QUALIDADE DE VIDA

Dicas de sobrevivência-Parte1

sobrevi topo1Estocando comida - Saber como guardar comida para sobrevivência de longo termo é uma habilidade essencial que poucos têm. Como dito no post anterior, nossos ancestrais tinham esta necessidade, porém como as cidades cresceram e mercados tornaram-se presentes em todos locais, essa prática foi abandonada. Agora, em tempos incertos e com grande potencial para crises, falta de alimentos e conflitos políticos, muitos estão aprendendo como guardar comida e outras necessidades novamente para tempos de emergência. Aqui vão algumas dicas de como guardar comida para sobreviver. 1- Crie uma lista de estoque detalhando que alimentos você deve incluir, o que você já tem e o que mais você precisa. ...

Consulte os passos abaixo para recomendações básicas, apesar de que mais leitura é recomendada.

2 – Faça uma lista de compras detalhando o que você precisa comprar (consultando o passo anterior). Depois de pesquisar preços e disponibilidade, liste as melhores fontes perto de cada item. Quando você aprender a estocar comida, esta função será mais fácil e feita naturalmente.

Leia também - A simples vontade de checar mensagens do trabalho pós-expediente prejudica sua saúde - e a de sua família

3 – Compre e prepare locais para armazenar sua comida. Para guardar grãos e afins use potes de 3 ou 4 litros, que podem ser encontrados em lojas online ou em lojas de utensílios domésticos. Potes menores são úteis para açúcar, sal, farinha e outros. Alguns alimentos já virão devidamente armazenados, como os enlatados. Lembre-se de sempre utilizar recipientes feitos para armazenar comida, que não soltem substâncias no alimento.

4 – Compare os preços e fontes enquanto você compra, anotando todas as mudanças na sua lista de compras para futuramente saber onde comprar itens mais baratos.

5 – Compre uma variedade de itens enquanto você constrói seu estoque de comida para emergências. Por exemplo, se você destina 50 reais por mês à isso, separe este valor em diferentes categorias em vez de comprar sal em um mês e açúcar no outro. Se você precisar destes suprimentos antes do que esperava, você terá ao menos um pouco de cada.

6 – Guarde água, pelo menos o bastante pra duas semanas (4 litros diários). Rotacione este estoque de água, visto que armazenada ela tem validade de 6 à 12 meses. Se você possui um posso com bomba manual, você não precisa guardar água, mas se não tiver este é um requisito crítico para alguém dependente do sistema de distribuição de água da cidade. Em todos os casos, certifique-se de ter um bom filtro de água com filtros extras guardados.

7 – Escolha grãos, farinha e feijões para o seu estoque doméstico. A boa coisa dos grãos é que quando bem armazenados em recipientes selados eles podem durar até por uma década.

8 – Adicione cereais, calculando o seu consumo diário.

9 – Adquira os suprimentos necessários para usar seus itens armazenados. Se você comprou grãos de café, você tem que comprar e aprender a usar um moedor. Para preparação de emergência, eu recomendo um moedor manual em caso de falta de energia. Um filtro de água, um iniciador de fogo, kit médico, lanternas e cobertores quentes também são essenciais.

10 – Compre feijões na variedade que você mais gostar, armazenando da mesma forma que os outros grãos.

11 - Se você possui um freezer, adicione bifes, galinhas e peixes congelados. Carnes desidratadas (como charque) e carne enlatada também são recomendadas.

12 – Lembre-se de adicionar leite em pó, manteiga e queijo desidratados ao seu estoque.

13 – Armazene um litro de adoçantes (mel, melaços, cana de açúcar, açúcar bruto) por pessoa na casa.

14 – Não se esqueça de adicionar ao estoque óleos e gorduras vegetais, que são catalisadores no processo de cozinhar.

15 – Inclua pequenos luxos como frutas secas, nozes, chocolate, café, chá e outros itens em quantidade para sua família aproveitar. Se as coisas estiverem tão duras que você está baseando sua alimentação somente no seu estoque, uma barra de chocolate ou um copo de chá pode trazer conforto.

Você deve lembrar que cada um possui gostos diferentes e come quantidades diferentes, este é só um guia primário para você saber por onde começar. No próximo post, falarei sobre os erros comuns cometidos por iniciantes em estocagem de alimentos.


12 ideias baratas para estocar alimento e outros itens de primeira necessidade

sobrevi8

Por Erika Strassburger - Listamos alguns alimentos ricos em nutrientes e de fácil acesso para serem estocados e alguns produtos e utensílios que são importantes para uma emergência. Veja, também, o passo a passo da técnica de armazenamento. Ter alimento e outros produtos armazenados em casa pode ser vital em épocas de escassez, desemprego, catástrofes, crises econômicas, guerras, doença do provedor da família e outros imprevistos.

Leia também - Goiaba Vermelha, Fonte de Riqueza à Saúde

Não são necessários grandes investimentos para se iniciar um armazenamento. Você pode reservar uma quantia todo mês para comprar os itens que pretende incluir no seu estoque. Veja algumas sugestões dos produtos mais acessíveis que você pode estocar, que atenderão as suas necessidades:

1- Água

Cada pessoa consome cerca de 150 a 180 litros diariamente. Em épocas de escassez a quantidade precisa ser reduzida drasticamente. Você precisa calcular cerca de 30 litros diários, por pessoa, para as primeiras necessidades (beber, cozinhar e fazer a higiene pessoal).

A água pode ser armazenada em garrafas pets, garrafões de 5 litros ou mesmo de 20 litros. Basta colocar uma colherinha de cloro para cada 2 litros de água. É importante fechar bem o recipiente para que ela não fique contaminada. As caixas d'água podem ajudar por um período muito curto de tempo. Pois normalmente damo-nos conta de que está faltando água quando a caixa está vazia. No entanto, se for instalada uma caixa reserva, com uma única torneira, a ser usada somente quando for necessário, ela será de grande serventia para o armazenamento.

Você pode ir trocando a água armazenada em garrafas a cada seis meses ou um ano. Se, quando for utilizar a água, você não tiver certeza de que ela esteja boa para o consumo, coloque novamente 1 colherinha de cloro ou ferva-a.

2- Sal

O sal é outro item fundamental. Você pode guardá-lo em garrafinhas de água mineral de 600 ml.

3- Grãos

Feijão e arroz são uma combinação rica em nutrientes. São fontes de vitaminas do complexo B, proteína e minerais (ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco e cobre). Em épocas de escassez eles atendem grande parte das nossas necessidades nutricionais. Por isso são alimentos que devem fazer parte do armazenamento.

4- Cereais

Os cereais são muito importantes na nossa alimentação. Você pode estocar aveia, soja, farinha de trigo integral, farinha de milho, cevada, etc. Esses alimentos podem se transformar em mingaus, pães, massas, bebidas, biscoitos, etc. Se não tiver recursos para a compra de alguns cereais integrais, opte por massas, farinha de trigo branca, entre outros.

5- Óleo

Você precisará dele para preparar vários alimentos. Prefira os óleos em lata. Eles têm o prazo de validade mais estendido.

6- Leite

É um alimento de primeira necessidade, principalmente em famílias com crianças. Se for fazer um estoque para até três meses, você poderá comprar leites em caixas. Senão, o ideal é comprar leite em pó enlatado.

7- Enlatados

Milho, ervilha, sardinha e atum enlatados são alimentos ricos em nutrientes e de fácil armazenamento. As latas mantêm-nos bons para o consumo por cerca de dois anos.

8- Açúcar

Se você puder, compre o açúcar mascavo. Se não, podem ser o cristal ou refinado mesmo. Apesar de não ser um alimento saudável, é necessário em algumas receitas.

9- Velas, fósforos e isqueiros

Para o caso de faltar luz, você vai precisar desses itens. O isqueiro é mais útil no caso de umidade ou se os fósforos molharem. Compre os dois, pois os isqueiros podem quebrar.

10- Gás

Seria interessante ter um botijão de gás cheio, de reserva. Usado economicamente, ele poderá durar por mais de três meses.

11- Materiais de limpeza, higiene e outros

Você vai precisar de papel higiênico, sabonete, xampu, creme para o cabelo, creme dental, fio dental, escovas de dente, água sanitária (importantíssima para desinfecção de superfícies e de vasos sanitários, e para purificar a água) repelente contra insetos e cotonetes.

12- Kit de primeiros socorros e medicamentos

Para ferimentos, em caso de febre e dor, você precisará de: termômetro, pinça, tesoura, água oxigenada, solução iodada, esparadrapo, micropore, compressas de gaze, ataduras, algodão, analgésico, antitérmicos, anti-inflamatórios, antialérgicos, remédios para náuseas e vômitos, e outros medicamentos de uso da família.

Observação: essa é uma lista resumida. Ajuste-a a fim de adequá-la aos hábitos alimentares e às necessidades da sua família. O método mais fácil e barato para armazenar alimentos é através do uso de garrafas pet. Veja os procedimentos:

Lave bem as garrafas com água e sabão. Enxague bem e coloque-as para secar emborcadas dentro de uma sacola plástica com um furo no fundo. Coloque as sacolas com as garrafas no sol. Quando estiverem bem secas, despeje um litro de álcool e vá passando de uma garrafa para outra. Quando o álcool evaporar totalmente, o processo de armazenagem já pode ser iniciado.

Os grãos como feijão, arroz, lentilha, milho de pipoca, e outros, devem estar bem secos antes de serem armazenados. Você pode colocá-los no forno preaquecido a uma temperatura baixa. Despeje os grãos num refratário, coloque-os no forno por cerca de 15 minutos, mexendo-os para que sequem homogeneamente.

Os alimentos que serão cozidos com sal deverão ser armazenados da seguinte forma: coloque dois dentes de alho inteiros e com casca no fundo da garrafa. Coloque a metade do alimento. Coloque mais dois dentes. Encha até próximo à borda e coloque os dois últimos dentes. Bata o fundo da garrafa para que o alimento se acomode. E preencha o espaço que sobrou com mais do alimento. Quanto menos ar tiver dentro da garrafa, melhor. Feche bem e coloque uma etiqueta com a data em que foi feito o armazenamento. O produto durará por cerca de dois anos.

Leia também - Fumantes de terceira mão

Os alimentos que serão cozidos ou preparados com açúcar deverão ser armazenados de forma semelhante aos alimentos cozidos com sal. Porém substitua os dentes de alho pela mesma quantidade de cravos da índia. A soja pode ser armazenada ao natural. É só colocá-la na garrafa, bater bem o fundo para acomodar, e preencher até a boca. Feche e faça a etiquetagem. Lembre-se de acompanhar o prazo de validade. Vá fazendo um rodízio para evitar desperdício.


Estocagem de Alimentos em Tempo de Crise


É de fundamental importância, até porque saber como guardar comida para sobrevivência é uma habilidade essencial que poucos têm. Os antepassados prezavam a cultura de ter em casa um bom estoque de comida, dois meses pelo menos, visto que o acesso a mercados não era tão fácil como é hoje. E a nossa cultura é de ter em casa o bastante para um dia de alimentação, porque quando acaba, vamos ao restaurante ou pro mercado mais próximo pra pegar comida pro dia seguinte...

Hoje os tempos são outros, e o potencial de futuras crises é grande, somado à gradual escassez de alimentos, então temos que aprender a guardar comida pra tempos de emergência. O primeiro ponto que você mencionou foi como fazer um estoque com pouco espaço em casa, e a melhor resposta, que já foi mencionada, é o armazenamento em garrafas PET. O ideal ainda seria armazenar em jarros de vidro, mas ninguém tem acesso fácil a grandes recipientes e ainda tem o inconveniente de serem frágeis. Então vamos de PET, e o bom é que tem de montes, você encontra esse material em qualquer lugar. Pode ser hermeticamente fechado e resistente a impactos, o que dá ainda mais vantagem. Portanto dá pra guardar legal num ambiente pequeno.

Também foi mencionada a preocupação com o Bisfenol A (BPA), mas desde 2011 estão proibidos pela ANVISA limites excessivos dessa toxina em todos plásticos que armazenam líquidos e comida. E outra, o BPA só é liberado se as garrafas estiverem guardadas em locais de altas temperaturas. Armazenar em PET é trabalhoso, mas vale a pena!

1 - Primeiramente, lave a garrafa com detergente e enxágue com álcool pra desinfetar. Deixe secar ao sol. Não pode haver umidade nenhuma na garrafa pra não apodrecer os grãos.

2 - Use dentes de alho pra tirar a umidade e também para prevenir de fungos (1 dente de alho pra 4 dedos de grãos).

3 - Use um funil (metade de uma garrafa PET) para facilitar o armazenamento. Encha até a boca da garrafa. Sempre cabe mais. Bata na garrafa pros grãos descerem e você encher um pouco mais.

4 - Pra armazenar à vácuo, use papel alumínio, algodão, álcool e fósforos. Rasgue um pedacinho de papel alumínio pra fazer uma “cama” nele, e após molhar o algodão no álcool, coloque dentro do papel alumínio. Ponha o alumínio com álcool sobre os grãos da boca da garrafa e com cuidado incendeie o algodão. O alumínio vai proteger o plástico do fogo por tempo suficiente até fechar a garrafa com a tampa. Fechando a garrafa, o fogo fica acesso até consumir todo o oxigênio da embalagem.

5 - Como a tampa não mantém vácuo por muito tempo, acenda uma vela e pingue a parafina no vão da tampa, pra vedar.

6 - Pra fechar de vez, ponha fita adesiva em toda a parte superior da garrafa, até à tampa.

7 - E terminando, identifique cada garrafa, com o dia em que foi armazenada, e a validade do produto.

Com mais algumas dessas garrafas, você já vai ter um mês de alimentos garantidos.

Pra pensar em prioridades, é melhor planejar antes, fazendo uma lista do que você precisa e do que você já tem. E outra, pesquisem e leiam bastante outras leituras sobre armazenamento de alimentos e sobrevivencialismo. Vai ajudar bastante nas suas decisões.

- Compre e prepare locais para armazenar sua comida. Para guardar grãos e afins, além das garrafas PET, use potes de 3 ou 4 litros, que podem ser encontrados em lojas online ou em lojas de utensílios domésticos. Potes menores são úteis para açúcar, sal, farinha e outros.

- Escolha grãos, farinha e feijões para o seu estoque doméstico. A boa coisa dos grãos é que quando bem armazenados em recipientes selados eles podem durar até por uma década.

- Adicione cereais, calculando o seu consumo diário.

- Adquira sopas prontas (sopões).

- Se possui um freezer, guarde bifes, galinhas e peixes congelados. Carnes desidratadas (como charque) e carne enlatada também são recomendadas.

- Lembre-se de adicionar leite em pó, manteiga e queijo desidratados.

- Armazene um litro de adoçantes (mel, melaços, cana de açúcar, açúcar bruto) por pessoa na casa.

- Não se esqueça de adicionar ao estoque óleos e gorduras vegetais, que são catalisadores no processo de cozinhar.

- Inclua pequenos luxos como frutas secas, nozes, chocolate, café, chá e outros itens em quantidade para sua família aproveitar. Se as coisas estiverem tão duras que você está baseando sua alimentação somente no seu estoque, uma barra de chocolate ou um copo de chá pode trazer conforto.

- Remédios: Tylenol (dor e febre), cetoprofeno (anti-inflamatório), Imosec (antidiarreia), antiácidos, cicatrizantes, cotonetes, colírios, Hipoglós (bebês com assaduras), leite de magnésia, álcool 70% gaze, atadura, esparadrapo, curativos, tintura de iodo, pinça. E carvão vegetal, que além de purificar a água, serve em caso de diarreia.

Mas mesmo que você armazene 5 anos de suprimentos, um dia vão se esgotar. Claro, é necessário um desastre de proporções cataclísmicas para fazer com que você fique 5 anos isolado e escondido, mas considerando a situação, temos que planejar uma forma de renovar o estoque produzindo comida e nada melhor do que armazenar sementes para garantir sua sobrevivência. Escolha as orgânicas, e evite as transgênicas, e adquira aquelas que se adaptam ao seu clima. Uma dúvida muito frequente sobre estocagem é a questão dos enlatados. Muita gente guarda devido ao prazo de validade, enquanto outros afirmam que consumir só isso pode causar sérios danos à saúde em longo prazo.

Leia também - O Hamburguer que turbina o metabolismo e queima gordura

Os pontos positivos dos enlatados são exatamente o prazo de validade, ótimo pra serem guardados em casa, preço baixo e fácil preparação. Os negativos são exatamente os danos à saúde devido ao elevado nível de sódio e o gosto artificial, além da sede que dá (especialmente quando a água é escassa), e a dificuldade para transportar em mochilas. No caso dos peixes enlatados, prefira os que venham conservados no óleo, pois boa parte da grande quantidade de alumínio e mercúrio presentes vão para o óleo, enquanto que na conserva em água, esses metais pesados ficam todos no peixe. Sempre jogue fora o óleo contido na lata e utilize apenas o peixe. Não se esqueçam de lavar o peixe para livrar o máximo possível das toxinas.

Mas, basicamente, a principal prioridade é a água. Se você possui um poço com bomba manual, você não precisa guardar água, mas se não tiver, este é um requisito crítico para alguém dependente do sistema de distribuição de água. Tenha filtros guardados. A curto prazo, é essencial a água engarrafada. Guarde uma quantidade razoável. Se o seu orçamento permitir, invista numa caixa d'água extra, que lhe dará maior segurança e capacidade de estoque.

Mas se não tiver muito espaço, o jeito é água da chuva, como o Gafanhoto mencionou. Só que há o receio dos muitos poluentes no ar e também muitos contaminantes no telhado, como sujeira, insetos, fezes de pássaros, cobre e até arsênico. Então deve-se lembrar de deixar a água da chuva limpar o seu telhado por pelo menos cinco minutos antes de começar a coletar a água. Isso já remove grande parte dos contaminantes. Tenha algum filtro que seja capaz de retirar da água as partículas grandes como insetos, folhas e semelhantes. Depois, pegue a água e faça a purificação completa, se possível incluindo pastilhas de cloro.

Dependendo da região, do espaço disponível e com permissão, um poço artesiano lhe dará um estoque virtualmente ilimitado de água. Bom, isso é só um pouco do monte de informações sobre estocagem que eu me lembro. Tendo mais informações importantes, eu passo aqui. O sobrevivencialismo é uma tema muito importante, ainda mais nessa altura do campeonato, em que qualquer santo dia, o colapso pode vir à tona e lascar com as massas.

Estar preparado, ou pelo menos ter noções de preparação, já vão lhe deixar a frente de muita gente. Muitos perecerão por não terem conhecimentos necessários para aguentar a crise. Mas pra que ninguém fique pra trás, é fundamental repassar para familiares, amigos, conhecidos e quem mais você puder, sobre as técnicas de sobrevivência.

PARTE 2