LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Chapada dos Veadeiros

chapa2Situada no norte do cerrado goiano, a cerca de 230 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é o mais antigo patrimônio geológico da América do Sul, formada há 1,8 bilhão de anos. A beleza natural e a aura mística que envolve a Chapada fazem da região uma das mais procuradas pelos amantes do ecoturismo no Brasil que são atraídos pela energia do lugar. Cachoeiras, rios, piscinas naturais, montanhas, canyons, minas de cristal, trilhas e paisagens inesquecíveis são parte do cenário da Chapada. A flora do lugar encanta com suas espécies exóticas e coloridas e a fauna não fica para trás. Animais em extinção como o veado-campeiro, o lobo-guará, a ema e o tucano de bico-amarelo completam a beleza desse santuário ecológico. Entre as diversas atrações da Chapada dos Veadeiros, o Parque Nacional da Chapada é passagem obrigatória para qualquer turista. Ele fica nas cidades de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, reduto de espiritualistas e esotéricos de todo País.

Mesmo para quem não é místico, é difícil não acreditar que a Chapada realmente seja um ponto de convergência de energia, como pregam os que vivem nela.

 

chapa3

Com quedas d'água que variam entre 80 e 200 metros de altura, o lugar oferece muitas atrações para o turista, como o Cannoyning - rapel na cachoeira - e as trilhas entre a vegetação do cerrado. As cachoeiras mais conhecidas podem ser vistas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Um verdadeiro colírio para todos os olhos!

Alto Paraíso

Alto Paraíso de Goiás é um município brasileiro localizado no Nordeste do Estado de Goiás, pertencendo à Chapada dos Veadeiros e, desde 2001, à Área de Proteção Ambiental - APA de Pouso Alto. Localiza-se a 230km de Brasília-DF e a 412km de Goiânia-GO. A sua altitude é de aproximadamente 1300 metros, localizando-se no município o ponto mais alto do Planalto Central, com 1.676 metros de altura.

Sua população estimada em 2004 era de 7.202 habitantes.

Esoterismo

O município tornou-se muito famoso nos anos recentes devido a presença de movimentos esotéricos, ligados à práticas de meditação. Estes afirmam que Alto Paraíso possui um imenso lençol subterrâneo de cristais. Um dos locais favoritos dos esotéricos é um conjunto de morros denominado "Jardim de Maitreya". Apelidos da cidade incluem "Capital da Nova Era" e "Chacra Cardíaco da Terra".

Clima

chapa4

Alto Paraíso de Goiás possui um clima Tropical de montanha, sendo seco e frio no inverno e ameno e úmido no verão. No inverno, as mínimas podem alcançar os 5°C e as máximas podem não passar dos 20°C. Normalmente, no inverno é comum se ter grandes amplitudes térmicas. (Temperaturas típicas de um dia de inverno: mín. 6°C/máx.26°C) .Há casos excepcionais em que as mínimas podem ser inferiores a 4°C. (Temperaturas típicas de um dia de outono: mín. 9°C/máx.22°C) No verão, as mínimas ficam um pouco mais altas, em torno dos 16°C e as máximas, amenas (em torno dos 23°C). (Temperaturas típicas de um dia de verão: mín. 16°C/máx.26°C) Mas é na primavera que são registradas as maiores temperaturas do ano, pois as mínimas podem ficar próximas dos 17°C e as máximas acima dos 34°C. A maior mínima registrada foi de 19°C em setembro de 2007 e a maior máxima, de 34°C também em setembro de 2007. (Temperaturas típicas de um dia de primavera: mín. 14°C/máx.30°C)A umidade relativa do ar no inverno durante o dia pode não ultrapassar os 15%.

A menor temperatura possivelmente teria ocorrido em 1975, mas não há registros que confirmem tal fato. Mas de acordo com relatos de registros de temperatura de outras cidades próximas, as mínimas em Alto Paraíso de Goiás, nessa época, deveriam ter ficado entre -2°C e 2°C(Que possivelmente deve ter ocasionado geadas no mínimo fracas).

Devido ao clima tropical de montanha, Alto Paraíso de Goiás possui madrugadas de inverno geladas, pois as temperaturas mínimas nessa época do ano podem alcançar os 4°C ou até menos nos pontos mais altos. Mas no inverno, são comuns temperaturas mínimas variarem entre 6°C e 9°C. Mesmo estando no inverno a região possui dias quentes com temperaturas que podem chegar aos 28°C. Logo possui uma grande amplitude térmica. O ótimo disso é acampar nessa época do ano, pois as noites são "congelantes". No verão, as temperaturas mínimas sobem muito, passando de 7°C para 15°C ou 16°C. Mas as máximas ficam variando de 20°C a 26°C devido às chuvas que refrescam o tempo.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

veadeiros 4

 

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros localiza-se na Chapada dos Veadeiros, região Nordeste do Estado de Goiás, no Brasil.

Nas geocoordenadas 13º51' a 14°10' de latitude Sul e 47°25' a 47°42' de longitude Oeste, cobrindo uma superfície de 65.514 ha, está compreendido dentro de uma área de cerrado de altitude que abrange vários municípios, dentre eles, São João d'Aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul e Cavalcante.

O parque foi criado, em 1961, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins.

Foi reconhecido como Património Natural Mundial pela UNESCO em Dezembro de 2001.

Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no bioma Cerrado. Com relação às aves, das 312 espécies destacam-se a ema, o urubu-rei, e o gavião.

O acesso ao parque localiza-se junto ao vilarejo de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás, distando 36 km da cidade de Alto Paraíso, em estrada parcialmente asfaltada. Esse acesso é permitido apenas com o acompanhamento de guias credenciados.

Fontes: http://turismo.terra.com.br/ecoturismo/interna/0,,OI133543-EI1418,00.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Chapada_dos_Veadeiros