TERAPIAS COMPLEMENTARES

Cromoterapia - Parte 2

cromo2A Magia das Cores - O nosso mundo material é constituido de formas e cores, a cor é uma força cósmica, vital e a forma externa é somente a reprodução material de um corpo espiritual. Uma cor é essencialmente uma manifestação material da realidade espiritual, que se dá na presença da "Luz". A luz é algo que nossos olhos não podem ver, mas que torna visísel toda a matéria. A luz do Sol ( ou artificial ), ilumina as formas e nossos olhos captam os reflexos dessa luz transmitindo através dos nossos olhos as formas e cores que são interpretadas por nosso cérebro.

As cores primárias são três : Amarelo, Azul e Vermelho, todas as demais resultam de misturas das cores primárias como por exemplo : Azul +Vermelho = Violeta, Vermelho + Amarelo = Laranja, Azul + Amarelo = Verde. As misturas de todas essas cores, resultam nos mais diversos tons e matizes que colorem o nosso mundo visível, existem ainda outras cores como o infravermelho e o ultravioleta que só podem ser distinguidos por meios adequados e em laboratórios, pois de todas as cores presentes na natureza o olho humano só pode perceber um pequeno espectro.

 

Já, outros animais, têm seus olhos adaptados para perceber diversos outros espectros, como por exemplo as abelhas que se orientam pela cor ultravioleta para localizar determinada flôr, o verde das folhas, é no entando, percebido por ela como incolor .

Na era moderma um dos pioneiros nos estudos da cromatologia foi o Dr. Edwin Babbit, autor do livro " Principles of Light and Colour", no qual escreveu " Em um quarto escuro, e de olhos fechados, comecei a ver a formação do meu (ser) íntimo e depois de alguns meses estava em condições de perceber maravilhosas luzes e cores, que nehuma linguagem poderá descrever"


A "Cor" da qual estaremos falando, trata-se da manifestação da "Luz" como energia e que portanto pode ser percebida até no escuro, desde que a pessoa esteja devidamente preparada para sentir as vibraçõs no seu íntimo, em infinitas radiações e fluxos de correntes luminosas. São essas vibrações, radiações e fluxos de energias, que irão atuar na aura daqueles que se submetem à uma terapia pelas cores, através dos chakras e meridianos, equilibrando os seus corpos, etérico e físico.
Edgar Cayce, um místico americano de Virginia Beach, quando criança, podia ver a aura completa em torno das pessoas, como um arco-iris de cores e luzes que as envolvia, e admirou-se ao saber que os outros não a viam igualmente.


A aplicação terapêutica das cores é denominada cromoterapia e era utilizada há muito tempo pelos antigos egípcios que já possuiam uma perfeita psicologia das cores. Conheciam a natureza e formação das cores e em seus templos preparavam locais onde doentes da mente e do corpo eram submetidos à cromoterapia.

Arqueólogos encontraram evidências convincentes de que certos aposentos nas pirâmides, tinham sido construídos de forma tal que permitiam a entrada dos raios solares e de que estes eram decompostoas nas sete cores do espectro. Os "médicos" diagnosticavam que cor ou cores faltavam na aura do indivíduo, enviavam-no então ao aposento apropriado onde absorveria o raio ou raios coloridos necessários à recuperação de sua saúde.

 

Esses conceitos eram conhecidos desde os tempos mais remotos. Em todas as culturas, observa-se o estudo das cores e podemos encontrá-lo associado à diversas práticas esotéricas, como o Feng Shui, Cristrais, Astrologia, etc.
As cores podem ser utilisadas em diversas áreas, com resultados espantosos. Apenas recentemente seu poder começa a ser reconhecido por médicos, psiquiátras, o mundo da moda, marketing, etc. Isto porquê as cores têm uma linguagem própria, que fala diretamente ao nosso íntimo e às nossas emoções podendo influenciar todos os ramos de nossa vida, tais como : sucesso nos negócios, na vida familiar, na vida sentimental, na saúde, no emprego, etc.

De acordo com as propriedades terapêuticas as cores são divididas em três grupos :

Estimulantes : Vermelho, amarelo e laranja.

Calmantes : Indigo, Azul ( tons claros ) e violeta.

Equilibrante : Verde.

CROMOTERAPIA PRÁTICA

A cromoterapia pode ser aplicada no dia a dia, afim de obter equilíbrio ou estímulos, mental, espiritual e emocional , apenas com o uso de roupas nas cores adequadas, para atrair determinado tipo de vibração.

Uma das formas de se aplicar a cromoterapia, para solucionar problemas de saúde, é com a utilização da água energizada. Identifique a sua carência de cor na tabela das "Propriedades Terapêuticas" e siga as recomendações abaixo:
Use copos de cristal, ou vidro ( os de cristal são mais eficazes ).

Encha um copo com água potável, envolva-o em papel celofane da cor que se necessita, tampe para evitar insetos e impurezas. Deixe o copo exposto ao sol durante todo o dia, (mesmo que o dia esteja nublado) no final da tarde, recolha o copo e esta água estará energizada com a cor escolhida, deixe esfriar (Não coloque na geladeira) e ela estará pronta para ser bebida.
Você notará uma diferença revigorante no sabor da água energizada, muitos afirmam que tem sabor de água fresca tirada de uma fonte

Repita o tratamento até notar que o problema foi resolvido, normalmente, nos casos mais simples, isso acontece num prazo de 7 (sete ) dias

Obs : Esta terapia não tem contra-indicações e pode ser utilizada tanto por adultos como por crianças. Não recomendamos suspender as medicações que eventualmente se estejam tomando, sejam alopatas sejam homeopatas, pois a cromoterapia atua em outro nível. Aconselhamos que o paciente continue com o acompanhamento médico tradicional, inclusive para constatar a regressão da doença. Se achar conveniente, comente com seu médico que está pretendendo usar a cromoterapia e ouça a sua opinião, se não sentir-se seguro dos resultados que irá alcançar, não inicie o tratamento com a cromoterapia, pois sua mente já estará bloqueando o efeito desejado.
Influencias Gerais da Cor

A cor ocupa grande parte de nossas vidas.

A natureza nos proporciona constantemente variados matizes. Um brilhante céu azul pode elevar nosso espírito e um céu escuro e nublado podem fazer-nos sentir deprimidos e desernegizados.

A radiação solar traz alegria a muitos de nós. Cada estação do ano tem diferentes tons. Não preciso falar deles, todos tivemos contato com esses fatos segundo nosso ponto de vista. Quando o céu está claro à noite e a lua é cheia, muita gente se sente influenciada, favorável ou desfavorávelmente por isto.

Tudo tem uma certa frequência de vibração e isto se aplica a todos os órgãos do corpo humano. Se ocorre qualquer desvio da vibração normal tem-se um índice de que o órgão não está funcionando adequadamente.

Todos os órgãos têm uma vibração característica e que pode ser detectada e a tarefa do terapeuta é localizar as vibrações defeituosas do corpo e restaurá-las à saúde normal.

A aplicação da frequência adequada alterará a defeituosa e dará ao órgão o estado de normalidade. Fadiga, tensão, stress, medo e todas emoções negativas são criminosos perturbando as vibrações saudáveis.

A cor é uma vibração pura e quando usada na tonalidade certa e focalizada no lugar certo pode corrigir o problema e reconduzir o corpo à saúde.

As cores podem ser visualizadas com alguma perseverança. Tais cores podem ser empregadas num processo de autoterapia ou recomendadas para pacientes. E, é claro, a cor pode ser aplicada através de uma lâmpada colorida. Há sete cores principais no espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

As cores quentes são: vermelho, laranja e amarelo.

No tratamento de pacientes operados de câncer, três cores podem auxiliar:

Vermelho para energizar o sistema.

Verde para estabilizar o corpo astral.

Violeta para restaurar o equilíbrio sódio-potássio.

O violeta é uma cor boa e calmante nos casos de violenta insanidade.Controla a fome excessiva.É uma cor espiritual. O poder de meditação é extremamente aprofundado sob luz violeta.O Conde de Saint-Germain curava principalmente com os raios violeta.O ultravioleta está fora do espectro visível.

Tal radiação desempenha um papel importante no metabolismo de cálcio-fósforo.
Fixa o ferro e o iodo sendo portanto útil no tratamento de bócio e raquitismo. Normaliza o metabolismo e a atividade glandular. Estimula a atuação do sistema nervoso simpático e auxilia a reduzir a dor.É favorável ao bom funcionamento do coração e dos pulmões. Há combinações de tons usados no tratamento pelas cores.

O limão é uma mistura de amarelo muito claro com verde muito claro.limão rejuvenesce o organismo e elimina as toxinas.É laxante, anticatarral e fortalece os ossos.É um estimulante cerebral, ativa o timo e cura a imbecilidade.É antiácido.

O púrpura e o escarlate são combinações de vermelho e azul.O púrpura é composto por mais azul e menos vermelho.O escarlate tem mais vermelho e menos azul.O púrpura tem propriedades analgésicas. Suprime a malária e estimula as veias.

O escarlate estimula os rins e os mecanismos sexuais.

O magenta é uma combinação de vermelho e violeta e energergiza as adrenais e a ação do coração.É diurético.Em alguns casos atua como estabilizador emocional.

O turquesa é o oposto do raio limão. Auxilia a formação da pele.Quando se trata uma queimadura com azul pode ser de grande ajuda empregar o turquesa para apressar a formção do tecido epitelial.É um depressor cerebral. Reduz a superatividade mental.


Cores complementares

Cada cor tem sua cor complementar:
Vermelho Azul

Laranja Violeta

Amarelo Violeta

Verde Magenta

Azul Vermelho

Índigo Laranja

Violeta Amarelo


Os terapeutas que usam o pêndulo estão em vantagem quanto ao diagnóstico, seleção de cor e quanto à duração do tratamento.
Os pacientes não devem ser tratados exclusivamente do mal de que sofrem, mas necessitam ser cuidados em três níveis.
Inicialmente, deve-se tratar a moléstia no nível físico; a seguir, no nível elétrico, que compreende o sistema nervoso; finalmente, ao nível astral, que compreende as glândulas endócrinas e as emoções.

A maior parte das pessoas, ao olhar para a aura, só pode ver as vibrações dos três corpos mencionados, mas é muito difícil ver as vibrações dos corpos superiormente desenvolvidos.

Na aura, a vibração física está sempre numa posição fixa, muito próxima ao corpo físico.

A vibração etérica fica mais ou menos próxima, embora esteja misturada ou atuando como um duplo com a física, quando se está em boa saúde.

A camada astral é móvel. Pode-se configurar como uma terceira camada, próxima à etérica, quando em posição normal ou, então, estar mais afastada do corpo. Em caso de choque ou distúrbios emocionais, afasta-se de sua posição normal. Após uma operação, o praticante deve inicialmente remover as toxinas anestésicas e, então, cuidar do corpo astral.

Vibrações coloridas

Alimentos de cor vermelha, laranja e amarela têm efeito alcalino.

Alimentos verdes não são nem ácidos nem alcalinos: são neutros.

Alimentos de cor azul, índigo e violeta têm efeito ácido.

Alimentos vermelhos: carne, todas as frutas de casca vermelha, todos os vegetais
vermelhos, agrião, beterraba, repolho roxo, cerejas, pimentão vermelho, cebola, uvas, rabanete.

Alimentos laranja: cenouras, laranjas, abóboras, milho, damascos, tangerinas e pêssegos.

Alimentos amarelos: damascos, manteiga, gemas de ovos, cenouras, milho, toronja, manga, melão, tutano, frutas de casca amarela e hortaliças amarelas.

Alimentos verdes: hortaliças verdes e frutas dessa cor.

Alimentos azuis: a maioria das frutas azuiz, como as ameixas, mirtilos, peixe, vitela, aspargos e batatas.

Alimentos índigo: são os mesmos descritos em alimentos azuiz e alimentos violeta.
Alimentos violeta: berinjelas, brócolis-vermelho, beterraba, uva moscatel, amoras pretas.

A cor no lar
Quando você desejar decorar um aposento, pense se deseja que tenha a aparência de maior ou menor.
O vermelho, laranja e amarelo fazem com que um aposento pareça menor; ao passo que o branco, azul e índigo dão-lhe a impressão de ser maior.
O verde o mantém em sua proporção correta.
O azul modela o ego e dá-lhe harmonia com o meio. Tira o introvertido de sua concha.
O vermelho torna a pessoa egocêntrica e o verde faz bem para o coração.

Antiga

Tão antiga quanto a natureza, a Cromoterapia é utilizada desde os primórdios: por meio de luz solar, aquece os homens, animais e ambientes; através da flora, determina seu estado de espírito.

Para que se possa desempenhar um trabalho eficaz, é necessário levar em consideração:

O homem é formado por uma energia condensada e cada órgão corresponde a uma determinada freqüência. Quando a freqüência de um órgão é alterada, surge o que chamamos de "anomalia".

A prática da Cromoterapia, como qualquer outro método terapêutico, envolve sólido conhecimento de anatomia, além dos centros energéticos do organismo. Lembre-se: mesmo a cromoterapia aplicada em um ambiente gerará impacto em você e em sua família. Portanto: procure um profissional de sua confiança!

Sensação

Uma cor é a sensação produzida pelo nosso cérebro quando os nossos olhos são estimulados por ondas de luz de determinado comprimento de onda. Ou seja, a cada cor corresponde um comprimento de onda diferente. Cada comprimento de onda atua no cérebro de forma diferente, desencadeando processos distintos. De uma forma geral, podemos dizer que quanto mais curto for o comprimento de onda mais relaxante será o seu efeito. Por outro lado, comprimentos de onda mais longos resultam em sensações de maior excitação.

As cores frias, como o azul e o verde, são as de comprimento de onda mais curto. As cores quentes, como o vermelho ou o laranja são as de comprimento de onda mais longo. Assim, o azul e o verde têm um efeito mais calmante, enquanto o vermelho e o laranja têm o efeito contrário.

Partindo deste princípio, a Cromoterapia é a técnica de aplicação das cores com um fim terapêutico. Esta técnica foi estudada e aplicada na antigüidade, na Grécia e no Egito, e hoje em dia a ciência e a tecnologia permitem um estudo e uma aplicação mais precisos deste tipo de tratamento.

A luz e as cores são vibrações provenientes do Sol, que é a fonte natural de toda a energia luminosa. As cores são variações da freqüência das ondas de luz emitidas pelo Sol e, segundo Newton, as cores primárias são 7 (as do arco-íris): Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta. As 3 primeiras são as chamadas cores quentes, o verde é a cor do equilíbrio, e as últimas 3 são as cores frias.

A aplicação terapêutica das cores pode ser feita das mais variadas formas: na decoração através da iluminação ou mesmo pintando uma parede com determinada cor, através da ingestão de água energizada por determinada cor, ou mesmo através da escolha das cores do nosso vestuário.

Cromoterapia das Velas

A vela é o mais simples e mais poderoso instrumento de trabalho. Ela por si só engloba os quatro elementos: terra, fogo, ar e umidade. É a mensageira de nossos desejos, continua por nós nossa vigília. Ela está presente na alegria e na dor, na fé, na devoção e até na cura. É companheira de todas horas! Saiba mais sobre suas cores, seus significados, compreenda sua linguagem e previsões.

Significado das Cores

Amarelo: Intelecto, criatividade, unidade, trazendo o poder da concentração e da imaginação para o ritual; feitiços que envolvam confidências, atração, charme, persuasão, aprendizagem, quebrar bloqueios mentais. Em geral para estimular os estudos. Simboliza também a energia solar, ação, inspiração e mudanças súbitas.
›› Dia da semana: Quarta-Feira.

Dourado: Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos; beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rapidamente. Simboliza a energia solar. Poderes divinos masculinos, feitiços e rituais para remover a negatividade, encorajar, trazer estabilidade e atrair as influências da Deusa.
›› Dia da semana: Quarta-Feira.

Azul: Espiritual para rituais que necessitam de harmonia, luz, paz, sonhos, saúde, magia que envolva honra, bondade, tranqüilidade, verdade, conhecimento, proteção durante o sono, estabilidade, projeção astral, feitiços que envolvam sonhos proféticos, calma, criatividade, paciência, para estabilidade no emprego, sabedoria, poder oculto, proteção, compreensão, fidelidade, harmonia doméstica e paciência.
›› Dia da semana: Quinta-Feira.

Índigo: Cor da inércia, para parar pessoas ou situações; use em rituais que requeira um elevado estado de meditação; neutraliza a magia lançada por alguém, quebra maldições, mentira ou competição indesejada. Equilibra o karma. Energia de Saturno.
›› Dia da semana: Quinta-feira.

Azul Royal: Promove alegria e jovialidade; use para atrair a energia de Júpiter ou para qualquer energia que você queira potencializar.
›› Dia da semana: Quinta-Feira.

Azul Claro: Cor espiritual. Ajuda nas meditações de devoção e inspiração; traz paz tranqüilidade para casa. Erradia a energia do signo de Aquário; sintetiza as situações.
›› Dia da semana: Quinta-Feira.

Branco: É a mistura de todas as cores; alinhamento espiritual, meditação, divinação exorcismo, feitiços que envolvam cura; paz, pureza, alto astral, consagração, clarividência, verdade, força espiritual, energia lunar, limpeza, saúde, poder, totalidade. Em geral para todos os pedidos e quando você não souber a cor correspondente para o seu pedido.
›› Dia da semana: Quarta-feira.

Laranja: Feitiços para estimular energia, alcançar metas profissionais, justiça e sucesso. Em geral para a criatividade.
›› Dia da semana: Terça-feira.

Marrom: Feitiços para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentração e telepatia, proteção de familiares e animais domésticos, equilíbrio, para rituais de força material; elimina a indecisão, atrai o poder da concentração, estudo, telepatia, sucesso financeiro.
›› Dia da semana: Quarta-feira.

Preta: Para afastar mau-olhado, limpar a negatividade, abre os níveis do inconsciente; usado em rituais para induzir um estado de meditação; simboliza a reversão, desdobramento, discórdia, proteção, libertação, repelindo a magia negra e formas mentais negativas. Atrai a energia de Saturno.
›› Dia da semana: Sábado.

Púrpura ou Roxa: Manifestações psíquicas, cura e feitiços envolvendo poder, idealismo, progresso, quebra de má sorte, proteção, honra, afastar o mal, adivinhação, contato com entidades astrais, energia de Netuno.
›› Dia da semana: Quarta-feira.

Verde: Feitiços que envolvem fertilidade, sucesso, sorte, prosperidade, rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças, cura, crescimento, abundância, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia. Em geral para desejos de cura e sorte.
›› Dia da semana: Sexta-feira.

Verde Esmeralda: Importante componente num ritual venusiano; atrai amor, fertilidade e relação social.
›› Dia da semana: Sexta-feira.

Verde Escuro: Cor ambição, cobiça, inveja e ciúme; coloca as influências dessas forças em um ritual.
›› Dia da semana: Sexta-feira.

Vermelho: Saúde, energia, potência sexual, paixão, amor, fertilidade, força, coragem, vontade de poder, aumento do magnetismo em um ritual; energia dos signos de áries e escorpião. Para a conquista do medo, preguiça, vingança, atingir metas.
›› Dia da semana: Quarta-feira.

Cinza: Cor neutra; ajuda a meditação; na magia, esta cor simboliza confusão, mas também neutraliza as forças negativas.
›› Dia da semana: Sábado.

Prateado ou Cinza Claro: Feitiços que atraem o poder de influências cósmicas, rituais de honra à deidades do Sol, remove a negatividade e encoraja a estabilidade; ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas. Atrai a energia da Grande Mãe. Vitória, meditação, poderes divino feminino.
›› Dia da semana: Sábado


Significado do Formato

Quadradas: estabilidade, matéria

Pirâmide: realizações materiais

Cilíndricas: servem para tudo

Animais: para o seu animal protetor

Lua: para acentuar sua energia intuitiva

Gnomo: para seu elemental da terra

Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio. Tem três planos: físico, emocional e espiritual.

Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.

Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.

Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o karma.

Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.


Significado da Chama

Chama azulada: pede paciência, pois seu pedido logo será realizado.

Chama amarela: sua felicidade esta próxima.

Chama vermelha: seu pedido está sendo realizado.

Chama brilhante: seu pedido está tendo êxito.

Chama que levanta e abaixa: se concentre no seu pedido, pois a sua mente esta muito tumultuada.

Chama que solta fagulhas no ar: pode haver algum desapontamento ou aborrecimento antes do seu pedido se realizar.

Chama que parece uma espiral: não comente com ninguém sobre seu pedido, pois alguém próximo poderá atrapalhar.

Chama enfraquecida: é preciso reforçar seu pedido.

Chama que permanece baixa: esta não é ainda a hora de seu desejo se realizar. Há uma necessidade de você cuidar primeiro do seu astral.

Chama que vacila: poderão ocorrer algumas transformações (necessárias), antes que seu pedido se realize.


Unção, Consagração ou Imantação

Sagração é o nome dado ao recurso de consagrar ou imantar uma vela através da unção.

Sagração para atrair ou afastar:
PARA ATRAIR: Posicione a vela com o pavio voltado para norte, molhe o dedo indicador na essência ou óleo escolhido. Usando a energia de atração de sua intenção, unte a vela toda, do pavio (pólo norte) para a base (pólo sul), sempre mentalizando o que você quer atrair.
PARA AFASTAR: Usando a energia de afastamento de sua intenção, unte a vela toda, da base (pólo sul) para o pavio (pólo norte), pensando no que quer afastar. Escolha um número de vezes para untar as velas, de acordo com sua intenção.

Significados dos números para o processo de unção das velas:
1 - inicio, criação, novo ciclo, ativação
2 - atração, dualidade, oposição, luta, complementação, casamento, conflito
3 - expansão, equilíbrio, desdobramento, família
4 - proteção, estabilidade, segurança, solidez
5 - experiência, aprendizado, escolhas, vida na matéria, carma
6 - harmonia, duplo equilíbrio, amor, compaixão, responsabilidade
7 - análise, número mágico, trabalho mental, solução de problemas, meditação
8 - recompensa, dupla estabilidade (na matéria e no espírito), infinito, colheita do que semeou
9 - liberação, saturação, fim de dificuldade, plenitude de sofrimento, enriquecimento, mudança

Exemplo:
Se você vai acender uma vela para alcançar um novo emprego, ao untar sua vela faça-o quatro vezes. Se sua intenção é equilibrar sua família, unte a vela três vezes, e assim por diante.

Importante:
Sempre acenda suas velas com fósforos, nunca com isqueiros. Nunca vire uma vela após acesa. Coloque um fósforo aceso em baixo dela, para derreter o bastante para você grudá-la no apoio ou castiçal. Você não deve assoprar uma vela para apagar, apague sempre com um apagador ou com os dedos.

Fontes: http://www.abbra.eng.br/cromoterapia.htm
http://br.geocities.com/emilia_terapias/cromoterapia.htm
http://www.mistico.com/p/cromoterapia.html
http://www.cromoterapia.org.br/
http://www.magiadourada.com.br/cores.html
http://www.eusouluz.iet.pro.br/cromoterapia.htm
http://br.geocities.com/atitudeinterior/cromoterapia.html
http://www.circulosagrado.com/cs/magia/magianatural/cromoterapiavelas.php
http://www.flaviocosta.com/cromoterapia/cromoterapia2.htm