QUALIDADE DE VIDA

Como cuidar dos olhos ao usar eletrônicos

ocufadi topoA Fadiga Visual é comumente causada pelo cansaço nos olhos após o uso prolongado de computadores ou aparelhos eletrônicos. Isso acontece porque nossa visão não foi programada para lidar com a claridade dos monitores por horas e horas a fio. Todo o nosso aparato biológico para enxergar evoluiu para conseguir captar a luz refletida pelas curvas e formas dos objetos e obstáculos ao nosso redor e interpretá-los, determinando seu tamanho, movimentação e distância. As telas que tanto usamos, além de serem objetos bidimensionais (são apenas planos), emitem a sua própria luz. Isso faz com que os usuários de eletrônicos pisquem menos e usem menos os músculos relacionados ao globo ocular. Causa também dores, localizadas não apenas nos olhos, mas também na cabeça e no pescoço.Você já passou ou está passando por isso?

Então confira as nossas dicas para evitar a Síndrome do Usuário de Computador e minimizar os seus efeitos.

Sintomas

Antes de cuidar do problema, é preciso ter um diagnóstico para que as medidas sejam eficazes no tratamento. No que diz respeito à Fadiga Visual, todo e qualquer usuário de computador deve tomar atitudes preventivas e cuidados paliativos, mas se sintomas específicos começarem a dar sinais isolados ou em conjunto, os cuidados devem ser redobrados.

Leia também - Dinitrofenol: risco à saúde!

Os principais sintomas da Fadiga Visual são os olhos irritados, vermelhos e ressecados. Pode haver lacrimejamento ou coceira, além do usuário apresentar uma forte sensibilidade à luz. É muito comum ter a sensação de peso nas pálpebras, bem como dificuldade para focar a imagem. Não raro os portadores dessa síndrome sentem dores lombares, enxaquecas e espasmos musculares. Então fique de olho nas pistas que o seu corpo envia.

Fatores Externos

Muitos especialistas alegam que esta fadiga não é decorrente apenas do uso do computador, mas da combinação de diversos fatores externos. Isso faz todo sentido, uma vez que um ambiente ideal de trabalho pode diminuir potencialmente os efeitos nocivos dos monitores sobre a visão do usuário. Condições externas como iluminação inadequada, posição do monitor, altura da mesa e cadeira, má localização da iluminação, tela suja, ar-condicionado e problemas oculares preexistentes acabam potencializando os riscos.

Óculos

Se o uso de computadores faz parte da sua rotina, não abra mão de acompanhamento oftalmológico. Outra medida fundamental é manter a receita dos seus óculos sempre atualizada. Os óculos podem ser excelentes aliados no combate à fadiga visual, inclusive óculos para descanso. Atualmente já existem modelos específicos para quem vive diante das telas de computador e essas opções mais inovadoras consistem em proteger os olhos da luminosidade do monitor, o que consequentemente evita a vermelhidão e ressecamento.

Pisque SEMPRE

O que prejudica a visão não é a luz do monitor em si, mas o hábito de ficar em frente à tela por muito tempo. Infelizmente os usuários de computadores costumam piscar cinco vezes menos que o recomendável.Faça o possível para não entrar nessa estimativa, pois essa atitude, além de gerar desconforto visual, resseca os olhos e embaça a visão. Para não sobrecarregar a musculatura dos olhos e não desregular a entrada de luz na retina, o ideal é que o usuário de computador movimente constantemente o globo ocular e pisque normalmente. Isso ajuda a manter os olhos úmidos e fortalece os músculos da visão.

 

Até que ponto o computador é o culpado pelos seus problemas de visão?

 ocufadi1

25/07/2016, por Virgilio Augusto Miguel Doldan Centurion - Recentemente, o cofundador do Twitter, Christopher Isaac "Biz" Stone enviou uma mensagem para aqueles que ficam navegando pela "sua rede social" por horas a fio: "Isto não é saudável." Stone diz que as pessoas devem visitar o seu site, que é muito popular, mas não devem dedicar suas vidas a ele. Além das repercussões sociais negativas de estar sempre à frente da tela do computador, olhando para ela, a afirmação de Stone carrega mais peso: os nossos olhos podem ser prejudicados também.

Alguns especialistas concordam, mas dizem que a tela do computador pode não ser realmente o causador do dano. Embora os computadores não causem efeitos nocivos conhecidos sobre a visão, os usuários de computador, muitas vezes, se queixam de cansaço dos olhos, de dores de cabeça, de fadiga ocular e de dificuldade em focalizar. Esses sintomas, no entanto, não são causados pela tela do computador em si, mas sim pelas condições que cercam a tela do computador.

É preciso prestar atenção na iluminação inapropriada do ambiente onde o computador está localizado, na colocação inadequada dos equipamentos de informática e até mesmo na escolha inapropriada dos móveis que abrigam o computador, o que pode causar os sintomas acima mencionados, depois de olharmos para a tela do computador durante um longo tempo.

Cansaço muscular

Nossos músculos oculares funcionam como qualquer outro músculo do nosso corpo. Quando eles se tornam fatigados, os olhos podem se sentir desconfortáveis, podem surgir dores e a visão pode começar a ficar borrada. Mas se a sua profissão exige que você olhe para a tela do computador durante grande parte do dia, existem medidas que podem prevenir a irritação dos olhos. A cada 20 minutos de trabalho, você deve desviar o seu olhar da tela para um objeto a 20 metros de distância por 20 segundos. O tamanho da tela do computador também é algo muito importante. Telas de LCD podem causar menos fadiga ocular do que as telas mais antigas. E ajustar o tamanho do texto para conseguir mais conforto visual também pode ajudar.

Leia também - Seis alimentos que colaboram para uma vida mais longa e saudável

 

 

 

Confira dicas para evitar o cansaço dos olhos diante do computador

 

02/04/2012 - A Síndrome do Olho Seco acomete entre 50% e 90% das pessoas que usam computador no trabalho ou em longos períodos de estudo pode ser bastante desgastante, resultando em fadiga física, declínio da produtividade, aumento de erros e, muito frequentemente, problemas na visão que vão desde a coceira nos olhos até uma grave irritação ocular. Por isso, o quadro é chamado também de Síndrome da Visão de Computador.

De acordo com o oftalmologista Renato Neves, o olho seco pode ter várias causas, sendo uma das mais comuns o uso do computador associado aos efeitos do ar-condicionado.

- A pessoa que fixa os olhos no monitor por muito tempo acaba piscando menos e ressecando os olhos. Como as lágrimas são essenciais para a saúde dos olhos, outros problemas podem surgir, comprometendo a visão - explica o médico.

O especialista aponta algumas dicas para evitar a Síndrome da Visão de Computador:

Controle a iluminação

Ficar exposto a um ambiente de trabalho excessivamente iluminado é tão prejudicial quanto olhar diretamente para a luz do sol através da janela. Quando estiver usando o computador, reduza pela metade as lâmpadas do ambiente e procure controlar a entrada de luz natural com cortinas ou filmes. Além disso, se puder posicionar a estação de trabalho de modo que a luz entre lateralmente no ambiente, tanto melhor para os olhos.

ocufadi2

Reduza o brilho

O brilho produzido pelas superfícies planas e pela tela do computador pode provocar bastante cansaço nos olhos. Instale, de preferência, uma tela antirreflexo no monitor e procure substituir o branco brilhante das paredes por tons pastel com acabamento fosco.

Substitua monitores antigos por modelos LCD

Os novos monitores de cristal líquido cansam bem menos a visão do que os antigos, feitos de tubos e vidro, porque já vêm com uma superfície antirreflexo e com melhor definição de imagens. Com relação ao tamanho da tela, se possível, opte por aquelas com 19 polegadas em diante. São visualmente mais confortáveis.

Aprenda a fazer os ajustes do monitor

Não é à toa que os novos equipamentos permitem vários ajustes em termos de brilho, tamanho, definição, contraste e cor. Fazer os ajustes de modo personalizado, procurando deixar o fundo da tela nem tão claro, nem tão escuro, ajustando o tamanho das letras e optando por um contraste que seja confortável aos olhos é a melhor pedida.

Acostume-se a piscar com mais frequência

Piscar é um santo remédio para vista cansada e pode evitar crises de olho seco, já que, ao piscar, você lubrifica os olhos e previne também a irritação ocular. Quando estiver trabalhando ou estudando diante do computador, procure parar um pouco para piscar várias vezes seguidas, olhar para longe e para os lados, e só depois volte ao trabalho. Faça isso várias vezes ao dia.

Dê pausas mais longas

Ficar concentrado por muitas horas diante do computador não faz bem nem aos olhos nem ao resto do corpo. Adote pausas mais longas a cada duas horas de uso de computador. Assim, você poderá descansar a vista, relaxar o pescoço, alongar o corpo, esticar as pernas, caminhar, tomar água (que é sempre importante) e retomar suas atividades com mais disposição mental e olhos descansados.

Adote princípios de ergonomia

Invista em mobiliário ergonômico, posicionando o monitor de modo que o centro da tela esteja pouco abaixo da linha dos olhos. Se isso não for possível, considere colocar alguns livros sob o monitor para elevar sua altura.

Leia também - MDMA: tudo o que você precisa saber sobre essa droga

Invista em óculos apropriados para usar o computador

Considere pedir a seu oftalmologista que prescreva óculos com lentes específicas para a distância entre seus olhos e o monitor. Se preferir, as lentes podem ser ligeiramente coloridas em tons de castanho, cinza ou verde.

ocufadi3

Faça um check-up ocular anualmente

Visitar o oftalmologista uma vez por ano é indicado para quem tem mais de 40 anos ou problemas de visão que exigem acompanhamento periódico. Porém, quem trabalha diretamente com o computador também está sujeito a alterações na visão, como o quadro de olho seco - doença que também acomete quem tem histórico familiar ou mulheres em fase de menopausa.

 

Fonte: https://www.eotica.com.br
           https://www.minhavida.com.br/
           https://gauchazh.clicrbs.com.br