QUALIDADE DE VIDA

Fruta do Milagre (Synsepalum Dulcificum)

frumila1Ingerindo apenas um grão da Fruta do Milagre, você pode apreciar limões, tamarindos ou qualquer outro fruto sem sentir a acidez por até 2 horas. Imagine você consumir uma fruta de polpa ácida como um Limão, um Camu-Camu ou então um Cambuci e sentir que o sabor dessas frutas na verdade é adocicado e sem nenhuma acidez. Mas isso seria possível? Sim, é possível. Basta que você alguns minutos antes saboreie uma Fruta-do-Milagre. Essa frutinha contém em sua polpa uma proteína chamada ...

miraculina que ao entrar em contato com as papilas gustativas da língua inibe a nossa capacidade de saborear a acidez e o amargo dos alimentos. Dessa maneira as frutas ácidas e amargas tornam-se extremamente agradáveis ao paladar. Essa fruta que ainda é novidade aqui no Brasil já é utilizada há séculos pelos africanos para adoçar seus alimentos e atualmente já é bem conhecida nos Estados Unidos e Europa onde são comercializados vários produtos confeccionados à base de sua polpa.

Leia também - Dengue - Sempre Alerta

?A Fruta-do-Milagre (Synsepalum dulcificum) também conhecida internacionalmente como Miracle Fruit é nativa da África Ocidental e pertence à família das sapotáceas. É um arbusto de porte reduzido atingindo em média 1 metro de altura e inicia a produção de frutos com apenas 20 a 30 cm de porte. Seu crescimento é bastante lento e é multiplicado exclusivamente pelas sementes. O conjunto das folhas, frutos e porte reduzido a tornam uma planta excepcional para cultivo em vasos podendo ser cultivada em locais a pleno sol e meia-sombra em áreas de pouco espaço onde frutificará várias vezes durante o ano. A planta inicia a produção em torno de 3 a 4 anos após a semeadura.

Essa espécie é ainda desconhecida pela maioria dos consumidores de plantas e seu cultivo está restrito a colecionadores de frutíferas raras. Por ser uma planta de crescimento um tanto lento e bastante rara o custo da muda é relativamente alto em relação às espécies mais comuns. Curiosidade: Essa frutífera já é conhecida nos meios botânicos desde o século XVIII quando o explorador francês Chevalier des Marchais em 1725 em expedição pesquisou essa espécie e outras nativas da África Ocidental. A frutinha lhe chamou a atenção pelo fato dos nativos a mastigarem antes de consumirem os alimentos.

frumila3

Veja alguns Benefícios da Fruta do Milagre

1. Fruta do Milagre é boa para diabetes

Diabetes é descrito como uma alta concentração de açúcar no sangue que pode causar complicações graves, como danos nos olhos, saúde renal, sistema cardiovascular e nervoso. A glucosidase é uma importante enzima de digestão de carboidratos que foi considerada como uma abordagem terapêutica para ajustar a hiperglicemia pós-prandial. Várias pesquisas se concentraram na busca de inibidores de glucosidase efetivos e seguros de produtos naturais para desenvolver alimentos funcionais para combater a diabetes.

Foi surpreendente notar que a MFP-L apresentou uma atividade inibidora de glucosidase notavelmente maior do que a MFP-S e maior que a acarbose. Este achado especifica que a MFP-L poderia ter um efeito inibitório promissor sobre a glucosidase, mesmo superior à do medicamento anti-diabetes acarbose. Curiosamente, é coincidente que os valores de açúcar no sangue de algumas pessoas com hiperglicemia podem ser diminuídos até certo ponto, tomando chá feito a partir das folhas do milagre.

2. Perda de peso

Miracle Fruits tem 1 calorias cada, 0% de gordura e, portanto, é excelente ajuda natural em perda de peso. Consumir morango ou até limão em vez de um pouco de doce. Faça sobremesas caseiras bastante doces, como torta de ruibarbo, biscoito de morango, merengue de limão e também torta de limão sem fazer uso de açúcar ou mesmo de adoçantes artificiais. Omita o óleo e também tempere a sua salada com vinagre balsâmico simples para o molho extremamente saboroso. Adoce seu chá ou suco de limão ou mesmo suco de laranja com a frutinha em vez de açúcar.

3. Melhora o bem-estar

Incluir frutas milagrosas dentro da sua dieta ajuda a manter um estilo de vida saudável. Você pode acompanhá-lo com chá de limão, legumes e frutas particulares, o que evitará o contrário. Consumir mais vegetais e frutas fornece minerais, vitaminas e também antioxidantes em seu corpo, ajudando assim a evitar doenças.

4. Mude o sabor horrível de certos medicamentos

Alguns medicamentos são bastante terríveis, com sabor amargo ou azedo, modifique esse sabor com uma frutinha do milagre.

5. Trata o câncer

Medicamentos anti-neuróticos e tratamento de radiação podem afetar os receptores da língua devido aos quais o indivíduo pode facilmente perder a capacidade de provar. Pacientes com câncer enquanto passam pelo tratamento de radiação sentem o gosto metálico e essa é a razão por trás da degeneração da saúde por causa de sua incapacidade de provar comida. A fruta milagrosa tem a capacidade de cobrir esse efeito para se livrar de qualquer tipo de gosto desconfortável.

6. Excelente suplemento à saúde

O milagre pode ser usado como adoçante para vários itens alimentares. Assim, você pode reduzir o consumo de calorias ao consumir essa fruta em particular.

7. Quimioterapia

As bagas Miracle são fornecidas aos sofredores que passam por tratamento de radiação, um efeito colateral dos quais são os gostos amargos e metálicos dentro da boca. As bagas alteram esses tipos de gostos para o gosto doce, incentivando os pacientes a consumir mais e obter nutrição essencial. Os pacientes diabéticos que realmente desejam sabor doce também usam. É útil para jovens com problemas diabéticos, pois a falta de gosto doce realmente afeta.

8. Potencializador eficaz dos alimentos

Milagre melhora o sabor de inúmeros vegetais e frutas, como morangos, frutas de uva, abacaxi, brócolis, alface, uvas, limão e também limão. A fruta também pode fazer com que esses alimentos sejam bons para aqueles que evitam levá-los. Este fruto nunca irá mascarar a essência de qualquer alimento, mas melhora o gosto. Alimentos saborosos e picantes são bastante doces, no entanto, eles ainda precisam da sensação quente.

Leia também - Saiba como disfarçar aquels alimentos difíceis de engolir

frumila4

Efeitos colaterais

O Miracle Berry, Synsepalum dulcificum, é realmente uma fruta que contém uma propriedade visivelmente incomum: assim que a polpa das bagas vermelhas cobre a língua de um indivíduo, todas as coisas que depois comem parecem doce. O processo através do qual isso acontece é extremamente distintivo, mas geralmente é considerado seguro, com apenas efeitos negativos mínimos.

1. Mecanismo de ação

O principal efeito colateral das bagas milagrosas é definitivamente a principal razão pela qual os indivíduos se desviam do seu caminho para consumi-los, é o sabor doce que dura por muitas horas (dependendo da quantidade consumida). O componente ativo dentro do Miracle Berry, a miraculina, é realmente uma proteína que geralmente adere nas papilas gustativas dentro da boca, modificando momentaneamente sua função. Não altera as qualidades dos alimentos, mas afeta a maneira como o paladar responde a esses alimentos. Os pesquisadores não conhecem especificamente a ciência por trás disso, no entanto, eles sabem com certeza que o efeito da miraculina altera a reação natural do corpo para enviar sinais para o cérebro mostrando sempre que um alimento é amargo e, em vez disso, envia sinais mostrando que é bastante doce.

2. Muito de uma coisa só:

Uma vez que a baga leva a tudo para sabor muito mais doce do que o habitual, um efeito colateral potencial é sempre que os indivíduos poderiam desfrutar de alimentos extremamente cítricos em quantidades maiores que o normal, o que poderia ser prejudicial para o seu sistema. Por exemplo, uma vez que o vinagre prova bastante doce depois de consumir a baga, consumir uma xícara de vinagre certamente não seria apropriado.

 

Fruta do Milagre transforma os sabores amargo e doce

 frumila2

03/12/2017 - Fruta do Milagre ( Synsepalum dulcificum) é de origem africana, sendo conhecida há séculos pelos nativos, mas desconhecida por muitos povos. Ela é popularmente usada pelos africanos antes da ingestão de alimentos azedos ou amargos, pois dessa forma o sabor ficará mais palatável. Nos Estados Unidos há vários produtos preparados com sua polpa. Ela é conhecida também por Miraculina, Cereja miraculosa, Miracle Berry e Miracle fruit. No Brasil ela é pouco conhecida, sendo cultivada por colecionadores de plantas raras ou usadas por nutricionistas com especialização em alimentos orgânicos.

Cultivo da Fruta do Milagre

Ela é de pequeno porte, de crescimento lento e pode atingir de 1 a 2 metros de altura. Tolera temperaturas mais quentes e pouco exigente em relação ao solo. Prefere rega constante, mas sem encharcamento. Suas folhas são simples e perenes. As flores aparecem em forma de feixes de 2 a 5 unidades e são hermafroditas. Os frutos são pequenas bagas suculentas avermelhadas, que lembram grão de café maduro. Propaga-se por mudas ou sementes. Ela adapta-se a vários ambientes sendo propícia para pequenos jardins ou preparação de pequenas hortas domésticas.

Propriedades e Benefícios da Fruta do Milagre

Ela é rica em propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e antioxidantes. Em doses moderadas, ela previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico. Ela é usada como adoçante natural e por empresas para melhoramento do sabor de sucos industrializados pela indústria alimentícia.

Leia também - A Importancia CRUCIAL da Hidratação nos Idosos

Curiosidades da Fruta do Milagre

Ela possui em sua polpa uma proteína chamada miraculina, que ao entrar em contato com as papilas gustativas da língua, inibe a capacidade de saborear a acidez e o amargo dos alimentos. Dessa forma as frutas ácidas e amargas tornam-se extremamente agradáveis ao paladar. No Japão, onde a miraculina é liberada, há tabletes preparados com o pó da fruta; e pesquisadores desenvolveram até uma alface geneticamente modificada com alto teor da substância. Na Universidade da Flórida, nos EUA, os pesquisadores também conseguiram clonar o gene que codifica a miraculina em tomates e morangos transgênicos.

Ingestão da Fruta do Milagre

Ela pode ser ingerida in natura ou armazenada congelada para diversas finalidades e receitas culinárias tais como sucos, compotas, mousses, caldas e cremes. Se consumida em excesso poderá provocar aftas e irritação do estômago e das hemorroidas. Os alimentos são excelente fonte de nutrientes para o organismo, mas se forem consumidos em excesso poderão ocasionar problemas no aparelho digestivo.

 

Fonte: https://www.frutiferas.com.br
           https://www.coisasdaroca.com