Cavernas do Peruaçu – Minas Gerais / Brasil

    lugarcav6O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma Unidade de conservação criada em 1999 para proteger este valioso patrimônio geológico e arqueológico. O Parque do Peruaçu abriga mais de 140 cavernas, mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres, além da tribo indígena dos Xakriabás. A origem data de milhões de anos, quando parte do Brasil estava submersa pelas águas de um mar interno que depois secou. Este processo deixou inteiros grandes maciços de calcário que hoje abrigam milhares de cavernas espalhadas pelo Brasil. 

    Leia também - Templo Akshardham, o maior templo hindu do mundo

    O Rio Peruaçu, um dos afluentes do Rio São Francisco, teve seu curso natural fechado por um desses maciços e com o tempo a ação erosiva das águas foi esculpindo o calcário, em busca de uma saída.

    lugarcav2

    lugarcav rupestres2

    A ação do tempo resultou num conjunto de cavernas, muitas ainda virgens, que tem atraído espeleólogos em busca de grutas ainda não catalogadas. O parque não está aberto para visitações de turistas, somente para pesquisas mediante autorização do ICMBIO.

    lugarcav7

    lugarcav rupestres3

    Peruaçu está localizado a 45 km do município de Januária, 15 km de Itacarambi e 600 km da capital , Belo Horizonte, na região norte de Minas Gerais. O acesso é feito pela rodovia Montes Claros/Januária; chegando em Januária, seguir por 45 km, através da MG-135, até o povoado de Fabião I, onde fica localizado o posto de fiscalização do IBAMA. Deste povoado, segue-se por mais 2 km, em estrada de terra, até chegar no vale do Rio Peruaçú.

    lugarcav 1

    lugarcav rupestres4

    Clima

    lubarcav3

    lugarcav rupestres5

    Região de clima quente tem seu período mais seco entre os meses de abril e outubro.

    Cidades próximas

    lugarcav pinturas rupestres

    As cidades mais próximas são Itacarambi (15 km) e Januária (45 km), onde é possível encontrar boas pousadas. Itacarambi situa-se bem ao Norte do Estado de Minas Gerais, cerca de 670 km de Confins.

    Fonte: http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com.br/
              http://ecoviagem.uol.com.br

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco