Haloterapia

    haloterapiaHaloterapia ou Terapia de Sal consiste na utilização terapêutica de minas e grutas de sal-gema ou outras formas de exposição a um ambiente atmosférico salino.A Haloterapia tem sido reconhecida, desde muitos séculos, como uma abordagem exclusiva e natural ao alívio dos sintomas de várias doenças respiratórias e doenças dermatológicas. É considerada, especialmente, como um tratamento para a asma. Esta terapia é bastante aceite na Europa Oriental como ...

    um método útil no alívio dos sintomas onde é usada com frequência diária. Agora a Haloterapia, ou Sala de Sal, suscitou interesse global e a sua posição como uma terapia complementar não pode ser negada. Na Haloterapia moderna, as sessões terapêuticas são realizadas dentro de uma câmara de sal. Essa câmara, ou sala de sal, é uma reprodução das grutas de sal subterrâneas e as mais recentes inovações tecnológicas aumentam a eficácia das mesmas.

    Leia também - Chi kung - Parte 1

    O aerossol seco do cloreto de sódio (sal) é considerado ser o factor curativo principal deste microclima.

    O sal utilizado é um sal de vácuo especialmente puro, que é produzido para aplicações farmacológicas exigentes. É fabricado e testado de acordo com os requisitos das últimas versões das farmacopeias Europeias, Americanas e Japonesas.


    Minas e Grutas de Sal


    Os depósitos minerais naturais de halita são consequência da evaporação de antigos lagos e mares. O sal de rocha não refinado, principalmente de cloreto de sódio, também inclui concentrações variáveis ??de sais minerais como cálcio e magnésio, manganês e sulfatos, que têm propriedades terapêuticas adicionais, dependendo da fonte.

    As características especiais do micro-clima de uma mina de sal incluem a temperatura do ar estável, humidade e falta de poluentes no ar, como pólen, e são únicas em cada mina.

    Existem registos de melhorias na respiração em mineiros em tempos Romanos e medievais. O Dr Feliks Boczkowski — um médico na mina de sal Wieliczka na Polónia — escreveu em 1843 que os mineiros dessa mina não sofriam de doenças pulmonares e o seu sucessor instalou um spa baseado nessas observações. A aplicação moderna desta terapia teve início na Alemanha quando o Dr. Karl Hermann Spannagel notou melhoras na saúde dos seus pacientes depois que eles se esconderam na mina Kluterthöhle karst para escapar ao bombardeamento. Na actualidade é praticada em lugares como Low Tatras|Bystrianska na Eslováquia, Wieliczka na Polónia e Solotvyno na Ucrânia.

    Em Portugal, as minas de sal gema de Loulé já são há muito visitadas por portugueses e estrangeiros por razões terapêuticas e existe no momento um projecto para a implementação de um sanatório para asmáticos.


    Halogeradores


    Os Halogeradores são usados para simular a atmosfera salina das minas de sal-gema. Estas máquinas, altamente desenvolvidas, esmagam o sal em partículas microscópicas, ionizam as partículas e libertam-nas na atmosfera. As partículas com tamanhos entre 0.1-2.5 micrómetros são capazes de escapar às defesas naturais das vias respiratórias superiores a chegarem até aos pulmões, ao nível dos alvéolos. São tipicamente usados numa pequena sala com chão e paredes forradas com sal.


    Tratamentos


    Este tratamento realiza-se numa sala completamente coberta por sal, onde o ar saturado com aerossol de sal cria íões negativos e dentro deste ambiente os pacientes podem desfrutar de muitas circunstâncias, tais como:

    - Silêncio. Os pacientes sentam-se em poltrona confortáveis e em posições relaxadas e com a companhia de uma música calma têm uns breves momentos de relaxamento;

    - O aerossol que emerge do gerador de sal é curativo para a pele e o sistema respiratório.

    O tratamento depois é ajustado de acordo com a necessidade do cliente,pois depende do tipo de doença que este apresenta. Este deve ser diário e repetido entre 10 ou 15 dias, dependendo de cada patologia). Igualmente, recomenda-se repetir o tratamento de duas a três vezes num ano. De referir que algumas pessoas utilizam o tratamento como prevenção de resfriados comuns e de outros vírus respiratórios.

    Leia também - As tigelas Tibetanas e as Tigelas Cantantes

    A sala também proporciona momentos de reflexão e relaxamento. Sugerimos uma sessão semanal;

    Após o tratamento o ideal é uma manutenção periódica que dependerá de cada caso. Também sugerimos o retorno antes do início do inverno para prevenção.


    Como pode a Haloterapia ajudar?


    O tratamento da Haloterapia ajuda a tratar todos os quatro processos principais que actuam no sistema respiratório: inflamação, infecção bacteriana, muco excessivo, espasmo (broncoespasmo) e hiper-reactividade. Na maioria dos pacientes, após o tratamento da Haloterapia, a condição clínica melhora e os sintomas desaparecem ou aliviam significativamente.

    Haloterapia é clinicamente comprovada para:
    +
    limpar o muco das vias aéreas, eliminando assim a obstrução do fluxo de ar;
    +
    melhorar o mecanismo de transporte mucociliar tanto em indivíduos asmáticos como saudáveis;
    +
    equilibrar liquidos da superfície das vias aéreas;
    +
    proporcionar efeitos anti-inflamatórios e bactericidas;
    +
    reduzir a hiper-responsividade brônquica;
    +
    melhorar a função do pulmão;
    +
    ajudar a limpar indesejáveis partículas inaladas pelos pulmões;
    +
    E como um tratamento livre de drogas para asma, bronquite, sinusite e Fibrose Cistica.

    Nas doenças dermatologicas as partículas de sal terão efeitos favoráveis sobre o cabelo e na microcirculação sanguínea da pele. Também irá matar as bactérias e os fungos, possuindo propriedades anti-inflamatórias.


    Em que consiste uma sessão de Haloterapia?

    haloterapia sala


    No Centro de Haloterapia do Porto as sessões terapêuticas tem lugar dentro de uma sala de sal com capacidade máxima de 8 pessoas. A sala é coberta de sal para imitar o ambiente de cura de uma gruta de sal. A sala de sal é um espaço seco, estéril e hermético. Há cadeiras relaxantes e brinquedos para as crianças brincarem enquanto se ouve música suave num ambiente tranquilo. Terá a oportunidade de meditação silenciosa, trabalhar no seu laptop ou ler um livro. A sessão vai normalmente durar 45 minutos .

    Ao longo da sessão, um halogerador ( Gerador de aerosol de sal seco) recria a atmosfera que ocorre naturalmente nas minas e grutas de sal. O Halogerador é a parte mais importante da Haloterapia. Enquanto numa gruta de sal natural terá toneladas de sal emissor de iões negativos benéficos, na nossa sala o halogerador proporcionará um tratamento mais eficaz em muito menos tempo.

    Leia também - Medicina Ortomolecular !

    O aerossol de sal libertado pelo halogerador é curativo para a pele e para o sistema respiratório. O ar de sal não vai danificar a roupa ou deixar um resíduo visível, nenhuma roupa especial é necessária.


    Casos em que a terapia é recomendada


    • Infecções virais, tosses e constipações frequentes

    • Asma

    • Doenças otorrinolaringológicas crónicas (orelha-nariz-garganta)

    • Bronquite

    • Infecções frequentes do ouvido

    • Problemas de pele, causada por alergias

    • Eczema e dermatite

    • Psoríase

    • Esforço, instabilidade nervosa, ansiedade

    • Insónia

    • Dores e artrite comum


    Casos em que a terapia não é recomendada


    • Infecções, acompanhadas da febre

    • Cancro

    • Tuberculose

    • Insuficiência cardíaca

    • Doenças de hipertensão


    Fonte: http://pt.wikipedia.org
              http://www.haloterapia.org/
              http://www.centrodehaloterapiadoporto.com

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco