TERAPIAS COMPLEMENTARES

Tai Chi Chuan

tai-chiO Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia. Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.

Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a: Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai). O Tai Chi Chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo.

Leia também - Pressione estes pontos na palma das mãos para aliviar qualquer tipo de dor rapidamente

É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio. Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.

Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela Medicina Tradicional Chinesa, revelam o Tai Chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de Dantian Médio.Os ideogramas que compõe a palavra Tai Chi Chuan significam:

 

 

Tai significa "o maior", "o mais alto", "supremo", "absoluto".

Chi (ou Ji) significa, original e literalmente, a parte mais alta do telhado - "cumeeira".

Chuan (ou Quan) significa Punho, aqui simbolizando "soco", "luta à mãos livres" (desarmadas), "boxe" Portanto, algumas das possíveis traduções literais de Tai Chi Chuan são: "Punho da Suprema Cumeeira", "Punho do Limite Supremo" ou simplesmente "Punho do Tai Chi". Como cada ideograma pode ter mais de um sentido, há outras formas de traduzir o termo além destas.

No Taoísmo, onde o Tai Chi Chuan teve sua origem, a "Suprema Cumeeira", ou "Limite Absoluto" tem a conotação filosófica de "Elevação", "Sublimação", "Purificação", resultante, entre outras, do desenvolvimento de um mecanismo de defesa emocional pelo qual tendências ou sentimentos inferiores se transformam em outros que não o sejam.

O Tai Chi também simboliza o "Cosmos" e a interação, dos princípios energéticos Yin e Yang, em constante mutação, sendo conhecida a sua representação pelo Tai Chi Tu (Diagrama do Tai Chi), mais conhecido no Ocidente como o "Símbolo do Yin-Yang".

Origem

Encontramos diversas versões, muitas delas imersas em lendas, a respeito do surgimento desta arte. Ao longo do tempo histórias foram sendo transmitidas boca-a-boca, de pai para filho e de mestres para discípulos, alguns registros históricos foram encontrados e várias teorias foram postuladas.

Existem indicações de que, durante a Dinastia Tang (618-906 d.C.), um eremita chamado Xu Xuan Ping desenvolveu uma Arte chamada "Os 37 Estilos do Tai Chi", também chamada de Chang Chuan (Punho Longo) ou Chang Kiang (Rio Longo). Por volta da mesma época, um monge taoista chamado Li Dao Zi praticava uma Arte denominada "Punho Longo Primordial", semelhante aos 37 Estilos do Tai Chi.

Muitas das posturas dessas duas Artes tem nomes semelhantes aos das atuais posturas do Tai Chi Chuan.

O texto Guan Jing Wu Hui Fa (Método para se Alcançar o Esclarecimento através da Observação da Escritura), escrito por Cheng Ling Xi na época da Disnastia Liang (907-923 d.C.), no Período das Cinco Dinastias e dos Dez Reinos, é o documento mais antigo já encontrado a usar o termo Tai Chi Chuan. Cheng Ling Xi foi discípulo de Han Gong Yue, que lhe ensinou sua Arte, chamada "Os 14 Estilos do Treinamento do Tai Chi".

Chang San Feng (1247-?), que então vivia num templo taoista do Monte Wudang, já teria desenvolvido uma Arte conhecida como "Os 32 Estilos do Punho Longo de Wudang" e, posteriormente, criou "As 13 Posturas do Tai Chi", após observar uma luta entre um pássaro (grou) e uma cobra, quando constatou que a flexibilidade se sobrepunha à rigidez, compreendeu a prática da alternância entre o Yin e o Yang, e outras concepções da natureza, que se constituem na base do que depois passou a ser chamado de Tai Chi Chuan.

O sucessor de Chang Sangfeng foi o também monge taoista Taiyi Zhenren, que, no final da Dinastia Ming, difundiu a Arte entre os discípulos do Monte Wudang. Entre esses discípulos encontrava-se outro monge, de nome Ma Yun Cheng. Ma Yun Cheng transmitiu a Arte para vários discípulos célebres, entre eles Mi Deng Xia e Guo Ji Yuan, popularmente conhecidos como "os dois Santos", e Wang Zhong Yue, que denominou essa Arte de "Wudang Tai Chi Chuan" e escreveu o "Tratado de Tai Chi Chuan", um dos Clássicos do Tai Chi Chuan. Wang Zhong Yue transmitiu o Tai Chi Chuan ao famoso Mestre Zhang Song Xi, que depois o ensinou a Dan Si Nan, que veio a ter como discípulo Wang Zheng Nan, que se referia à Arte de Wudang como uma arte interior, distinta das Artes de Shaolin, que ele chamava de arte exterior.

É sabido que Wang Zhong Yue, ou Zhang Song Xi, ensinou o Tai Chi Chuan para membros da família Chen, no povoado de Chenjia Gou, contudo, a família Chen nega, afirmando que o Tai Chi Chuan foi criado por um ancestral da 9ª geração da família, chamado Chen Wangting (1600-1680), criador do estilo Chen de Tai Chi, que ganhou grande projeção e está na raiz da origem dos estilos praticados pelas outras linhagens/famílias.

Estilos

São cinco os estilos de Tai Chi Chuan reconhecidos como tradicionais pela comunidade internacional, cada um deles recebeu o nome da família chinesa que o criou, desenvolveu e transmitiu. Todos tem a mesma essência e seguem os mesmos princípios básicos, diferindo na forma.

Por ordem cronológica:

Tai Chi Chuan estilo Chen - O Tai Chi Chuan estilo Chen destaca-se por suas posturas baixas e pelo aspecto marcial mais exteriorizado em comparação aos outros estilos familiares. Utiliza com frequência a prática de "fajing"  a "exteriorização da energia". Combina movimentos lentos e curtos com disparos de energia, por vezes as formas são realizadas em grande velocidade. Enfatiza as práticas de Chi Kung conhecidas como "Enrolar o fio de seda" (Chan Si Jing). Inclui formas que empregam armas como o bastão, o sabre ("dao"), a espada ("jian"), a lança o ("qiang") e a alabarda ("guan dao").O Estilo Chen tradicional é composto pelas seguintes formas-series de posturas interligadas: Lao Jia Yi Lu, Lao Jia Er Lu criada por Chen Chang Xing. Xiao Jia Yi Lu, Xiao Jia Er Lu criada por Chen Youbeng. Xin Jia Yi Lu, Xinjia Er Lu criada por Chen Fake.

Leia também - Auto-hemoterapia

Tai Chi Chuan estilo Yang -  Estilo Yang de Tai Chi Chuan foi criado por Yang Luchan (1789-1872), a partir de modificações que fez no que aprendeu do Estilo Chen com Chen Changxing. Essas diferenças resultaram num estilo executado com maior flexibilidade e movimentos suaves, lentos, amplos, interligados, de ritmo homogêneo, sem interrupção. Considerando-se suas diversas variações, é o estilo de Tai Chi mais popular e amplamente praticado no mundo atual. É o segundo em antiguidade entre os cinco estilos familiares tradicionais.

Tai Chi Chuan estilo Wu/Hao - O estilo de Tai Chi Chuan criado por Wu Yu-hsiang se caracteriza por movimentos pequenos e sutis; foco no equilíbrio, no desenvolvimento da sensibilidade e no cultivo da energia ("chi") interior.

Tai Chi Chuan estilo Wu - Apesar de historicamente ter sua origem no Tai Chi Chuan estilo Yang, o Tai Chi Chuan estilo Wu têm uma aparência distinta para quem observa a sua prática e compartilha algumas características com o Tai Chi Chuan estilo Sun devido à longa colaboração entre o Mestre Wu Chien-chuan e o Mestre Sun Lutang. O estilo Wu enfatiza a importância de manter durante todo o treinamento a coluna alinhada segundo uma linha reta que vai do topo da cabeça até o calcanhar do pé de trás. Este alinhamento num plano inclinado tem como objetivo ampliar os limites de alcance do praticante. A maioria dos demais estilos de Tai Chi Chuan também treinam este alinhamento ocasionalmente durante a prática das formas e do Tui Shou ("empurar as mãos"), mas não tão sistematicamente como o Tai Chi Chuan estilo Wu. Outro aspecto significativo do treinamento do Tai Chi Chuan estilo Wu é o deslocamento de 100% do peso sobre uma das pernas, "separando yin e yang". A perna que suporta 100% do peso do corpo é considerada a perna yang, já que está "cheia". A perna yin é a que não recebe nenum peso, está "vazia". No treinamento das formas, na prática de Tui Shou e nas formas com armas o Tai Chi Chuan estilo Wu enfatiza posturas com os pés paralelos como a "postura de montar a cavalo" mantendo os pés relativamente mais próximos que as formas contemporâneas de Tai Chi Chuan estilo Chen ou de Tai Chi Chuan estilo Yang. São empregadas com frequência técnicas que envolvem pequenos círculos com as mãos, sem deixar de treinar técnicas com círculos grandes. O estilo Wu também difere dos outros 4 estilos familiares de Tai Chi Chuan marcialmente por seu foco em agarramentos, deslocamentos (shuai chiao) e outras técnicas de luta no solo. No nível de treinamento mais avançado além das formas mais usuais de prática de "Tui Shou" com ataques e bloqueios também são treinadas acrobacias, saltos, varreduras com a perna, alavancas em pontos de pressão com possibilidade de travamento e quebra de articulações.

Tai Chi Chuan estilo Sun - O estilo Sun (??) de Tai Chi Chuan foi desenvolvido pelo Mestre Sun Lutang , 1861-1932), considerado um especialista também em dois outros estilos de artes marciais internas: Hsing-I Chuan (Xingyiquan) e Pa Kua Chang (Baguazhang). Baguazhang estilo SunAtualmente o estilo Sun é o quarto em popularidade e o quinto em antiguidade entre os cinco estilos familiares tradicionais de Tai Chi Chuan. As características mais marcantes deste estilo são: seus pequenos movimentos circulares;  posturas altas; e passos sutis.

Ordenados por sua popularidade, considerando o número de praticantes, teríamos: Yang, Wu, Chen, Sun e Wu/Hao.

Atualmente encontramos referências a diversos outros estilos. Alguns deles são estilos hibridos ou derivados destes cinco estilos tradicionais. Outros alegam ter sido praticados em segredo dentro de outras famílias ou em monastérios a partir das referências milenares taoístas que deram origem a esta prática, tornando-se de conhecimento aberto ao público há menos tempo.

Entre estes exemplos se inclui o estilo Wudang, referência ampla à prática de Tai Chi Chuan realizada ainda hoje nos templos da montanha de Wudang (não confundir com o estilo contemporâneo que tomou para si o nome de Tai Chi Chuan de Wudang).

Há também o que poderíamos chamar de Tai Chi Chuan estilo de Pequim, composto por Formas padronizadas pelo Governo Chinês, através do Comitê Nacional de Esportes da China, desenvolvidas exclusivamente para fins terapêuticos e esportivos. Hoje em dia muito popular não apenas na China mas em todo o mundo.

As treze posturas fundamentais

Enquanto arte marcial, o Tai Chi Chuan se baseia em treze conceitos fundamentais (Shi San Shi ???). Estas posturas/movimentos podem ser reconhecidos nas diversas formas praticadas pelos diferentes estilos. Cada escola interpreta estes conceitos com pequenas variações. São conhecidas como As Oito Portas e os Cinco Passos ?? ??, em chinês são denominadas: Peng, Lu, Ji, An, Cai, Lie, Zhou, Cao, Jin, Tui, Gu, Pan e Ding.

As Oito Portas' (Ba mén) se associam às oito direções representadas pelos oito trigramas do Pa Kua (py ba guà ??), elementos básicos na constituição do I Ching (py Yijing  ).

Os quatro lados (Si zheng ??)
Péng  (aparar
Lu  (desviar)
Ji  (pressionar)
Àn  (empurrar)
Os quatro cantos (Si yu ??)
Cai  (colher e puxar)
Liè  (colher e quebrar)
Zhou  (golpe de cotovelo)
Kào  (golpe de ombro)

Os cinco passos (Wu bù) ?? podem ser relacionados aos Cinco Elementos cósmicos (?? py wu xíng) que fundamentam a medicina tradicional chinesa: madeira, fogo, terra, metal e água (?, ?, ?, ?, ?).

Jìn bù  (avançar)
Tùi bù  (recuar)
Zuo gù  (olhar à esquerda)
Yòu pàn  (olhar à direita)
Zhong dìng (equilíbrio central)


O Tai Chi Chuan já foi concebido e se desenvolveu na antiguidade como uma forma avançada e eficaz de combate: a função de guarda costas foi exercida por diversos praticantes da família Chen; instrutores da família Yang deram aulas para a guarda imperial e posteriormente para o exercíto republicano chinês. Sua aplicação como arte marcial acontece através do uso de movimentos circulares e contínuos que acompanham e complementam os movimentos do adversário de um modo similar ao ilustrado pelo símbolo do Tai Chi.

Ao definir o Wushu (o termo chinês para arte marcial), Jet Li, famoso artista marcial e ator, comenta que: Com o advento da tecnologia você tem armas, canhões, bombas nucleares e outras armas avançadas. Aprender wushu não serve mais ao objetivo de lutar corpo a corpo contra tigres, invasores etc.. Hoje, se você mata ou aleija alguém com um movimento impressionante de wushu aprendido com dez anos de um programa intensivo de treinamento, isso não vai te ajudar a sobreviver. A polícia vai te prender por assassinato, a sociedade vai te rejeitar, e a coisa toda teria sido feita muito mais rapidamente puxando o gatilho de uma pistola com um silenciador. Agora, a sociedade valoriza a prática e exibição do wushu de formas diferentes. Ele conclui dizendo que, na sua opinião, a melhor razão de todas para realizar estas práticas: é que ele permite que a pessoa exercite o seu corpo e melhore a sua saúde.

(nota: a origem destas citações é o Artigo DEFINIÇÃO DE WUSHU por Jet Li (disponível em inglês em www.jetli.com), conforme a tradução disponível no Portal do Kung Fu - link abaixo, entre as páginas externas)

O próprio símbolo do yin/yang, conhecido também como diagrama do Tai Chi, é a melhor metáfora para refletir sobre quaisquer posturas que se apresentem como polos opostos em uma discussão.

Este símbolo mostra a interação dos opostos e como um interage, define e amplia o significado do outro. A prática do Tai Chi Chuan focada na questão marcial e a prática focada na questão da saúde podem ser vistas como estes polos extremos, para que o treinamento seja efetivo é necessária a presença destes dois aspectos.

A adequação da proporção entre estes dois aspectos dentro do trabalho realizado por um instrutor com um grupo específico depende da formação do instrutor segundo uma escola que enfatize mais um ou outro aspecto, da visão pessoal do instrutor sobre a prática e das necessidades específicas do grupo de alunos com que trabalha (um grupo de adolescentes e um grupo de terceira idade naturalmente necessitam de propostas distintas).

Leia também - Flutuação terapêutica

Sabendo isto, é importante que o interessado em praticar Tai Chi Chuan converse com os responsáveis pela orientação de seu grupo para descobrir como são abordados os diferentes aspectos pertinentes a esta prática, como: a auto defesa; o treinamento para a saúde; o equilíbrio dos aspectos fisícos, emocionais, mentais e espirituais. verificando se estas posturas correspondem às suas expectativas em relação à prática.

Observação dos animais

O Tai Chi se baseou na natureza - da observação de animais, por exemplo - mas sua efetiva fonte de energia encontra-se totalmente em nosso interior. Apesar de suas raízes estarem na antiga China, o Tai Chi Chuan é muito indicado para os ocidentais. Ele pode dar aos que vivem no ritmo veloz das cidades urbanas, um fator de compensação em suas vidas.

O Tai Chi Chuan é composto de movimentos circulares, concomitantes com respiratórios, que vão relaxando o corpo à medida que são efetuados, sem utilização de força física. A sequência aprendida dos movimentos são contínuas, delicadas e circulares, desenvolvendo o alongamento do corpo e ativando a circulação do praticante, além de relaxar os músculos.

Benefícios

Sistema Cardiovascular e Pressão Sanguínea

Uma sessão de Tai Chi Chuan pode beneficiar o coração tanto quanto uma boa caminhada. Foi comparada a pressão de pacientes com o hábito de caminhar toda manhã com a de cardíacos que passaram a praticar esta Arte. Os dois times empataram em matéria de benefícios. Os movimentos lentos podem baixar a pressão arterial muito elevada até ela ficar normal. – Pesquisa realizada por Cardiologistas – Universidade Johns Hopkins, E.U.A.

Segundo um estudo feito em Março de 1999, publicado no Periódico da Sociedade Americana de Geriatria, a prática do Tai Chi Chuan ajuda na redução da pressão alta. Foram analisados adultos mais velhos praticando Tai Chi Chuan durante 12 semanas, tendo reduções de pressão sanguínea muito significativas. Conduzindo o estudo esteve Dr. Deborah Rohm, da Universidade John Hopkins.
Pesquisadores recrutaram 62 pessoas adultas sedentárias entre as idades de 60 e 80 anos. Elas tinham pressão sanguinea alta e tomavam medicamentos para regularizar. Os participantes foram divididos aleatoriamente dentro dois grupos: um que praticava Tai Chi Chuan com intensidade leve por 12 semanas e outro que praticava moderadamente exercícios aeróbicos, dentro do mesmo período. Os que praticaram Tai Chi Chuan e o grupo de exercícios aeróbicos tiveram reduções parecidas e significantes na pressão sanguínea, durante o período de estudo. Foi concluido na pesquisa que a prática regular do Tai Chi Chuan regulariza a pressão sanguinea.

Postura

Tai Chi Chuan, uma Arte tradicional Chinesa, contém uma sequência de movimentos suaves e contínuos. Uma análise de variação demonstrou que de 3 em 5 pessoas testadas, teve significativa melhora na postura, em relação a pessoas sedentárias não praticantes. – Periódico Americano de Terapia Ocupacional, 1992

Fibromialgia

Fibromialgia é uma epidemia moderna, uma condição crônica de dor que afeta 6 a 8 por cento da população dos Estados Unidos. O Tai Chi Chuan foi recomendado por alguns profissionais de saúde como uma terapia muito desejável para auxiliar no tratamento. No ano 2000, a Universidade de Medicina de Maryland fez um estudo com pessoas que sofriam de fibromialgia, submetendo-as à sessões de um programa de Tai Chi Chuan. Uma melhora significativa foi percebida, melhorando o estado de saúde das pessoas envolvidas na pesquisa.. A melhoria foi sustentada 4 meses após o fim da intervenção.

Envelhecimento

Uma pesquisa do Instituto de Hipertensão de Shanghai verificou diversos aspectos do envelhecimento. Analisando os benefícios da prática do Tai Chi Chuan, determinaram que é muito eficaz para auxiliar no tratamento de doenças geriátricas retardando o processo de envelhecimento do corpo.

Doenças Respiratórias

Um estudo colaborativo entre o Instituto de Pesquisa de Medicina Tradicional Chinesa da Faculdade de Tainjin e o Hospital de Cirurgia de Tórax de Tianjin, analisou pacientes que sofriam de bronquite crônica, de asma e de enfisema pulmonar. Um grupo praticou Tai Chi Chuan e Chi Kung e o outro grupo foi tratado apenas com remédios. O grupo que fez as práticas teve uma melhora mais rápida em relação ao outro grupo. Foi constatado que o Tai Chi Chuan ajuda muito na recuperação de pessoas que sofrem de doenças respiratórias.

Dores nos Joelhos

Os problemas de dores nos joelhos são comuns porque nós envelhecemos. A Universidade de Illinois conduziu um estudo em idosos usando 20 semanas de treinamento com Tai Chi Chuan. Os resultados finais comprovaram que a prática do Tai Chi Chuan melhora a força do extensor do joelho e o controle da força nos idosos.

Insônia

A insônia é um problema crescente em nosso mundo agitado, onde muitas pessoas vivem estressadas. No departamento de Chi Kung do Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Ningbo, na China, fizeram em 78 pacientes que sofriam de insônia tratamentos que envolviam Meditação e Tai Chi Chuan, complementando com acupressura em diversos pontos. Após algumas semanas de tratamento, 35 pessoas foram curadas (o sono melhorou passando a 7 horas por dia), 22 casos tiveram um bom resultado (dormiam de 4 a 6 horas por dia), 9 casos mostraram algum efeito (o sono ficou melhor do que era), 2 casos não mostraram nenhum efeito. Foi comprovado que a grande maioria das pessoas melhorou muito sem a necessidade de usar remédios e drogas.

Pessoas idosas

Um treinamento de 12 meses de Tai Chi Chuan em pessoas idosas, provou que tanto para homens como para mulheres houve um aumento do consumo de oxigênio, aumento da flexibilidade da coluna lombar/toráxica, aumento da força muscular das pernas, e contribuiu para a redução da tensão, da depressão, da ansiedade e dos distúrbios de humor. – Depto de Medicina Física e Reabilitação – Universidade Nacional de Taiwan – China

No trabalho

Uma pesquisa entre os praticantes de Tai Chi Chuan comprovou que 90% sentiu melhoras significativas no seu desempenho profissional, estado de atenção e concentração no trabalho e especialmente na qualidade de sua saúde física e emocional. No campo das relações humanas, o trato com colegas e superiores chegou a um nível de entendimento que possibilita a maior compreensão e integração no trabalho. O que mais chama atenção na pesquisa é o nível da capacidade de encarar problemas tanto profissionais como particulares, com “calma”, encontrando soluções adequadas aos mesmos, sem desgaste físico ou emocional.

Benefícios Gerais

A prática do Tai Chi Chuan gera um sentimento de paz interior, na medida em que nos concentramos nos movimentos sem nos distrairmos. Os movimentos suaves e fluídos, fazem com que a mente e os músculos relaxem, promovendo a flexibilidade. – Pesquisa médica publicada em 1986 no “China Sports“

De acordo com estudos recentes realizados por médicos americanos, de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado pois, abaixa a pressão sanguínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico. Tudo isso sem estresse ou tensão.

Tai Chi Chuan promove vigor interior, enquanto os músculos se tonificam, aumentando a flexibilidade e a força. Também reduz o estresse, fortalece a energia vital, aumenta a consciência corporal, e melhora a coordenação motora. As práticas do Tai Chi Chuan foram durante muitos anos um segredo dentro de algumas famílias Chinesas que dominavam a arte. – Revista Americana de Saúde dos Homens – Mar/Abr 1993

Pesquisas mostraram que o Tai Chi Chuan pode também: curar doenças como hipertensão, asma e insônia; prevenir arteriosclerose e deformidades na coluna; encurtar a fase de recuperação de algumas doenças. Estas conclusões foram resultado de um estudo feito por Chen Munyi (1963), com praticantes de Tai Chi Chuan. – Periódico Americano de Medicina Chinesa – 1981 Vol 9(1) 15-22
Treze adolescentes com Distúrbio de Hiperatividade e Deficiência de Atenção participaram de aulas de Tai Chi Chuan duas vezes por semana, durante 5 semanas. Os professores avaliaram os comportamentos dos adolescentes na Scala Conners, durante o período inicial, depois do período de 5 semanas de Tai Chi e duas semanas mais tarde. Após as 10 sessões de Tai Chi os adolescentes demonstraram menos ansiedade, um maior equilíbrio emocional e uma melhora no comportamento. Estas mudanças persistiram no acompanhamento do período de 2 semanas após o término das práticas. – Pesquisa realizada em uma Universidade Americana

Fonte de Juventude

O Cardiologista Jairo Mancilla e o psiquiatra Luiz Alberto Py de São Paulo, acreditam que a longevidade e a felicidade andam de mãos dadas. Para comprovar sua tese, entrevistaram várias pessoas com mais de 90 anos e muita saúde e observaram algumas características em comum. Todos sabiam viver em paz no presente, perdoar e liberar emoções de maneira adequada. Também eram pessoas de fé: mesmo com religiões diferentes mantinham práticas espirituais que lhe davam força e motivação para a vida. Os médicos recomendam para quem deseja trilhar esse caminho de bem estar, que comece a fazer regularmente (de preferência, diariamente), algo que ajude a reequilibrar a mente e o organismo, como caminhadas ou exercícios de Tai Chi Chuan. – Publicado na Revista “Criativa” – Outubro/2001

Existem muitas outras pesquisas científicas já publicadas sobre os benefícios do Tai Chi Chuan e, cada vez mais, pesquisadores comprovam o que os Mestres de Tai Chi Chuan dizem há séculos: a arte do Tai Chi Chuan ajuda a melhorar a saúde física e mental das pessoas e previne diversas doenças e disfunções orgânicas.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tai_Chi_Chuan
          http://www.cebinet.com.br/nilsoneves/taichi.htm

          https://equilibrius.com.br/