LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Gásadalur, o Vilarejo inóspito e impressionante das Ilhas Faroé

paibom topoEncravado entre a Escócia e a Islândia, o vilarejo de Gásadalur é considerado um lugar paradisíaco. Situado na parte oeste de Vágar, umas das Ilhas Faroé, o destino é um território dependente da Dinamarca e oferece um cenário deslumbrante. A vila se encontra bem perto de algumas falésias das quais uma incrível cachoeira despenca diretamente no mar. Com cerca de 20 mil habitantes, Gásadalur era uma região de difícil acesso até 2004, quando foi construído um túnel até a rodovia principal de Vágar. Isso facilitou o acesso de moradores e também de turistas, que vão principalmente ...

em busca das belas paisagens do lugar. Completando a cena impressionante, as formações que cercam Gásadalur alcançam mais de 700 metros do nível do mar e são as mais altas de Vágar. No extremo oeste da ilha Vágar, a terceira maior das Ilhas Faroé, as poucas casas ficam a poucos metros de um precipício no estreito de Mykinesfjørður. A ilha Mykines, ao fundo, complementa esta paisagem de tirar o fôlego.

Ilhas Faroé

paibom1

paibom2

Localizada entre a Escócia e a Islândia, as pequenas ilhas vulcânicas Faroé fazem parte do território dinamarquês. O arquipélago é composto por 18 ilhas divididas em distâncias curtas, Stremoy é a maior ilha localizada no centro do arquipélago. Sua capital, Tórshavn possui 15.000 habitantes. As ilhas possuem características selvagens com a maioria da costa formada por falésias gigantes, o ponto mais alto do arquipélago tem 882 metros e está situado na Ilha Eysturoy. A farta fauna marinha da região do Atlântico faz com que a pesca seja a principal atividade dos moradores das Ilhas Faroé.

Leia também - A floresta torta

Mesmo fazendo parte da Dinamarca as ilhas possuem estatuto de autonomia especial para assuntos de Estado, sendo a política militar e estrangeira, pois na ilha são resolvidas de forma independente. E pelo jeito esta dando muito certo,pois a região praticamente não existem crimes. O arquipélago possui um clima com grandes variações, por ser muito frio os moradores locais cobrem os telhados de suas casas com gramas, uma forma de manter seus lares mais quentes e deixando a vista muito bonita. A ilha é um ótimo local para fazer trekking, se estiver com sorte ainda é possível ver a aurora boreal no céu Tórshavn.

Gásadalur – a menor cidade do mundo

paibom3

paibom4

Gásadalur é um vilarejo localizado na parte oeste de Vágar, uma das 18 ilhas do arquipélago das Ilhas Faroé. Gásadalur se encontra bem perto de algumas falésias das quais uma incrível cachoeira despenca diretamente no mar. Como o vilarejo está localizado em uma região de difícil acesso, em 2004, um túnel foi construído até a rodovia principal da ilha de Vágar. As formações que cercam Gásadalur alcançam mais de 700 metros do nível do mar e são as mais altas de Vágar. Em 2002, apenas 16 pessoas moravam no vilarejo, mas com o passar do tempo esse número não cresceu muito. Em 2012, Gásadalur tinha uma população de 18 habitantes!

Eleito como um dos melhores destinos para viajar

paibom5

paibom6

Considerado como um dos últimos paraísos do planeta, as Ilhas Faroé, tem atraído um número cada vez maior de visitantes. Com uma população de 48.000 pessoas, a ilha recebe, anualmente, em torno de 5.000 turistas.

Os 48 mil habitantes das ilhas vivem como uma só comunidade, mas isso nem sempre foi fácil. Barcos a remo eram usados para transportar pessoas e mercadorias de uma ilha para outra. O trajeto entre os vilarejos era feito a pé, passando por montanhas íngremes e atravessando ravinas profundas.

Leia também - O Sanatório de Waverly Hills

Construir uma casa era um enorme desafio, porque todos os materiais tinham de ser trazidos de barco a remo. Antes de começar a construção, os materiais tinham de ser carregados de um pequeno porto natural na costa até o canteiro de obras. As ilhas Faroé agora têm 18 túneis, dois dos quais estão debaixo do mar e ligam ilhas diferentes. Nenhuma nação no mundo tem mais quilômetros de túneis em relação ao número de habitantes. Mesmo assim, novos túneis estão sendo planejados.

Fonte: http://www.qualviagem.com.br
           https://www.copasturprime.com.br