QUALIDADE DE VIDA

Energético com bebida alcoólica produz efeito similar ao da cocaína, diz estudo

energe1aVocê é do grupo que gostar de curtir a balada e misturar energético nas bebidas alcoólicas? Se sim, é melhor ficar por dentro do estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade Purdue, no Estados Unidos. Eles descobriram que o efeito produzido por essa mistura é o mesmo da cocaína. A pesquisa foi feita com ratos. Os especialistas separaram os animais em dois grupos e ofereceram para o primeiro a mistura de álcool e energético, enquanto que para o segundo, deram cocaína. Depois, avaliaram a atividade cerebral dos roedores e identificaram que os que tinham consumido bebida, apresentavam o mesmo comportamento do que os que tinha entrado em contato com a cocaína.

Fique atento!

Os cientistas também descobriram que a mistura provoca danos permanentes no cérebro, desencadeando a produção de uma proteína chamada FosB. Essa proteína indica quando aconteceu alguma alteração neuroquímica no corpo. Segundo os pesquisadores, essa descoberta é de grande importância porque é devido a essa alteração na química cerebral que os dependentes químicos têm tanta dificuldade de abandonar o vício. Além disso, os pesquisadores chegaram à conclusão de que os ratos que consumiram bebida alcoólica com energético tinham uma tolerância maior à cocaína. Ou seja, os animais passaram a ser menos sensíveis aos efeitos da droga.

“As duas substâncias – energético e álcool – quando misturadas provocam mudanças em seu comportamento e alteram a neuroquímica no cérebro”, explicou Dr. Richard van Rijn, membro da equipe. A pesquisa mostrou que as duas bebidas não apresentam esses efeitos quando são consumidas separadamente. Por isso, se você adora essa mistura, nosso conselho é buscar opções de bebidas menos maléficas para que você se divirta com mais segurança.

Misturar energético e bebida alcoólica pode ser perigoso

 Leia também - O Pensamento Negativo é um vício, aprenda a se livrar dele

2018 - Nas boates, nos bares e nas festas, é muito comum ver o público jovem misturando diferentes bebidas alcoólicas, como uísque e vodca, com energético. O problema é que essa mistura pode resultar noo aumento da frequência cardíaca e levar até a uma parada cardíaca. De acordo com a cardiologista Airma Cutrim, do hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo (SP), os energéticos apresentam em sua composição substâncias como cafeína e taurina que, em quantidades exageradas, são extremamente estimulantes para o coração e podem provocar danos cardíacos.

"Alguns energéticos chegam a ter 35 mg de cafeína, que é uma quantidade alta. Doses de até dois miligramas por quilo desencadeiam somente um estado de vigília e aumento do metabolismo, porém, quando a concentração é acima de 15 mg por quilo, pode desenvolver nervosismo, insônia, tremor, desidratação e taquicardia", comenta a especialista.

Além disso, misturar as bebidas energéticas com uísque ou vodca, por exemplo, potencializa o efeito do álcool e pode acarretar em sérias consequências para o organismo. "A cafeína presente no energético aumenta a absorção do álcool, levando a um efeito ainda maior da substância. As pessoas misturam as duas bebidas por acreditarem que assim ficam mais resistentes ao álcool, mas, apesar da cafeína, o efeito cerebral do álcool não é reduzido. Pelo contrário, a mistura pode deixar as pessoas alcoolizadas ainda mais rapidamente", afirma a médica.Outro engano comum é acreditar que somente pessoas com histórico de problemas no coração podem ter essas consequências. A cardiologista alerta que a ingestão dessas bebidas pode provocar arritmias também em pessoas saudáveis. "Quem já tem fator de base, como hipertensão, corre um risco maior, mas pode acontecer com qualquer pessoa", diz Airma Cutrim.

Fonte: https://www.thesun.co.uk/
           https://www.revistaencontro.com.br