TERAPIAS COMPLEMENTARES

Chakraterapia

chakraskA Cura do ser Muldimensional. Ao longo de nossas vidas nos tornamos extremamente dependentes de alternativas externas para curar nossas dores internas. No entanto, nesta busca incessante pela cura ...

miraculosa percebemos .que nosso corpo não é simplesmente uma complexa máquina biológica passível de conserto. Quantas vezes realizamos baterias de exames clínicos, tentando desvendar a causa de uma dor de cabeça crônica ou de um distúrbio digestivo recorrente. Quantas vezes falhamos na tentativa de detectar a origem de nosso desconforto físico e/ou emocional. Na realidade, muitas perguntas permanecem sem resposta e muitas pessoas continuam a carregar o seu pesado fardo de problemas imaginários, mas nem por isso menos doloridos. Felizmente,  o  advento do paradigma holístico nos despertou a percepção de que o mundo exterior é, na realidade, um reflexo de nosso mundo interior, espelhando nossa consciência, pensamentos, emoções e sentimentos. Este novo paradigma veio validar, por meio de estudos científicos, a sabedoria dos orientais que vê o ser humano como um microcosmo dentro do macrocosmo.

O princípio holográfico, desvendado pela física quântica, confirma que os princípios que determinam o fluxo de energia através do universo são os mesmos que dinamizam o sistema energético humano, formando uma imensa teia dinâmica. Assim sendo, não somos partes separadas de um todo. Somos um todo. Conforme enfatiza Richard Gerber (1988), um dos pioneiros da medicina vibracional,  há uma força vital sutil que organiza a estrutura dos componentes moleculares dos seres vivos, criando uma sinergia responsável pela renovação e reconstrução de seus veículos celulares de expressão.

Leia também - Radiestesia

 Ao se manifestar neste abrigo biológico temporário da alma humana, nossa verdadeira essência foi encoberta e esquecida. Nossa sabedoria interior foi soterrada pelos escombros causados pelos  nossos instintos de sobrevivência e nossa necessidade primordial de conforto e de prazer físico. Fomos criando bloqueios e couraças de ordem espiritual, mental, emocional e física no intuito de nos proteger de nossos medos e inseguranças.  Nossa tendência a “reagir” ao invés de “agir” nos tornou escravos de nossos instintos inferiores e dos estímulos externos.

   A espiritualidade e a ciência passam a coexistir, no momento em que o ser humano se torna consciente de que existe uma troca permanente de energia entre o indivíduo e seu meio e que, além disso,  cada sistema vivo é responsável por sua auto-organização. Através da percepção de que os seres humanos são constituídos de energia densa e sutil, a medicina vibracional reconhece que é possível  tratar a saúde e a doença sob um ponto de vista holístico. O resgate dos métodos de cura  milenar dos orientais nos possibilita esta ampliação da visão do conceito de saúde e doença e, ao mesmo tempo, abre as portas para  a possibilidade de pré-diagnosticar possíveis distúrbios físicos a partir de desequilíbrios energéticos.

   É através da Chakraterapia ou Terapia Vibracional Integrada que ativamos nosso curador interior,  criando benefícios de múltiplo alcance, tais como equilibrar nosso sistema energético sutil, acessar níveis de consciência mais profundos, nutrir nosso corpo físico com energia vital e espiritual, desenvolver nossa percepção corporal, abrir nossos corações para o afeto e a compaixão, reduzir ou eliminar desequilíbrios emocionais  e físicos, resgatar a auto-estima e o prazer de viver. Utilizadas na Chakraterapia, as terapias vibracionais vão atuar em vários níveis ou freqüências, fazendo com que o potencial interno de cada um seja despertado e permitindo, desta forma, a transformação de aspectos  da   consciência  que  não estão em harmonia com nosso Eu interior. 

            Portanto, a cura do ser multidimensional através da Chakraterapia inclui, quando necessário, o “cuidado” de nossos corpos sutis com terapias vibra-  cionais a fim de sentirmos novamente o livre fluir da força vital em todo nosso ser. Mais especificamente, a Chakraterapia representa um instrumento de ativação e potencialização da cura interna, na medida em que auxilia na limpeza e alinhamento dos nádis (canais energéticos sutis) e dos chakras (centros energéticos). Desta forma, o fluxo de energia vital é restaurado, ocorrendo o desbloqueio dos canais e centros  energéticos e proporcionando bem-estar  geral e sentimentos de inteireza.  Assim, a sintonização com uma freqüência mais elevada possibilita o desencadeamento de uma movimentação sutil que conduz a mudanças profundas e permanentes no estado emocional e na consciência  corporal do indivíduo.
         A Chakraterapia é, pois,  muito abrangente. Ela nos permite entrar em contato mais profundo com a realidade do nosso Eu interior para o resgate de nossa verdadeira essência  A cura do ser sutil inclui o pensamento, a palavra ou a atitude positiva que escolhemos em nosso dia-a-dia. É o ato de reconhecer que não há erros, apenas situações de aprendizagem. É o ato de perdoar a nós mesmos e aos outros. É o fato de perceber que não há obstáculos, apenas mudanças, desafios e aprendizagens. Da mesma forma, implica  em adotarmos um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, exercícios moderados, higiene mental e meditação. A cura da nossa roupagem biológica inclui, acima de tudo, a aceitação da vida nesta dimensão, bem como a busca do bem-estar físico e da paz interior. Assim, lançar mão da Chakraterapia  consiste em ativar recursos internos e externos com  os quais buscamos purificar, alinhar e equilibrar a energia vital de nosso campo bioenergético. Acessando nosso sábio interior,  potencializamos nossas condições de fazer escolhas mais sábias para transformar nossa vida num poema inspirado ou numa canção harmoniosa.

Terapia Energética

A forma como concebemos a chakraterapia é a de que se trata de uma terapia energética sofisticada e moderna que se socorre de técnicas inerentes a várias outras terapias , algumas delas ancestrais e com sobejas provas dadas, tendo por objetivo proporcionar saúde e bem estar através do alinhamento e harminização dos chakras, bem como dos corpos constituintes do sistema aúrico.

Os chakras, ou centros energéticos, são vórtices de energia através dos quais os corpos realizam a troca energética com o meio envolvente e com outros corpos nas imediações. A noção inerente aos chakras tem as suas raízes na medicina ayurvédica, praticada há várilos milênios no sub-continente indiano.

Leia também - Hipnoterapia

A ayurveda reconhece a existência de uma energia que rodeia e permeia os corpos de todos os tipos e que os seres vivos possuem vários chakras, através dos quais absorvem energia que lhes é necessária e expelem a que lhes é nefasta (a exemplo do que ocorre na respiração).

De acordo com a ayurveda, o corpo humano possui cerca de trezentos e cinquenta charas, dos quais se destacam sete, considerados os principais, cujos nomes sânscritos não referiremos nesse texto, apenas o seu posicionamento aproximado e a designação que lhe atribuímos no ocidente: RAIZ, SACRO, PLEXO SOLAR, CRADÍACO, GARGANTA, FRONTAL E COROA.

As premissas teóricas nas quais assenta a chakraterapia são essencialmente as seguintes:

- O universo é um imenso mar de energia em constante movimento e metamorfose;

- O microcosmo constitui uma representação holográfica do macrocosmo e vice-versa;

- As disrepancias energéticas condicionam as nossas emoções e estas, quando não resolvidas adequadamente, constituem a origem psicossomática da doença;

- A dor e o mal-estar são chamadas de atenção do nosso organismo pra problemas que carecem de resolução e são tão intensas quanto a gravidade da situação o exige.

- Qualquer sistema vivo, do mais simples ao mais complexo, é responsável pela sua auto-organização, num constante intercâmbio energético com o meio em que se insere;

- A vida humana é uma relação complexa do indivíduo consigo próprio e com o meio ambiente;

- O ser humano é um organismo energético vivo, multidimensional que resulta do equilíbrio dinâmico entre sistemas energéticos sutis e a manifestação física da consciência;

Um Mergulho na fonte de Energia.

Se a mente do individuo, encarado como microsmo, não vibra sintonizada com o macrocosmo:

- Este pulsa de modo egocênctrico e singular, atraindo para si sofrimento e dor;

- Em lugar de agir, limita-se a reagir aos impulsos externos, produzidos pelo meio envolvente e pelos outros;
- Se os seus desejos não se convertem em realidade, torna-se vítima do apego e das expectativas que criou em volta das conseqüências das suas próprias atitudes;

- O acumular de tais frustrações, em última instancia, produz desvios psíquicos que vão originar mais conflitos e, consequentemente, mais sofrimento;

Partilhamos a opinião de que o único caminho passível de conduzir á cura plena e de evitar tais problemas psíquicos passa pela ampliação da consciência, recorrendo a métodos de cura abrangendo múltiplos níveis.

De fato, a fonte de toda a sabedoria esta bem no íntimo de nós próprios, porém, desperdiçamos a vida buscando no exterior aquilo que temos dede sempre, obcecados e ofuscados por bloqueios vários que nós próprios desenvolvemos como defesa, a fim de garantir o que o instinto nos impele a ver como sobrevivência.

A partir desse ponto, os nossos pensamentos, palavras e atos deixam de ser análogos e distanciam-se crescentemente, representando tal fenômeno um gravoso obstáculo ao fluxo energético natural, acabando por se produzir um bloqueio que terá obrigatoriamente reflexo nas nossas emoções, na nossa personalidade e, por fim, ao nosso corpo físico, uma vez que as nossas posturas mentais e emocionais incorretas, assim como as nossas atitudes e comportamentos desajustados, distorcem inevitavelmente as informações recolhidas e difundidas pelos nossos chakras, vulnerabilizando toda a região do nosso organismo que lhe corresponde.

A chakraterapia permite-nos elevar e equilibrar os níveis de energia vital do nosso campo energético, purificar, harmonizar e robustecer os chakras, alinhar e equilibrar os vários corpos energéticos, desenvolver a concordância energética entre as nossas várias dimensões, de que eventualmente resultará reconectarmo-nos com o nosso Eu Superior, ativarmos os nossos registros akáshicos, maximizarmos a nossa auto-estima e o prazer de usufruir a vida atual, reduzimos os conflitos internos e problemas emocionais e explandir a consciência, a intuição e a criatividade.

A cura pela chakraterapia é permitir que a energia volte a fluir livremente em todo o nosso ser, é o ato de perdão incondicional, uma vez que percebemos que não há erro mas somente situações inerentes ao aprendizado, é entender que os obstáculos soa apenas mudanças e desafios, é fazer de nós próprios seres mais amadurecidos e íntegros.

 

chacrasCentros de Energia  - Os chakras são como uma roda com um nódulo central onde as energias de diferentes campos circulam de maneira centrífuga e pulsam de maneira rítmica, de modo que, em seu conjunto, se parecem com uma flor cujas pétalas estão em harmonia constante. Estes centros geradores de energia distribuem energia vital para os nossos corpos sutis e físico. Os chakras traduzem os efeitos dos campos vibratórios, astrais, mentais, causais, como manifestações biológicas de nosso sistema endócrino. Atua diretamente sobre os órgãos físicos e com impulsos eletromagnéticos sobre as glândulas, fazendo com que estas distribuam hormônios para a manutenção fisiológica do corpo físico. Os chakras fazem com que as energias sutis interpenetrem na matriz celular de forma correta, por serem transformadores e controladores energéticos responsáveis pela vitalidade do corpo físico em toda a sua complexidade. A fisiologia do corpo é controlada pelas glândulas endócrinas do nível celular até o sistema nervoso central. Com o funcionamento correto, as glândulas contribuem para restabelecer o eqüilíbrio e a harmonia de determinado sistema fisiológico. Inversamente, se um chakra funciona mal, isso pode criar uma disfunção glandular e a ausência de certos hormônios contribuir para patologias físicas e ou emocionais.

A falha na distribuição energética pode também criar uma fraqueza na zona do corpo correspondente ao chakra, vindo a bloquear a circulação de energia e fazendo com que a disfunção crie um estado de dor, doença e acidentes, por estar a pessoa com o seu campo vibratório baixo.

Cada chakra está associado a uma freqüência vibratória específica, ou seja, as cores dos chakras; cada cor é uma vibração e está ligada à consciência do chakra a que corresponde. Abrimos as consciências dos chakras à medida que vamos evoluindo através das experiências de vida, que servem para ampliar os nossos conhecimentos e aumentar com isso o nossa campo vibratório ou aura.
 
Os chakras maiores são centros de energia com cerca de 7,5 a 10cm de diâmetro. Os chakras menores como, por exemplo, os das mãos e dos pés medem cerca de 2,5 a 5cm de diâmetro. O corpo físico é dividido ao meio, formando dois pólos de energias: Do lado direito, o positivo masculino-YANG e do lado esquerdo, o negativo feminino-YIN.

 

cvioletaSahasrara - Chakra Violeta  - O sétimo chakra ou coroa está localizado no topo da cabeça, plexo cerebral, centro da testa. Este chakra é o chakra ligado a iluminação. Exterioriza-se como a glândula Epífese, também chamada Pineal e governa a parte superior do cérebro e rege o sistema nervoso que simbolicamente significa sistema de integração com Deus. Sua vibração é a violeta ou às vezes a combinação de todas as cores: Luz branca. Induz ao sentimento de confiança de estar sendo guiado pelo universo. Rege as experiências interiores mais profunda, que se traduziram em sabedoria de alma. A luz interior é a que nos liga ao Pai celeste e representa também o Pai terreno. Este chakra estimula a glândula pineal, que regula nossa quantidade de sono, e outros aspectos da medida de luz no corpo, dando-nos informações sobre o tempo, as estações e os ciclos. Portanto, este centro é fortemente afetado pela quantidade de luz a que estamos expostos. Também esta associado aos níveis superiores das faculdades humanas, incluindo-se ai nossa percepção do belo e de nossa espiritualidade.

O desequilíbrio neste chakra causa alienação, confusão, depressão e falta de inspiração

Sobre o Chakra violeta:

Simbolismo – Flor de lótus de mil pétalas

Personalidade – Positiva, unidade com o todo, compreensão cósmica. Negativa, sem sentimentos, alienada da vida

Poderes numa oitava superior – Capaz de sair do corpo conscientemente, maior compreensão da vida, perfeição nas funções astrais

Aprendizado da alma – União com a consciência universal

Período de maior formação evolutiva – 42 aos 49 anos

Elemento – Alma

 

cindigoAjna - Chakra Índigo  - Chakra da autoridade e comando, o sexto chakra fica no centro da testa. Mais conhecido como terceiro olho, a terceira visão é a consciência individualizada. Os dois olhos físicos vêem o passado e o presente, enquanto que e terceiro olho revela os horizontes do futuro. Estimula os sentidos e esta associado a glândula pituitária, que regula as funções vitais. É conhecido, portanto, como o centro de controle do corpo e do espírito e pode afetar profundamente nosso estado de espírito e nossa atitude. Com o chakra coronário este chakra regula as aspirações superiores da alma. Ele concentra a imaginação, o conhecimento a sabedoria, o discernimento e a intuição.  As experiências e as idéias servem simplesmente para clarificar as percepções extrasensoriais. A sensação de unidade e de união com as leis cósmicas é experimentada. O ser realiza que é um espírito imortal num corpo temporário de carne. Exterioriza-se como a glândula pituitária. Governa o cérebro inferior e o sistema nervoso, os ouvidos, crescimento, sistema endócrino, plexo carotídeo, nariz e os olhos. Através desse centro consideramos nossa natureza espiritual. Sua vibração é de cor azul escuro.
O desequilíbrio deste chakra causa dores de cabeça, falta de concentração, medo, problema nos olhos, pesadelos e tensão.

Leia também - Magnified Healing - A Cura Magnificada

Sobre o Chakra índigo:

Simbolismo – Flor de lótus de 2 pétalas
Personalidade – Positiva, fraternidade, pensamento criativo. Negativa, desejo de controlar os outros, egoísmo
Poderes numa oitava superior – visões, cores vibratórias, ouvir o eu superior
Aprendizado de alma – integração
Período de maior formação evolutiva – 35 a 42 anos
Elemento – espírito

 

cazulVishudda - Chakra Azul  - Localizado na base do pescoço, este chakra exterioriza-se como a glândula tireóide e governa os pulmões, cordas vocais, brônquios e metabolismo. Sede da abundância e da prosperidade como resultado da forma como agimos na vida. É o centro da comunicação e a ponte entre os sentimentos do coração e os pensamentos da mente. É o centro dos impulsos espirituais naturais. Suas características são a energia da vontade, criatividade e expressão pessoal.  Através deste chakra, aprender-se a receber e deixar as coisas fluírem sem criar condições que empeçam você de desfrutar da experiência. O julgamento servirá para você decidir o que lhe da equilíbrio. Centro de expressão e de comunicação está ligado ao verbo divido , onde o que você fala cria. Sua vibração e de coloração azul clara. A pessoa ligada ao quinto chakra compreende as mensagens não verbais, ouve com a intuição. A energia ligada representa o conjunto dos cinco sentidos, o odor, a visão, o tato e o som. Aquele que entra nesse centro domina seu eu por inteiro.

Aqui, os cinco elementos são transmudados em sua essência, em sua mais pura manifestação, e só suas frequências sutis subsistem. As distrações do mundo provocadas pelos sentidos e pelo espírito cessam de ser um problema. O raciocínio supremo domina as emoções do coração. O ser vai procurar o conhecimento real além dos limites de tempo, dos condicionamentos culturais e da hereditariedade.

O desequilíbrio neste chakra causa depressão, ignorância e problemas na comunicação.

Sobre o Chakra Azul:

Simbolismo – flor de lótus de 16 pétalas
Personalidade – Positiva, razão, lógica. Negativa, rigidez, preconceitos, não aceitação do ponto de vista alheio.
Poderes numa oitava superior – clariaudiência, sons astrais, música
Aprendizado da alma -  união
Período de maior formação evolutiva – 28 aos 35 anos
Elemento – éter

 

cverdeAnahata - Chakra Verde  - Localizado no centro do peito, o quarto chakra é o do coração. Exterioriza-se como o timo. Governa o coração, sangue, sistema circulatório. Influencia o sistema imunológico e endócrino, sistema de respiração. Centro através do qual sentimos o amor, o dar, relacionar-se, aceitação. Sua vibração é da cor verde, vindo a evoluir para rosa com a prática da compaixão, do amor pessoal e universal. O chakra do coração é a sede do equilíbrio corporal. Tem uma posição central entre os outros chakras e esta igualmente no centro do sistema energético humano. Este chakra representa o equilíbrio e a proteção da energia pura, e inocente do coração. Também governa a mente superior, as características a ele associadas, são amor, amizade, fraternidade e liberdade.  Um ser que está nesta vibração entra na energia da compaixão, de desprendimento, de sabedoria e de amor incondicional. Este chakra faz com que os desejos deixem de ser problemáticos por ser uma energia equilibrada. Os apegos aos prazeres terrenos, às honras, às humilhações não o preocupam porque está harmonizado com o seu mundo interior e exterior. Chakra do apego e do desapego, do perdão e da não cobrança. Um ser que se cobra e reclama da vida está sujeito a diminuir a boa função deste chakra, ficando alienado e desprotegido.
O chakra do amor e da vontade de viver bem, nos induz a ver as experiências da vida como necessárias para o nosso desenvolvimento pessoal, social e de alma, a razão sublima as emoções aprisionantes, onde nada se perde tudo na vida acrescenta.

O desequilíbrio nesse chakra causa desequilíbrio, instabilidade emocional, problemas de coração e circulação.
Sobre o Chakra verde:

Simbolismo: Flor de lótus de 12 pétalas
Personalidade: Positiva - Compaixão, intuição
                         Negativa -Coração empedernido, fechado, desespero
Poderes numa oitava superior: Sensível às dores dos outros

Aprendizado de Alma:  Irmandade

Período de maior formação evolutiva: 21 aos 28 anos

Elemento: Ar

 

csolarManipura - Chakra Plexo Solar - Localizado na região do estômago(não o abdômen) logo abaixo do externo, centro de compensação de energia para os outros chakras, o solar funciona como receptor e emissor de energias. Exterioriza, energiza e controla o pâncreas, governa a ação do fígado, baço, estômago, vesícula, intestino grosso, até certo ponto o intestino delgado, aspectos do sistema nervoso, pele, músculos, sistema digestivo, apêndice. Governa a liberdade, poder, controle, autodefinição, intelecto, aceitação e visão. É o centro que aproveita nosso poder pessoal e suporta nossa natureza instintiva. Dá energia aos órgãos digestivos e governa as funções mentais inferiores. Suas características são amor próprio e auto estima, confiança, poder e escolha.

A cor vibratória é o amarelo. O plexo solar é a sede do fogo no interior do corpo. Ele assume aqui importância particular, porque é também a sede dos medos, das angústias e dos ódios. Este chakra engloba o Karma, a caridade, a boa e má companhia e o serviço prestado aos outros.

Por ser do elemento fogo, expansão energética que dá origem ao movimento, a tradição fenomênica dessa expansão é o calor. Uma pessoa com este fogo bem controlado, se torna uma pessoa calorosa e amiga.
O desequilíbrio nesse chacra causa medo, ódio, problema digstivo e raiva.

Sobre o Chakra Plexo solar:

Simbolismo: Flor de lótus de 10 pétalas
Personalidade: Positiva -Flexibilidade quanto às energias - abertura à mudanças
                        Negativa - Atado, com medo de deixar que as coisas se manifestem
Poderes numa oitava superior: Sente as mudanças que se vão produzir e a sua adequação (trabalhar em cima do acontecimento)

Aprendizado de Alma: Amor, tanto humano quanto divino

Período de maior formação evolutiva: 14 aos 21 anos

Elemento: Fogo

 

claranjaSvadisthana - Chakra Laranja - O segundo Chakra localiza-se dois dedos abaixo do umbigo. É dominado pela água, a essência da própria vida, elemento abundante no planeta e com peso de três quartos do corpo humano. Esse chakra é o centro da procriação e por se achar diretamente associado à lua, afeta com suas marés emocionais (humor, sentir-se bem). Também chamado de umbilical o chakra esta localizado na região pélvica, logo abaixo do umbigo e voltado pra a coluna. Representa nosso bem estar pessoal, quanto a como nos sentimos, em relação a nós mesmos. Esta associado a reprodução, ao movimento, a sensualidade e a vitalidade. Governa nossas emoções e o fluxo de fluidos ao longo do corpo. É também ligado ao regime da lua e das marés, e também a todos os ciclos e ritmos que afetam o corpo. As características a ele associadas são a sensação de bem estar, prazer, sexualidade, aceitação do próprio sexo e prosperidade.

A criatividade e a inspiração de criar começam no segundo chakra. A energia prânica que circula nesse Chakra governa a circulação do sangue e o mantém em bom equilíbrio por todos os fluídos do corpo, igualmente governa os órgãos genitais (ovários e testículos), as atitudes nos relacionamentos, sexo e comportamento sexual, o sentir, reprodução e assimilação. Exterioriza-se como a glândula gônada, glândulas sexuais masculinas e femininas, que encarnam a força vital e toda a força inerente no corpo físico. Sua cor vibratória é Laranja.
O alimento, o sono e a sexualidade devem ser regulados e equilibrados com o objetivo de atingir um estado harmonioso e tranquilo do corpo e do espírito.

O desequilíbrio nesse chakra causa confusão, ciúme, impotência, problemas da bexiga, e problemas sexuais.

Sobre o Chakra Laranja:

Simbolismo: Flor de lótus de 6 pétalas
Personalidade: Positiva - Emoções contidas e calmas, porém variadas
                        Negativa - Demasiado emocional, amor possessivo
Poderes numa oitava superior: Sensível as influências astrais, sensações de memória, algumas lembranças de viagens astrais

Aprendizado de Alma: Paz e magia

Período de maior formação evolutiva: 7 aos 14 anos

Elemento: Água

 

cvermelhoMuladhara - Chakra Vermelho ou Da Raiz  - Situado na base da coluna, este Chakra governa a dimensão física e todos os aspectos sólidos do corpo são mantidos pela matriz sutil das energias-terra distribuídas por esse primeiro Chakra. Ele energiza e fortalece o corpo sendo responsável pelo seu bem-estar físico. É o centro de energia através do qual se experimenta "luta ou fuga". Também chamado de básico, é localizado na base da coluna vertebral, esta relacionado as nossas ligações mais elementares com a vida e a terra, a sobrevivência e as formas mais primitivas e fundamentais de nossa força vital. As características emocionais e virtudes a ele associadas são paciência, segurança, estabilidade, estrutura e a capacidade de projetar os sonhos na realidade.
 
O Chakra base representa, portanto a manifestação da consciência individual na forma humana, isto é, o nascimento físico. Esse Chakra está em relação com a juventude, a ilusão, a cólera, a avareza e a sensualidade.
Exterioriza-se como a glândula supra-renal, governa os rins, a coluna vertebral, sistema de esqueleto, linfa, sistema de eliminação e reprodução e possui vibração de cor vermelha. Simboliza a Terra-mãe. Segurança com as questões terrenas de dinheiro, trabalho, casa e confiança..
 
O desequilirio nesse chakra causa Insegurança, raiva, tensão e violência

Sobre o Chakra vermelho:

Simbolismo: Flor de lótus de 4 pétalas
Personalidade:  Positiva - Boa auto-imagem, segurança, pés assentes no chão
                         Negativa - Insegurança, nada a que se agarrar - ao sabor da gravidade
Poderes numa oitava superior: Começo da entrada no mundo da inteligência pura

Aprendizado de Alma: Serviço

Período de maior formação evolutiva: 0 aos 7 anos

Elemento: Terra

Leia também - Talassoterapia


Chakraterapia e Quelação

A Quelação, limpeza de chakras com cristal laser e leitura com pêndulo, propicia o equilíbrio das energias vibracionais dos chakras que são nossos centros de energia favorecendo a harmonia do físico, mental e emocional.

Grande parte das pessoas já ouviu falar na “Aura”.
A Aura é um campo energético que envolve os seres vivos, existem até instrumentos que a medem e a fotografam.

Quelação significa "Limpeza no Campo Áurico"
Este sistema de limpeza proporciona um aumento significativo da energia da aura, e geralmente a equilibra.

A energia utilizada é extraída da terra e do Centro da Energia Universal, essas energias são sempre necessárias para curar o corpo físico, porque pertencem as vibrações físicas inferiores, portanto você estará usando essa energia da maneira mais natural o possível.

Essa limpeza proporciona a desobstrução dos Chakras, fazendo com que os mesmos trabalhem na forma correta, despertando assim uma maior conexão com seu EU SUPERIOR.

A chakraterapia é muito abrangente. A chakraterapia nos permite entrar em contato mais profundo com a realidade do nosso Eu interior para resgatarmos a nossa essência. Curar-se pela Chakraterapia é sentir novamente o livre fluir da energia em todo nosso ser. Chakraterapia é o pensamento, a palavra ou a atitude positiva que escolhemos em nosso dia-a-dia.

Chakraterapia é o ato de perdoar a nós mesmos e aos outros. Chakraterapia é o ato de reconhecer que não há erros, apenas situações de aprendizagem. É perceber que não há obstáculos, apenas mudanças, desafios e aprendizagens. Chakraterapia é “cuidarmos” de nossos corpos sutis através de terapias vibracionais, tais como Florais, Cromoterapia, Radiestesia, Reiki, e muitas outras.

Chakraterapia é adotarmos um estilo de vida saudável, com alimentação saudável, exercícios moderados, higiene mental e meditação. Chakraterapia é aceitarmos a vida aqui nesta dimensão. É procurarmos o bem-estar físico e a paz interior. É fazermos de nossa vida um poema inspirado ou uma canção harmoniosa.

 

ener1Os pés e as mãos  - Curadores antigos acreditam que as mãos e os pés estejam ligados energeticamente. O fluxo abaixo traz esta prática e é muito fácil de ser aplicado por você em qualquer pessoa ou vice-versa. Bastam 2 minutos em cada posição. Depois, inverta os pés e mãos e repita os passos.  1) Segure o POLEGAR da mão direita e o MINDINHO do pé esquerdo. Esta posição libera tensão nas costas, melhora a digestão, eliminação, estresse mental e funções reprodutoras. Bom para equilíbrio, respiração, coração e sistema nervoso. Reduz febre, cansaço, insegurança, inchaço e peso.

2) Segure o INDICADOR da mão direita e o ANULAR do pé esquerdo. Esta posição melhora dentes e gengivas, inclusive em bebês. Favorece a circulação. Reduz medo, depressão, carência e negatividade. Reduz retenção de líquidos e gases. Revigora as costas e o sistema respiratório. Bom para constipação, dor de ouvido e bursite.

3) Segure o MÉDIO da mão direita e o MÉDIO do pé esquerdo. Esta posição harmoniza os sistemas respiratório e digestivo. Promove a produção saudável de leite materno e alivia a tensão e estresse dos joelhos. Derrete raiva, perturbação, enxaqueca, tensão nos olhos, fala, audição e hiperatividade. Ajuda a engolir.

4) Segure o ANULAR da mão direita e o INDICADOR do pé esquerdo da outra pessoa. Esta posição libera a tensão no peito, recupera a alegria e purifica a mente. Regula as emoções, não deixa ser vítima dos pensamentos e desejos, dissolve lamúrias, confusões e problemas de pele. Suavizam os olhos e revigoram a energia.

5) Segure o MINDINHO da mão direita e o DEDÃO do pé esquerdo da outra pessoa. Esta posição harmoniza músculos, ossos, tornozelos e zumbido no ouvido. Devolve a alegria de viver e tira a sensação de fracasso. Ajuda a pensar com clareza. Bom para gagueira, sede constante, esforço, varizes, problemas urinários e vício em doces.

Conecte os dedos das mãos e dos pés e testemunhe a transformação que ocorre em você!

Fonte:http://br.geocities.com/emilia_terapias/chakraterapia.htm
           http://zed.com.pt/1224%20-%20Chakraterapia.htm
           http://www.terra.com.br/esoterico/chakras/chakras_intro.htm
           http://www.espacoviverzen.com.br/terapias.php?acao=listar&id=30
           http://www.portalterapias.com/chakraterapia.html