QUALIDADE DE VIDA

10 Maneiras Eficazes Para Tratar Picada de Água-Viva!

avviva122/03/2019, por Alan Costa - Maneiras Eficazes Para Tratar Picada de Água-Viva que você com certeza precisa conhecer. Além disso, o verão traz dias de diversão em sua praia favorita e pessoas de todas as idades brincando no oceano. Mas a diversão pode acabar rapidamente caso você ou alguém é pego por uma água-viva. A água-viva é uma criatura marinha comum, e várias espécies da mesma carregam veneno perigoso em seus tentáculos como forma de autodefesa contra predadores.

Quando você entra em contato com um tentáculo de água-viva, pode fazer com que milhões de nematocistos perfurem a pele e injetem veneno. É esse veneno que faz uma picada de água-viva ser tão dolorosa. Alguns sintomas comuns de uma picada de água-viva são sensação de queimação, ardor e coceira na pele; um formigamento ou dormência onde a picada ocorreu; dor latejante que irradia uma perna ou um braço; e a pele na área da picada fica vermelha ou roxa.

Às vezes, pode-se experimentar sintomas graves, como náuseas, tonturas, vômitos e dificuldade para respirar. Nesse caso, a atenção médica imediata é necessária ou pode se tornar fatal. A gravidade dos sintomas depende do tipo de água-viva que lhe pica e do número de nematocistos em sua pele. Os dois tipos mais perigosos de água-viva são encontradas apenas no Oceano Pacífico, perto da Austrália.

Leia também - Nós somos o nosso ambiente

A maioria das picadas de água-viva melhora com o tratamento em casa. Na verdade, existem muitos remédios simples e eficazes que podem remover o veneno e proporcionar alívio rápido dos sintomas. Aqui estão os 10 melhores Maneiras Eficazes Para Tratar Picada de Água-Viva.

1. Saia Calmamente da Água:

Assim que perceber que foi picado por uma água-viva, não entre em pânico e saia da água o mais calmamente possível. Procure a terra para evitar ser repetidamente picado, o que pode tornar as coisas realmente ruins. Ao sair da água, não risque o local da picada ou toque com as mãos. Quando tocadas com as mãos desprotegidas, os tentáculos que ainda podem estar presos à sua pele só vão machucar mais. Quando estiver em uma área segura, enxágue o ferrão com água do mar para lavar os tentáculos ou o tecido pungente. Não use água fresca, acredita-se que ativa os nematocistos. Evite esfregar a área com uma toalha depois de enxaguar, pois isso pode ativar qualquer ferrão restante.

2. Enxague com Vinagre:

Depois de deixar a água e enxaguar o local da picada com água do mar, o próximo passo é enxaguá-lo imediatamente com vinagre. O vinagre branco deve reduzir a dor e desativar a toxina. Um estudo de 2017 concluiu que a lavagem com vinagre é o tratamento mais eficaz para as picadas de água-viva. Lave a área afetada com vinagre por pelo menos 30 segundos. Com cuidado, retire os tentáculos visíveis com uma pinça fina. Não toque nos tentáculos diretamente! Mergulhe a pele em água quente entre os 43 e os 45°C. Mantenha a pele afetada imersa ou em um banho quente por 20 a 45 minutos. Caso o vinagre pareça forte demais, você pode diluí-lo com água salgada. Não use água fresca para diluí-la, pois isso irá irritar ainda mais as picadas.

3. Imersão em Água Quente:


Outra das Maneiras Eficazes Para Tratar Picada de Água-Viva é uma imersão em água quente. A alta temperatura ajudará desativar o veneno e também diminuir a sensação de queimação da picada. Um estudo de 2006 relatou que a imersão em água a 45 ° C por 20 minutos é um tratamento efetivo e prático para a dor de picadas de água-viva. Aqueça algumas xícaras de água entre 43 ° a 45 ° C. Coloque um pouco de sal e mexa bem. Mergulhe a área afetada na água salgada por 10 minutos de cada vez. Repita conforme necessário.

4. Aplique uma Compressa Fria:


Depois que o tratamento inicial for feito, você pode usar uma compressa fria para reduzir a dor e o inchaço. A temperatura fria tem um efeito entorpecedor, o que ajuda diminuir a sensação de dor. Também reduzirá o inchaço e a inflamação, entorpecendo os nervos.

Enrole alguns cubos de gelo em um pano fino. Aplique esta compressa na área afetada por 10 minutos. Faça uma pausa e repita se necessário para reduzir a dor. Imersão na área afetada em água fria também pode ajudar. Repita conforme necessário. Cuidado: Nunca coloque gelo diretamente sobre a pele, pois pode causar queimaduras.

5. Bicarbonato de Sódio:

Para neutralizar os nematocistos e seu veneno, você também pode usar bicarbonato de sódio. Ele age como um neutralizador de ácido natural que ajuda reduzir o efeito do veneno da água-viva. Isso, por sua vez, diminui a coceira e o risco de infecção. Além disso, sendo um agente anti-inflamatório, ajuda a reduzir o inchaço, a inflamação e a vermelhidão. Misture 1 colher de chá de sal com 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Adicione 1 xícara de água do mar à mistura para formar uma pasta. Aplique esta pasta na área afetada. Deixe descansar por 5 minutos, depois lave com água do mar. Repita duas vezes por dia para obter os melhores resultados.

avviva2

6. Gel de Aloe Vera:

Aloe vera contém excelentes propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir o inchaço, inflamação e dor que pode ser experimentada devido a picadas de águas-vivas. Ela também irá funcionar eficazmente para acalmar a pele, bem como prevenir a sensação de coceira na pele. Extraia o gel de uma folha de aloe vera recém lavada. Aplique na área afetada. Deixe por algumas horas, depois enxágue com água morna. Use este remédio 2 ou 3 vezes ao dia.Você pode até mesmo congelar gel de aloe vera em uma bandeja de cubos de gelo e usar os cubos congelados como uma compressa fria. Aplique no lugar da picada algumas vezes por dia.

7. Farinha de Aveia:

Para qualquer tipo de coceira e inflamação, aveia é um remédio caseiro muito eficaz e obviamente pode ser usado para lidar com picadas de água-viva. Aveia contém propriedades anti-irritantes, anti-inflamatórias e calmantes que proporcionam alívio imediato da coceira e reduzem a inflamação. É recomendável usar aveia coloidal, ou seja, aveia que são moídas em um pó extremamente fino. Adicione 2 xícaras de farinha de aveia coloidal em uma banheira cheia de água morna e mexa bem. Mergulhe nessa água por pelo menos 30 minutos. Repita 2 ou 3 vezes por dia, dependendo da gravidade dos seus sintomas.

8. Camomila:

A camomila é outro remédio útil para picadas de água-viva. Suas propriedades anti-irritantes e anti-inflamatórias acalmam a pele, aliviam a coceira, reduzem a inflamação e promovem a cicatrização. É tão eficaz quanto a hidrocortisona, o principal ingrediente ativo dos cremes esteroides tópicos que os médicos recomendam para tratar picadas de água-viva. Faça 2 xícaras de chá de camomila e guarde na geladeira por 1 hora. Mergulhe uma toalha neste chá fresco e coloque na área afetada. Deixe descansando por 10 minutos. Faça isso algumas vezes por dia durante alguns dias. Alternativamente, adicione 4 ou 5 gotas de óleo essencial de camomila a 1 colher de sopa de óleo de coco ou mamona. Aplique na área afetada algumas vezes ao dia.

9. Hamamélis:

A Hamamélis é outra das Maneiras Eficazes Para Tratar Picada de Água-Viva graças às suas propriedades adstringentes e anti-inflamatórias. Ela ajuda aliviar a coceira, dor e inchaço. Coloque algumas gotas de hamamélia em um copo de água. Mergulhe uma bola de algodão e aplique sobre a área afetada. Repita conforme necessário. Outra opção é usar uma loção de hamamélis sem receita na área afetada.

Leia também - A Ciência Confirma, o "Açafrão" é Efetivo como 14 Medicamentos

10. Use Roupas de Proteção:

As águas-vivas normalmente representam apenas uma ameaça à pele nua, o que significa que as roupas de proteção podem prevenir a maioria das picadas. Portanto, ao nadar ou mergulhar em áreas onde há risco de ser picado, use roupa de mergulho ou outra roupa protetora. Um estudo de 2009 relata que roupas de proteção para a segurança de ferrovias marinhas são obrigatórias. O estudo descobriu que o tecido Lycra é a melhor escolha para roupas de uso rotineiro e protetor de ferrão. Além disso, opte por calçados de proteção, já que as picadas também podem ocorrer enquanto se navega em águas rasas.

avviva3

Dicas Adicionais:

Outra maneira segura e eficaz de evitar picadas de água-viva é usar uma loção projetada para repelir e proteger contra eles. Caso seja picado, não lave a ferida com água fresca, álcool ou bebidas alcoólicas metiladas. A mudança no pH pode fazer com que os nematocistos liberem mais veneno. Não trate as picadas de água-viva com urina, pois isso pode fazer com que os nematocistos liberem mais veneno. Não use as mãos nuas para retirar quaisquer tentáculos presos na pele. Para remover os ferrões que não caíram depois de enxaguar a área, use uma pinça e cuidadosamente arranque-os. Não raspe, esfregue ou raspe uma picada de água-viva. Um creme de hidrocortisona pode ser usado para reduzir a inflamação. Aplique óleo de rícino na picada de água-viva todos os dias até que a picada comece a cicatrizar. Use uma bola de algodão para aplicar o óleo. Esfregue um creme anti-histamínico no ferrão caso sinta vermelhidão ou inchaço excessivo, ou se tiver urticária

Fonte: https://www.saudedica.com.br/