indicava quem durante a Antiguidade estava no topo da hierarquia. Ainda na tradição grega, as coroas de louro passaram a ser presenteadas aos atletas e ainda hoje são uma espécie de símbolo olímpico. Provavelmente você já tinha conhecimento disto tudo. Depois desta curta lição de história introdutória, vamos ao que realmente interessa. Você sabia que as folhas de louro escondem um óleo essencial que contém canelo e eugenol? Estas duas substâncias são reconhecidas pelas suas propriedades curativas. O louro protege o coração e é um excelente antiinflamatório. Tem propriedades diuréticas e por isso ajuda nos problemas de bexiga.

Regula a menstruação e alivia quase todo o tipo de dores. Abre as vias respiratórias, quando inalado, e ainda dá uma refrescada em sua casa.

Leia também - Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir

Só boas razões, portanto, para pôr em prática as seguintes sugestões!

Dicas para usar o louro em seu benefício

1. Para levantar seu astral

Durante a noite, deixe demolhando 3 folhas num pouco de água. Beba esta água quando acordar, em jejum.

2. Para ajudar a tonificar os músculos

Leve 2 litros de água misturados com um punhado de folhas a ferver, durante um quarto de hora. Coe e despeje numa banheira.
Deixe o corpo repousar nesta água.

3. No alívio de dores nos músculos e articulações, para curar herpes e alguns problemas cutâneos

Esmague um punhado de folhas e leve a ferver até que a água se evapore toda. Coe bem e separe a gordinha que as folhas vão largar. Massagem as zonas doloridas com esta pasta. Convém primeiro testar se faz ou não alergia. Já sabe: passe um pouco no cotovelo e observe.

4. Para tratar o acne

Mergulhe um punhado de folhas em 250ml de azeite de oliva. Deixe repousar por uma quinzena. Coe. Disponha o óleo sobre o acne com a ajuda de gaze. Como prevenção, faça o teste da alergia no cotovelo.

5. Para regular a digestão e o ciclo menstrual

Num copo de água fervida mergulhe 2 folhas de louro. Diariamente beba até 3 xícaras.

6. Para abrir as vias respiratórias e atenuar dores de cabeça e até o estresse

Leve uma folha grande ao fogo do fogão. Retire imediatamente do fogo mal começar a queimar. Inale a fumaça. Repita o procedimento várias vezes durante o dia. Tome cuidado para evitar queimaduras.

Folha aromática

A folha de Louro é uma folha aromática que é muito utilizada na culinária por todo o mundo, devido ao seu forte aroma e sabor. Elas são utilizadas na preparação de carnes, ensopados, caldos, sopas, entre outros. Mas o que a grande parte das pessoas não sabe, é que ela tem propriedades medicinais. Ela é usada para tratar a gripe comum, e o seu forte aroma e gosto amargo podem proporcionar um efeito calmante.

Benefícios nutricionais da folha de Louro

Folha de louro fornece cerca de 320 calorias por 100 gramas do seu consumo
Ela é rica em carboidratos e fibras alimentares
As gorduras saturadas e insaturadas também estão presentes
Ele também contém vitaminas tais como Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e Vitamina D
Além disso folhas de louro são ricas em minerais como o Cálcio, Ferro, Potássio e Magnésio.

Benefícios da folha de louro na digestão

Leia também - Fortaleça a sua imunidade com este remédio de alho e mel

Folha de louro tem um forte cheiro que estimula a produção de saliva e outras enzimas digestivas. Estas enzimas ajudam na quebra das partículas de alimentos, promovendo assim a digestão saudável. Folha de louro é conhecida por ser útil contra a azia e o inchaço. Chá de folhas de louro é frequentemente recomendada para prevenir a constipação.

Benefícios da folha de louro no combate ao cancro

lomediw

Compostos anti-cancerígenos, como o ácido cafeico, quercetina, euganol e catequinas estão presentes na folha de louro. Estes compostos restringem o metabolismo das células cancerígenas. Folhas de louro são conhecidas por serem úteis contra a leucemia e o cancro de mama. Parthenolide é um fitonutriente presente na folha de louro, que ajuda em restringir o crescimento de células de cancro cervical.

Benefícios da folha de louro para problemas respiratórios

Chá de folhas de louro é recomendado durante a febre e a gripe. Ele ajuda a aliviar o congestionamento. Folhas de louro têm propriedades anti-bacterianas, assim, ajudam na luta contra as bactérias que causam a gripe.

Benefícios da folha de louro para o coração

Folha de louro em si contém colesterol zero. É ainda rico em compostos que ajudam o coração, como rutina, salicilatos, ácido cafeico e fitonutrientes. Eles ajudam a reduzir as hipóteses de doenças cardíacas coronárias. Eles ajudam a melhorar a saúde do coração e a torná-lo activo. Folhas de louro são ainda ricas em ácidos graxos insaturados mono. Auxiliares de MUFA em aumentar o colesterol HDL e reduzir o colesterol LDL. O stress, a ansiedade e a pressão arterial é também reduzido pela sua ingestão.

Benefícios da folha de louro para os diabéticos

Folhas de louro são úteis no combate à diabetes tipo 2. Eles aumentam a produção de insulina, e assim controlam o nível de glicose no corpo.

Outros benefícios da folha de louro para saúde

Leia também - O Mundo da Gentileza: Pegue o que precisar

Folha de louro é rica em ácido fólico. Ela ajuda na síntese de DNA e também evita defeitos do tubo neural em recém-nascidos. É recomendado para mulheres grávidas.

Folha de louro pode ser consumida para manter uma menstruação regular. Pedras nos rins e infecções podem ser reduzidas através do consumo de água fervida de folhas de louro.

Folha de louro contém ácido láurico. É anti-infectante. Folhas esmagadas podem ser aplicadas em picadas e mordidas para alcançar uma rápida recuperação

Folha de louro tem propriedades anti-bacterianas, e actua como um agente de limpeza. Ela pode ser usada para obter uma higiene oral saudável. Esmagar folhas secas e escovar para alcançar os dentes saudáveis.

Folha de louro é rica em minerais. Auxiliares de potássio no controlo da pressão arterial, cobre, e magnésio, que actuam como co-fatores para várias enzimas.


Fonte: http://www.dicasonline.tv/
           http://www.curanatural.pt